Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

29Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! O artigo de hoje é sobre a bateria Makita. Se você possui várias ferramentas dessa marca e quer saber como ter mais economia ou se precisa adquirir uma nova bateria após ter visto a antiga atingir o seu tempo de vida útil, fique conosco!

A Makita é pioneira quando o assunto é baterias para ferramentas e inovou ao inventar, por exemplo, a primeira furadeira sem fio. Existem muitos motivos que podem te levar a comprar uma bateria da marca e, por isso, preparamos um artigo capaz de tirar todas as suas dúvidas.

Primeiro, o mais importante

  • Baterias para ferramentas costumam sofrer bastante com falsificações. Tenha a certeza de optar por um modelo original Makita.
  • A Makita produz baterias de muita qualidade para as suas ferramentas justamente por ser uma pioneira nesse ramo, sendo responsável pelo primeiro passo, por exemplo, das furadeiras sem fio.
  • O fator mais importante na compra de uma bateria Makita é a compatibilidade. O novo modelo precisa ter amperagem e voltagem similares às apresentadas pelo original.

As melhores baterias Makita: Nossas recomendações

Ao comprar uma bateria Makita, você precisa ficar de olho principalmente em se ela é original e com quais ferramentas tem compatibilidade. Para facilitar o seu trabalho, selecionamos algumas das melhores disponíveis no mercado:

A melhor bateria Makita 18 V

Quando você compra uma bateria para ferramenta, precisa ficar de olho em voltagem e amperagem. Esse é um excepcional modelo da Makita com 18 V e 4 A, compatível com furadeiras, parafusadeiras, diversas serras e muito mais. É resistente a quedas e não tem efeito memória, o que aumenta a vida útil.

Uma ótima bateria Makita 12 V

Se você deseja comprar uma bateria 12 V, provavelmente precisará gastar menos. Esse é um modelo regulável e com 1,3 A. Fabricada em íon-lítio, tem boa compatibilidade tanto com ferramentas, quanto com carregadores da Makita. A segurança está absolutamente garantida e as orientações de uso são claras.

A bateria Makita 18 V para ferramentas profissionais

Muitas das ferramentas profissionais da Makita usam a combinação 18 V e 6 A em suas baterias. Para elas, há esse ótimo modelo. Ele tem proteção contra queda e contra vício, luz indicadora de carga e um sistema que faz com que a descarga seja cinco vezes mais lenta durante o uso. É a melhor autonomia do mercado!

Guia de compra

Chegamos ao setor mais informativo do artigo! Em nosso guia de compra, compartilhamos com você todo o nosso conhecimento sobre o produto!

As baterias Makita são de muita qualidade e podem ser estudadas com afinco. Vamos, então, tirar suas principais dúvidas sobre elas.

Imagem mostra um homem trabalhando com uma esmerilhadeira a bateria.

Ferramentas a bateria são ótimas para trabalhos em lugares abertos. (Fonte: Frans Van Heerden/ Pexels.com)

Por que comprar uma bateria Makita?

Você pode estar se perguntando o porquê de comprar uma bateria Makita sem que ela esteja junto a uma ferramenta. Existem alguns motivos interessantes para isso.

O principal e mais óbvio é caso a bateria de sua ferramenta tenha atingido a sua vida útil e não possa mais ser recarregada, ou simplesmente não funcione mais. Isso pode acontecer em algum momento e obrigará a compra de uma outra bateria para substituição.

Mas não é só isso. Supondo que você tenha várias ferramentas da Makita, como furadeiras, parafusadeiras e serras, pode optar por contar com apenas uma bateria, já que com certeza usará uma de cada vez. Assim, conseguirá uma boa economia.

Isso porque ferramentas são mais baratas quando vendidas sem bateria. Caso você faça as aquisições assim, pagando menos, pode salvar um bom dinheiro ao comprar a bateria em separado.

Outros possíveis motivos são o desejo de ter uma bateria reserva para caso algum problema aconteça, a necessidade de uso contínuo, sem possibilidades de pausas para recarga, e a vontade de ter um modelo mais moderno.

foco

Você sabia que a Makita é pioneira em ferramentas a bateria e que muito de sua fama vem das inovações nessa área? A marca japonesa é responsável pela primeira ferramenta com bateria recarregável da história, uma furadeira, em 1978.

Quais ferramentas usam baterias Makita?

Quase todas as ferramentas da Makita possuem modelos a bateria. Entre eles, podemos destacar furadeiras, parafusadeiras, esmerilhadeiras, serras circulares, serras sabre, micro retíficas, politrizes e muito mais.

Você pode optar por uma ferramenta a bateria caso queira economizar eletricidade, usá-la em lugares sem acesso à rede elétrica, colaborar com o meio ambiente, ter mais agilidade devido à ausência de um emaranhado de fios ou simplesmente acreditar que é o modelo adequado às suas necessidades.

Baterias Makita só funcionam em ferramentas Makita?

Por motivos de segurança, você deve evitar o uso de baterias Makita em ferramentas de outra marca, ou de baterias de outra marca em ferramentas Makita. Muitas vezes, não haverá compatibilidade de tamanho, mas mesmo que haja, a combinação pode ser perigosa.

Os números de voltagem e amperagem podem não ser os mesmos entre diferentes fabricantes.

Isso acontece porque ferramentas são alimentadas por números de voltagem e corrente bastante específicos, e diferentes fabricantes não aplicam as mesmas medidas nas baterias que produzem.

