Ultima atualização: 26 de julho de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Os seus planos já foram arruinados porque você não verificou a previsão do tempo antes de sair de casa? Isso não acontecerá novamente com um barômetro. Chegue em um compromisso encharcado pela chuva e sem guarda-chuva, ou morra de calor no caminho, quer você esteja no metrô ou no ônibus. Meteorologistas falham em suas previsões e você nunca sabe como acertar suas roupas. Neste dilema, o barômetro é a melhor ferramenta que lhe dá dados concretos da maneira mais eficaz.

Os melhores planos são aqueles feitos ao ar livre. Sob a brisa do mar ou em um parque agradável em sua cidade. Agora que a primavera já está em nossas vidas e, pouco a pouco, o bom tempo está chegando, qual a melhor maneira de aproveitar este tipo de atividades com a família e amigos? Aqui está um guia completo com nossas recomendações. Nós explicaremos os diferentes tipos disponíveis no mercado, as opiniões dos especialistas, suas funções e vantagens.




O mais importante

  • O barômetro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica, o que, por sua vez, leva a uma boa previsão das mudanças climáticas
  • Existem diferentes tipos de barômetros no mercado. O mais conhecido é o barômetro de mercúrio, também chamado de barômetro Torricelli. Entretanto, a evolução desses instrumentos levou a uma maior preponderância de modelos digitais e aneróides, caracterizados por sua precisão e interface.
  • Existem barômetros projetados para decoração de casas, para uso mais contínuo, quer você seja da velha escola ou queira algo mais inovador. Neste último caso, o eletrônico é ideal, com tecnologia moderna e adaptado às novas tendências.

Barômetro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre o barômetro

Há muitas perguntas que vêm à mente quando estamos prestes a comprar um produto. Nós queríamos ser outro cliente e nos fazer aquelas perguntas que sempre aparecem no processo de compra. Nesta seção, nós tentaremos responder a todos eles. Desde os tipos de barômetros que existem até suas funcionalidades.

Antes de sair de casa, tente verificar a previsão do tempo porque você nunca sabe se vai precisar de um guarda-chuva. (Fonte: Jon Ly: XkuH0Ar5mhA/ Unsplash)

O que é um barômetro e quais são seus benefícios?

O barômetro é um instrumento frequentemente usado no campo meteorológico. Sua principal função é medir a pressão atmosférica. Além disso, eles permitem uma previsão do tempo que é bastante útil para o planejamento e trabalho ao ar livre.

Como um exemplo, o barômetro é a grande ferramenta de trabalho de qualquer meteorologista. Ele é capaz de prever se será chuvoso ou ensolarado. Neste sentido, áreas de baixa pressão indicam chuva, enquanto áreas de alta pressão indicam o oposto.

A principal vantagem do barômetro é sua grande capacidade de fazer uma aproximação exata do que é alcançado? Para determinar as mudanças climáticas, que sempre dependerão do fator de pressão atmosférica.

Vantagens
  • São fáceis de interpretar
  • Cumprem sua função: boa previsão do tempo
  • Precisão
  • Manuseio
  • Podem ser facilmente transportados
Desvantagens
  • Será complicado para pessoas fora da área profissional
  • Precisam de ferramentas complementares para maior precisão
  • Há sempre uma margem de erro
  • Requer conhecimento avançado

Que tipos de barômetros estão disponíveis no mercado?

Durante seus primeiros anos de vida, o barômetro consistiu de um grande tubo no qual o mercúrio subiu ou caiu de acordo com a pressão atmosférica que ele registrou. Mais tarde, devido a recomendações de saúde, foi retirado do mercado. Foi então substituído por barômetros com tecnologia inteligente, que eram mais seguros e fáceis de manusear.

Em uma análise geral do mercado, nós distinguimos entre os diferentes tipos de barômetros. Eles se distinguem pelo tipo de material e funções com as quais estão equipados.

  • Barômetro de mercúrio: Este tipo de barômetro não está mais no mercado, então não vamos entrar muito fundo neste modelo. É simplesmente importante ressaltar que foi um dos primeiros a ser fabricado e que registrou seus dados através de uma coluna de mercúrio (o material mais preciso naquela época). Também conhecido como barômetro Torricelli, devido ao nome de seu inventor.
  • Barômetro aneróide: consiste de uma caixa metálica que cria um vácuo no interior. Suas paredes se expandem e se contraem de acordo com a variação da pressão atmosférica. Estes barômetros geralmente têm forma circular. Dependendo de onde a agulha é colocada, podemos saber como será o tempo: chuva, vento, bom tempo. É prático e preciso. Seu mecanismo nos faz lembrar de um relógio, devido à utilidade dos ponteiros. Atualmente, eles são usados em barcos antigos, mas quase nunca são mais vistos. A modernidade ganhou terreno.
  • Barômetro digital: Este tipo é o mais moderno a nível tecnológico, com múltiplas funcionalidades. Eles são fáceis e intuitivos de interpretar, já que os dados e resultados são exibidos em uma tela sensível ao toque. Portanto, eles são muito fáceis de manipular. Eles são úteis para estudos climáticos de longo prazo. Sua tecnologia avançada permite comparar dados em tempo real com dados de outros períodos e fazer deduções muito interessantes. O barômetro digital é capaz de medir tudo, desde a temperatura até a umidade. Ele sempre fornece dados muito precisos.
Aneroid Digital
Função Medir níveis de pressão atmosférica Medir diferentes parâmetros meteorológicos e computar dados e processá-los em computadores
Uso Profissional e decorativo. Uso antiquado Profissional, mais preciso. Também pode ser usado em casa, embora mínimo
Energia Não são necessárias baterias Pilhas necessárias

O que é medido e como funciona o barômetro?

O barômetro é um instrumento que mede a pressão atmosférica. Isto significa que ele mede a pressão exercida pelo ar a qualquer momento. Um altímetro, por exemplo, medirá a pressão do ar em relação à altura em que você está em pé. Além disso, as mais modernas possuem funcionalidades adicionais, tais como localização por GPS.

No caso de barômetros aneróides, a posição atual da agulha deve ser levada em consideração e comparada com sua última localização para determinar a mudança real. Desta forma, você saberá se a pressão atmosférica está subindo ou descendo. Estes modelos têm dois ponteiros, semelhantes aos ponteiros de um relógio, que irão subir ou descer dependendo da pressão atmosférica.

Barômetros digitais, por outro lado, exibem os dados em sua tela, usando gráficos, valores e porcentagens. Uma maneira mais estética e mais simples de analisar as condições climáticas.

Qual é a diferença entre o barômetro de mercúrio tradicional e o barômetro digital?

O barômetro de mercúrio, também chamado barômetro Torricelli, é construído com um cilindro ou tubo de vidro que é aberto na parte inferior e fechado na parte superior. A lógica de operação é que o tubo é preenchido com mercúrio na extremidade aberta e o tubo é abaixado para cerca de 760 mm. Esta taxa irá aumentar ou diminuir conforme a pressão atmosférica mudar.

O barômetro digital, por outro lado, se destaca por sua modernidade. É o modelo mais recente, oferecendo monitoramento efetivo e constante da umidade e pressão atmosférica. Uma de suas vantagens sobre os barômetros tradicionais ou de mercúrio é que ele registra os dados automaticamente e é fácil e intuitivo de operar através de um display eletrônico.

Barômetro. Uma ferramenta que funciona como um medidor de pressão atmosférica. (Fonte: Andreas Glöckner: 12931647/ Pixabay)

O que é pressão atmosférica e como ela é interpretada?

A pressão atmosférica é a pressão - redundância à parte - exercida pelo peso da massa de ar na terra, ou seja, a pressão medida ao nível do solo. Dependendo do ar e da altitude em que nos encontrarmos, o valor da pressão atmosférica será menor ou maior.

Uma baixa pressão, por exemplo, indica que o ar está ficando mais frio e mais baixo, o que significa mau tempo. O oposto é verdadeiro quando o tempo está bom, pois a pressão atmosférica é maior e não há nuvens.

Entretanto, a verdade é que a pressão atmosférica não é a mesma em todos os lugares e depende de vários fatores. Não será a mesma coisa se estivermos ao ar livre ou dentro de casa. Nem será a mesma coisa se estivermos no nível do solo ou no nível do mar, em um avião ou em um barco. Entre as condições mais decisivas para a pressão atmosférica estão as seguintes:

  • Altitude: Se estivermos mais perto do nível do mar, o barômetro indicará uma pressão mais alta. À medida que a altitude aumenta, a densidade do ar diminui.
  • Temperatura: À medida que o ar esfria, ele geralmente é comprimido e afunda. Isto faz com que a pressão atmosférica aumente.
  • Umidade: Este indicador está diretamente relacionado à temperatura.

Além disso, há algumas pistas sobre que tipo de clima estamos tendo, como indicado pelo barômetro. Quando a leitura do barômetro cai e registra os dados mais baixos, isso significa que o tempo está quente e úmido.

Por outro lado, quando o indicador sobe, seja o mercúrio ou o material de que é feito, o ar é fresco e seco. Além disso, o barômetro indica uma tempestade quando a pressão cai, e quando ela sobe, significa que o céu está limpo.

Critérios de compra

Como existe uma gama tão grande de barômetros, é realmente difícil escolher um para comprar. Há tantos fatores que influenciam, e que para uma pessoa pode ser mais ou menos importante, que é necessário estabelecer critérios de compra. É claro, sempre levando em conta as necessidades de cada cliente.

Material

O barômetro é feito de muitos tipos de materiais. Sem dúvida, é uma parte fundamental que está diretamente relacionada com o resultado e a eficiência. Por exemplo, um barômetro feito de metal ou latão não funciona da mesma forma que um feito de madeira. O tipo de material indica a resistência ao choque.

É por isso que é tão importante saber qual é o melhor. Se ele tem uma durabilidade a longo prazo, que é o que todo cliente procura ao comprar um produto, então é um bom material:

  • Mais durável: O metal é o material mais durável. Isto é encontrado no barômetro aneróide, que funciona através de um invólucro metálico onde o vácuo é gerado. Ele permite uma medição correta das mudanças atmosféricas e ambientais, graças aos elementos elásticos com os quais ele é coberto.
  • Piores resultados: O barômetro feito de material plástico é muitas vezes fabricado em casa, com materiais acessíveis mas ineficazes. Além disso, eles não garantem medições precisas e confiáveis.

Tipo de uso

Uma coisa que devemos sempre nos perguntar é para que queremos usar o barômetro. Não é a mesma coisa precisar dele para fazer um presente original, do que usá-lo para uso profissional, em um avião ou barco, ou simplesmente para sua casa.

Dependendo dessas preferências, será melhor recomendar um barômetro ou outro. Aqui está uma seleção, como exemplo, onde você pode ter uma breve idéia dos usos mais comuns:

  • Para presentes: Ao procurar um barômetro para um tipo diferente de presente, o ideal é ser guiado pela estética e por um design atraente que atraia a atenção. Neste caso, a boa funcionalidade não é tão importante, pois o propósito mais comum é decorativo. Nesses casos, o tipo mais recomendado é o barômetro aneróide, que não precisa de baterias para funcionar.
  • Para excursões ou atividades ao ar livre: Se a sua idéia é sair para o campo e fazer uma excursão, rodeado pela natureza e pelo chilrear dos pássaros, não corra nenhum risco. Clássicos e moderados não são os mais eficazes. Neste caso, o barômetro multiuso é ideal, pois ele lhe oferecerá praticidade a um preço acessível. Como ele será usado ao ar livre, seria ideal encontrar um que seja do tamanho de um bolso e leve o suficiente para carregar e manusear facilmente. Portanto, o mais aconselhável é um digital, que exibe dados relativos à altitude, velocidade de subida ou pressão atmosférica.
  • Análise meteorológica profunda(ideal para meteorologistas): Se o seu trabalho é baseado no estudo do tempo e você quer oferecer resultados altamente precisos, escolha o aneróide. É uma das mais eficientes do mercado em termos de pressão atmosférica e baixas margens de erro ao realizar medições.
  • Para uso em navios ou barcos: Em embarcações marítimas com alto grau de umidade, um barômetro digital que possa lidar com os efeitos mais destrutivos deve ser usado. É ideal para exibir dados relativos à temperatura e umidade. O barômetro mais recomendado é o digital, perfeito para a pesca ou para a navegação. Isto poderia incluir um GPS, incluindo características como ser portátil e à prova d'água.
  • Para a aviação: Viajar de avião é uma experiência agradável que deve ser segura para os passageiros. Os instrumentos mais recomendados para uso em aeronaves são aqueles conhecidos como altímetros. Estes são barômetros aneróides usados para indicar a altura acima do nível do mar e para medir a pressão atmosférica.

Barômetro digital, perfeito para uso doméstico. (Fonte: Kaffeebart: 2353382/ Pixabay)

Tecnologia embutida

O advento de novas tecnologias revelou uma nova necessidade na atual predominância do comércio eletrônico. Agora, nós queremos produtos digitais fáceis, que não exijam tanta reflexão.

Basicamente, nós queremos que eles estejam prontos, intuitivos e fáceis de manusear. Neste sentido, é essencial que os barômetros sejam eficazes e precisos com seus resultados. Ao mesmo tempo, elas devem estar atualizadas com as últimas tendências digitais.

Neste cenário, é importante considerar quais barômetros estão equipados com a tecnologia de que estamos falando: conectividade, interface de toque e sensores. As mais comuns são as estações meteorológicas inteligentes, que são equipadas com Wi-Fi interno e um sensor touchscreen. Eles são capazes de medir várias variáveis, tais como temperatura, umidade ou velocidade do vento.

Tamanho

O tamanho do barômetro que você vai comprar é importante, porque se você quiser pendurá-lo na parede, ele não deve ser excessivamente pesado ou grande. Além disso, o uso que vamos fazer dele é importante. Não é a mesma coisa usá-lo para estar em casa como é para uma excursão ao ar livre.

Seja para decoração ou para um local de trabalho, é um critério de compra que deve ser levado em conta, pois está intimamente relacionado com o uso que será feito do instrumento

Barômetros de diferentes tamanhos estão disponíveis no mercado. Barômetros de parede são normalmente de forma circular, feitos de madeira ou latão e mais pesados que qualquer outro. Os barômetros de bolso, por outro lado, são sempre menores e mais fáceis de manusear, pois se destinam ao uso externo e a atividades mais exigentes fisicamente. As estações meteorológicas são quadradas, ideais para serem colocadas em qualquer lugar.

Precisão

Neste ponto, também é importante saber para que você quer usar o barômetro e o quão preciso você precisa deste instrumento para ser preciso. Se você vai dar um presente ou decorar uma sala, não é essencial ter dados muito precisos. Por outro lado, se o barômetro é para uso profissional, isto mudará e será um fator determinante na escolha

  • Precisão de um barômetro: Este valor é medido com sinais "+" e "-". Quanto menor o número, mais preciso ele é. Aqui está um exemplo para ajudá-lo a entender melhor. Um barômetro com uma precisão de ±6% é menos preciso que um barômetro com uma precisão de ±0,5%.
  • Calibração: Às vezes, temos medo de que as variações de temperatura e do tempo influenciem as medições dos dados. Neste caso, é melhor usar um barômetro que inclua compensação de temperatura, para que não haja margem para erro.

Resumo

Os barômetros são uma ferramenta muito eficaz para medir as mudanças climáticas e saber como é o clima em qualquer momento. Nós saberemos que umidade, temperatura e vento são registrados em ambientes externos ou internos, de uma maneira fácil e eficaz. Você só tem que saber qual é o mais adequado, de acordo com suas necessidades.

Cansado do tempo pregando partidas em você? Você quer se manter quente e não assar no calor? Ou você quer saber exatamente quando vai chover? Você vai encontrar a solução com o barômetro. Este instrumento mede as mudanças na atmosfera com grande precisão. Ele também permitirá que você aproveite suas atividades ao ar livre sem nenhuma preocupação!

Você já sabe de qual barômetro você faria o maior uso? Se você gostou do nosso guia, deixe-nos saber o que você pensa e compartilhe-o com seus amigos.

(Fonte da imagem em destaque: Gorbunov: 118894018/ 123rf)

Resenhas