Na foto uma balança de cozinha com tomates-cereja em cima.
Ultima atualização: 28 de junho de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Seja bem-vindo! A gastronomia até pode ser uma arte, porém nela deve-se ter também muita precisão e misturas corretas, principalmente quando se fala em confeitaria, no qual qualquer erro é crucial. Para garantir que todos os ingredientes sejam pesados sem erros, existe a balança de cozinha.

Desenvolvida para conseguir pesar até poucas gramas de alimento, esse tipo de balança costuma ser compacto e muito preciso. Por isso, é uma excelente aquisição para quem adora se aventurar na cozinha. Então, se quiser saber mais sobre ele, basta ler até o final!




O mais importante

  • A balança de cozinha é ideal para auxiliar no preparo de receitas que precisam dos alimentos pesados com exatidão e servem também para dietas.
  • Esse produto possui um tamanho mais compacto e normalmente consegue pesar até 10 kg de alimento.
  • A balança de cozinha apresenta uma grande precisão e muitos modelos exibem o peso com variação de apenas 0,1 grama.

Balanças de cozinha: nossa recomendação dos melhores produtos

A balança de cozinha é o produto ideal para quem precisa pesar com precisão os ingredientes das receitas. Porém, não é fácil de escolher uma dessas, pois existem inúmeros modelos disponíveis para compra. Mas, para te ajudar, abaixo fizemos uma seleção com as melhores opções.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a balança de cozinha

Se você costuma fazer bolos e outros doces, com certeza já se deparou com receitas no qual a medida dos ingredientes é em peso. Para pesá-los corretamente existe a balança de cozinha e abaixo vamos responder as perguntas mais comuns a respeito dela.

Na foto um cozinheiro pesando farinha em uma balança dentro de uma cozinha.

A balança de cozinha é ideal para pesar os ingredientes das receitas. (Fonte: dolgachov / 123RF)

O que a balança de cozinha tem de diferente?

A balança de cozinha é um produto muito útil no dia a dia dos cozinheiros, principalmente os profissionais, pois consegue pesar os alimentos corretamente para o preparo das receitas.

Desenvolvida em um tamanho mais compacto, ela pode ser utilizada com alimentos sólidos, líquidos e em pó e é ideal para o dia a dia na cozinha.

Outro diferencial desse item é que, por exibir medidas muito exatas, diminui as chances de uma receita desandar, sem falar que ele também pode ser de grande auxílio para dietas mais rígidas.

Além disso, a balança de cozinha oferece diferentes unidades de medida e alguns modelos conseguem pesar até 10 kg de comida.

Vantagens
  • É ideal para receitas que requerem grande precisão
  • Pesa alimentos em pó, sólidos e líquidos
  • É muito precisa
  • Alguns modelos suportam até 10 kg
Desvantagens
  • Não tem uma grande capacidade

Balança de cozinha ou balança de precisão: Qual a melhor?

O que não faltam são modelos de balança que podem ser adquiridos e, quando se fala em culinária, duas opções são bastante comuns: as balanças de cozinha e as balanças de precisão.

Esses dois produtos são muito parecidos e podem ser utilizados para pesar os mais diversos ingredientes, mas há um aspecto que os diferenciam.

A balança de precisão é ainda mais precisa do que a de cozinha.

Dessa forma, as balanças de cozinha, por mais que sejam bastante precisas, no máximo oferecem uma exatidão de 0,1 grama.

Já as balanças de precisão, como o próprio nome diz, pesam os alimentos de forma mais precisa ainda e algumas possuem a capacidade de medir a partir de 0,1 micrograma.

Inclusive, é por isso que esse aparelho costuma ser utilizado também dentro de laboratórios.

Como calibrar a balança de cozinha?

Manter a balança de cozinha bem calibrada é a melhor forma de fazer com que esse produto funcione corretamente e exiba os pesos com exatidão.

Felizmente esse processo de calibragem é bem simples de ser realizado e para isso deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Limpe a superfície da balança para retirar qualquer sujeira.
  2. Aperte o botão de calibragem que normalmente tem o nome de "CAL" ou "TARA" e o mantenha pressionado até que o visor mostre a mensagem "--", "0000" ou "CAL".
  3. Coloque algum objeto que você saiba o peso exato em cima da balança e aguarde por cerca de 5 segundos até que ele seja pesado.
  4. Pressione e segure novamente o botão de calibragem até que mostre o peso real do que foi colocado em cima da balança. Então, aperte mais uma vez o botão de calibragem para travar e desligue o produto. Após cerca de 30 segundos a balança de cozinha estará pronta para uso.