Portanto, na maioria das vezes uma bateria Makita não terá a mesma voltagem e amperagem que uma ferramenta Bosch. O uso será permitido apenas nos raros casos que essa compatibilidade existir.

Quais as vantagens de ter uma bateria Makita original?

Infelizmente, baterias sofrem com bastante pirataria. Você pode escolher um modelo falso pela possibilidade de pagar menos, ou simplesmente comprar um sem querer.

Mas é muito importante usar em sua ferramenta da Makita uma bateria original. Falsificações ou versões genéricas podem não seguir as especificações corretas de voltagem e amperagem e, com isso, gerarem enormes prejuízos.

Além disso, o uso de uma bateria não original pode levar à perda da garantia da ferramenta ou fazer com que ela não seja aceita por uma assistência técnica autorizada, levando à perda de muitos dos principais benefícios de escolher a Makita.

Por mais que baterias originais sejam mais caras, você deve escolhê-las. Elas não danificam a sua ferramenta, não eliminam a garantia e mantém tudo funcionando exatamente como foi pensado durante o processo de fabricação.

Veja abaixo vantagens e desvantagens de usar uma bateria original Makita:

Vantagens
  • Têm o selo de garantia da Makita
  • Não há riscos de danos à ferramenta
  • A garantia de fábrica é mantida
  • A ferramenta funciona perfeitamente
Desvantagens
  • O preço pode ser um pouco salgado

Quais os tipos de bateria Makita?

A Makita fabrica baterias de 12 V e 18 V, com diferentes amperagens, e que funcionam ou em íon-lítio, ou em níquel-cádmio.

Quanto maiores a voltagem e a amperagem, maior também é a capacidade de alimentação de uma bateria. Assim, para ferramentas mais potentes, pesadas ou que fazem serviços mais complexos, quase sempre o modelo de 18 V será utilizado.

Por outro lado, os modelos de 12 V têm maior duração de uso entre uma recarga e outra e são mais leves, o que também é interessante quando falamos em manuseio de ferramentas.

Quanto às diferenças entre baterias de íon-lítio e níquel-cádmio, preparamos uma tabela para te explicar:

Bateria de íon-lítio Bateria de níquel-cádmio
Vantagens Modernas, não viciam, não apresentam toxicidade São mais baratas e ajudam a diminuir o preço das ferramentas
Uso mais habitual Ferramentas de alto nível, modelos de confiança Ferramentas de entrada, indicadas para público não profissional

Quanto custa e onde comprar uma bateria Makita?

A composição, a voltagem, a amperagem a vida útil são os fatores que influenciam os valores das baterias Makita. Os modelos mais baratos podem ser encontrados por volta de R$ 120, enquanto os mais caros podem chegar a R$ 500. O principal fator para escolha é a compatibilidade.

Lojas especializadas em ferramentas e revendas autorizadas são os principais lugares físicos para comprar uma bateria Makita. A compra pela internet, porém, é mais recomendada. Procure sites de confiança como Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: No que prestar atenção ao escolher uma bateria Makita

Agora que você já sabe os porquês de comprar uma bateria Makita e conhece a importância de escolher uma original, vamos falar sobre os critérios técnicos que facilitarão a sua aquisição. Selecionamos quatro:

A seguir, entraremos em mais detalhes sobre cada um deles!

Compatibilidade

O principal fator na escolha de uma bateria Makita é a compatibilidade. Não estamos falando apenas de tamanho, mas principalmente de voltagem e amperagem.

A bateria escolhida deve ter sempre a amperagem (corrente) igual ou superior à da bateria original da ferramenta. No caso da voltagem (tensão), a restrição é ainda maior, uma vez que o número deve ser exatamente o mesmo.

Caso você não siga essas recomendações, pode danificar a ferramenta de maneira irreversível!

Imagem mostra furadeiras e parafusadeiras Makita lado a lado.

As furadeiras e parafusadeiras a bateria são grandes trunfos da Makita. (Fonte: Oleksandr Lutsenko/ 123rf.com)

Cor

A Makita fabrica baterias de diferentes cores: Algumas são pretas, outras verdes, eventualmente alguma azul, e assim por diante. Isso acontece porque elas devem combinar com a ferramenta na qual serão colocadas.

Caso você se importe com ter uma bateria que combine com a ferramenta, é só escolher a versão correta. Se o acessório fica em um compartimento escondido, esse nunca será um problema. Mas quando ele é exposto, pode ser um fator valioso no momento da aquisição.

Recursos extras

Algumas baterias da Makita podem oferecer importantes recursos extras que ajudam na durabilidade e podem até mesmo ajudar o seu trabalho.

Um importante recurso é a presença de luzes que indicam o status da recarga.

Entre eles, podemos destacar as luzes que indicam o status da recarga, a resistência a quedas, a proteção contra sobrecargas e a facilidade de encaixe.

Quanto mais desses recursos extras a bateria a ser comprada oferecer, mais seguro você estará. Será possível ter a certeza de que o modelo jamais danificará as suas ferramentas e que ele poderá ter uma excepcional durabilidade.

Autonomia e duração da recarga

Para o usuário das ferramentas, duas das características fundamentais da bateria são a autonomia, ou seja, por quanto tempo ela funciona sem precisar de uma recarga, e a duração dessa recarga, que indica quanto tempo ela precisa passar na tomada para estar plenamente cheia.

Se os modelos escolhidos oferecerem essas especificações, opte pelos números que sejam mais satisfatórios. Assim, seu trabalho ganhará em agilidade, com a bateria passando um tempo menor fora de combate!

(Fonte da imagem destacada: Ivan Kruk/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.