Como usar a balança de cozinha?

A utilização da balança de cozinha é exatamente igual ao uso de qualquer modelo de balança.

Com isso, para pesar os alimentos basta colocá-los em cima da sua base e aguardar até que a medida apareça no visor.

Se a ideia é inserir os ingredientes dentro de algum recipiente para pesá-los é interessante usar o recurso tara, que irá subtrair o peso do pote ou tigela automaticamente e mostrar apenas as gramas ou quilos do alimento.

Na foto uma pessoa pesando farinha em uma balança de cozinha.

Para usar a balança de cozinha basta colocar os ingredientes em cima dela que eles serão pesados. (Fonte: marctran / 123RF

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de balança de cozinha

Se você está em busca de uma balança de cozinha, mas não sabe qual escolher, seus problemas terminam agora. Isso porque abaixo vamos te mostrar tudo o que deve ser analisado para comprar o modelo ideal.

Capacidade

As balanças de cozinha normalmente apresentam capacidades mais baixas do que as balanças convencionais. Com isso, normalmente encontram-se modelos que suportam um peso máximo entre 5 e 10 kg.

Para um uso doméstico, no qual não se costuma preparar receitas muito grandes e o peso dos ingredientes não é tão alto, os modelos com capacidade de até 5 kg costumam ser suficientes e apresentam um ótimo tamanho.

Porém, se você trabalha com a produção de comidas ou faz receitas maiores no seu dia a dia, vale mais a pena investir nas balanças que suportam até 10 kg.

Precisão

Um dos pontos chave de uma balança de cozinha é que ela mostra as gramas do peso com grande precisão.

No entanto, a escala com que esse produto faz a pesagem pode variar de modelo para modelo.

Deste modo, existem balanças que funcionam com uma precisão de 0,1 grama, enquanto que outras oferecem precisão de 0,5 gramas. Qual opção escolher depende unicamente do que é necessário para fazer os seus preparos.

Se você tem o hábito de executar receitas mais minuciosas, como é caso de macarons por exemplo, então o ideal é adquirir uma balança com precisão de 0,1 grama, pois assim será possível medir com muita exatidão cada ingrediente.

Por outro lado, se não há a necessidade de ter medidas tão precisas, pode-se investir nas que oferecem uma precisão de 0,5 gramas.

Tamanho

O tamanho da balança de cozinha é outro aspecto que muda muito nesse produto, existindo modelos bem compactos e outros um pouco maiores.

Esse é um ponto importante a ser analisado porque faz toda a diferença no momento de guardar o aparelho nos armários da cozinha.

Portanto, se você tem pouco espaço, prefira as balanças que são mais finas e compactas, pois serão mais fáceis de armazenar.

Inclusive, existem opções com espessura de apenas 1 centímetro, sendo muito parecidas com uma tábua de carne.

Na foto uma balança ao lado de um saco de farinha, ovos, colheres e um rolo para massas.

Existem balanças de cozinha que são pequenas, mas há modelos maiores também. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Recursos extras

A balança de cozinha pode oferecer alguns recursos adicionais que servem para facilitar o dia a dia dos cozinheiros e te ajudar durante o preparo das receitas.

Com isso, algumas funcionalidades extras que podem ser encontradas nesse produto são:

  • Desligamento automático: As balanças com desligamento automático desativam sozinhas após alguns minutos sem uso, o que poupa a sua pilha e bateria.
  • Tigela: Existem modelos que possuem uma tigela acoplada que serve para a colocação dos ingredientes. Graças a isso, não é preciso colocar os ingredientes direto na base desse produto.
  • Tara: Esse é um dos recursos mais comuns nas balanças. Ele consegue subtrair o peso dos recipientes onde os alimentos são colocados para pesagem e levam em consideração apenas o peso do ingrediente propriamente dito.
  • Unidades de medida: Por mais que no Brasil utilizemos principalmente as unidades de quilo e gramas, existem balanças de cozinha que também pesam em outras unidades como libras e onças, sendo ótimas para receitas internacionais.

Resumo

A balança de cozinha é o produto ideal para quem prepara receitas que levam os ingredientes pesados com grande precisão.

Por isso, nesse artigo mostramos todos os aspectos mais importantes sobre ela e te ensinamos a como escolher o melhor modelo desse aparelho.

Esperamos que tenha gostado e que faça uma ótima compra, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Kichigin Aleksandr / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas