Aspirador de pó sobre tapete verde.
Ultima atualização: 9 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

79Comentários coletados

Praticidade é algo que todos buscam na hora de limpar a casa ou o local de trabalho. E, nesse sentido, o aspirador sem fio tem se tornado objeto de desejo da maioria dos brasileiros. Por isso, nosso artigo de hoje vai ajudá-lo a identificar o melhor modelo.

Afinal, hoje existem diversos tipos de aspiradores de pó sem fio, que vão dos mais básicos aos mais tecnológicos. Além disso, aqui você também terá acesso a uma seleção com os melhores aspiradores à venda.




Primeiro, o mais importante

  • O aspirador sem fio é o que há de mais moderno e prático, porque elimina o limite que o cabo impõe na hora da limpeza, com a necessidade de tomadas.
  • Existem pelo menos três tipos de aspiradores de pó sem fio: o vertical, o de mão e o robô.
  • É importante analisar a potência, voltagem e outros recursos que o aparelho pode oferecer.

Melhores aspiradores sem fio: nossas recomendações

Para facilitar a sua busca por um equipamento de ponta, nós listamos abaixo os melhores modelos de aspirador de pó sem fio. Veja:

Guia de compra: tudo sobre o aspirador sem fio

Qual é o melhor aspirador para o tamanho da minha casa? Qual é o modelo mais fácil de usar e o mais leve? Tudo isso e muito mais você confere a partir de agora, no nosso Guia de Compra.

Mulher usando aspirador de pó vertical sem fio.

O aspirador sem fio é, de fato, o mais prático de todos. (Fonte: Владимир Григорьев/123rf)

Por que investir em um aspirador sem fio?

O aspirador de pó é, por si só, um aparelho que facilita e muito a limpeza de casa e do local de trabalho. No entanto, o cabo, que fica conectado à tomada, é um limitador. Não raro, por conta disso, é preciso ter várias tomadas pelo caminho para alcançar todos os locais a serem limpos.

Mas isso não é necessário com o aspirador sem fio. Ele funciona com bateria que é recarregável, seja em uma base, seja na tomada e, com isso, aumenta a praticidade na hora de retirar a poeira do chão.

E se antes esse tipo de aspirador costumava ser mais indicado para espaços pequenos, por conta de sua autonomia de funcionamento, hoje já existem modelos que são eficientes para ambientes maiores também.

O único ponto negativo de um aspirador sem fio é que ele pode demorar algumas horas para recarregar a bateria. Nós criamos uma tabela que mostra os prós e contras do aspirador sem fio. Veja:

Vantagens
  • Garante mais praticidade e mobilidade
  • Funciona com bateria recarregável
  • Existem vários modelos
  • É eficiente para ambientes pequenos e grandes
Desvantagens
  • Bateria demora a recarregar

Quais são os tipos de aspirador sem fio?

Existem três tipos de aspirador sem fio: o vertical, o de mão e o robô. O aspirador de pó vertical sem fio é o que oferece mais opções de compra.

Com design que lembra uma vassoura, esse modelo é fácil de usar até mesmo embaixo do sofá, cama e armários.

Além disso, é um aspirador que oferece conforto no manuseio, evitando dores nas costas e joelhos. No entanto, nem todos os aspiradores sem fio verticais são leves.

Aspirador robô.

O aspirador robô é o modelo sem fio mais moderno. (Fonte: ron2025/ Pixabay)

O aspirador sem fio de mão é uma versão que tanto pode ser comprada avulsa como em conjunto com o modelo vertical. Essa opção é ideal para alcançar locais de difícil acesso como quinas e frestas, além de ser eficiente para aspirar sofás e o interior de carros.

Por fim, existe ainda o aspirador robô, que é o modelo mais atual e moderno de aspiradores sem fio. A grande vantagem é que ele realiza o trabalho sozinho, de forma automatizada. Para tanto, basta que você programe o início do funcionamento.

Qual é a capacidade de sucção do aspirador sem fio?

Uma das maiores preocupações de quem busca um aspirador de pó é se o equipamento é de fato eficiente na hora de sugar a sujeira que encontra pela frente. Por isso, é fundamental verificar a potência, que é o que determina a capacidade de sucção do aparelho.

No caso do aspirador sem fio, a potência pode variar entre 500W e 1400W. Nesse mesmo sentido, também recomendamos que você considere a capacidade do reservatório no qual a sujeira fica armazenada.

Pessoa usando aspirador sem fio portátil.

Cada modelo de aspirador sem fio terá uma potência diferente. (Fonte: Maltsev: 38010034/ 123rf.com)

Quanto maior for o reservatório, menor será a frequência com a qual você vai precisar esvaziá-lo. Com isso em mente, você poderá escolher entre modelos que possuem capacidade de armazenar entre 250ml e 600ml.

Vale destacar ainda que alguns aspiradores sem fio contam com saco para armazenar a sujeira enquanto outros modelos possuem um recipiente lavável.

Como checar o ruído e a eficiência energética do aspirador sem fio?

Além da potência e da capacidade de sucção, também é importante que você dê atenção ao nível de ruído do aspirador sem fio e à eficiência energética do aparelho.

O ideal é escolher um aspirador sem fio que emita menos do que 80 dBA.

O primeiro vai interferir no seu conforto auditivo e evitar problemas com a vizinhança, afinal, alguns aspiradores podem ser muito barulhentos. Já a eficiência energética é o que mede o gasto que você terá na conta de energia.

No caso do nível de ruído, o ideal é escolher um aspirador sem fio que emita no máximo 80 dBA.

Com relação a eficiência energética, assim como ocorre com outros produtos eletrônicos, sempre invista em modelos com a classificação A do INMETRO, que indica que o equipamento é econômico.

Critérios de compra: O analisar na hora de escolher o aspirador sem fio

Até aqui, nós vimos que se a ideia é investir em um aspirador sem fio de qualidade é preciso levar em conta o tipo, a potência, o tamanho reservatório, o nível de ruído e a eficiência energética. Mas nós selecionamos outros componentes que você deve considerar. São eles:

Autonomia

Como vimos, o aspirador sem fio precisa recarregar a bateria. Por isso, verifique quanto tempo o aparelho consegue funcionar sem precisar de recarga.

Os modelos mais potentes contam com bateria que pode durar até uma hora sem interrupção.

Filtro

Leve em conta também se o aspirador sem fio possui filtro HEPA, que é o mais eficiente. Esse tipo de filtro, além de sugar uma quantidade maior de sujeira, é capaz de recolher ácaros, fungos e bactérias que estão no ar.

Com isso, o aspirador de pó ainda contribui para diminuir o risco de alergias e doenças.

Tecnologias

Observe que os melhores aspiradores sem fio oferecem recursos extras que, além de otimizarem a limpeza, ainda facilitam o seu manuseio. Confira algumas tecnologias que permitem essas outras funcionalidades:

  • Lâmpada de LED: O aspirador sem fio que possui esse recurso é capaz de iluminar os cantos em ambientes escuros;
  • Sucção ciclônica: Essa tecnologia permite que o aspirador de pó continue sugando a sujeira mesmo quando o reservatório estiver cheio;
  • Tripla filtragem: Além do filtro HEPA, alguns aparelhos oferecem outras camadas de filtragem, o que o torna mais eficiente.
  • Controle de velocidade: Alguns aspiradores possuem tecnologia que permite controlar a velocidade da sucção;
  • Água: Outros modelos são capazes até mesmo de sugarem líquidos que, por ventura, estejam no caminho.

Bocais

Outro aspecto que você deve analisar na hora de escolher o aspirador sem fio é o tipo de bocal. Os melhores modelos oferecem mais de um bocal, para que você possa limpar diferentes superfícies e locais.

Em comum, os modelos verticais costumam ter um bocal multiuso que pode girar e dobrar. Mas a maioria dos aspiradores oferecem também outros bocais específicos para limpar até os cantos e frestas mais difíceis.

Tamanho e peso

Antes de finalizar a sua compra, verifique o tamanho e o peso do aspirador sem fio. Não se engane com a aparência, já que muitos modelos podem ser bem pesados o que irá dificultar o transporte e manuseio durante a faxina.

Para você ter uma noção, será possível encontrar aspiradores cujo peso varia entre 1 Kg e 3 Kg.

Além disso, considere ainda a altura do aparelho que deve garantir conforto para a sua postura e deve ser escolhida de acordo com a sua altura. E, é claro, certifique-se de que haverá espaço adequado em casa para guardar o seu aspirador enquanto ele não estiver sendo usado.

Resumo

O aspirador sem fio é, sem dúvidas, o mais prático de todos. Ele garante mais mobilidade na hora da faxina, já que não depende de tomada de energia. No entanto, existem três tipos: o vertical, o de mão e o robô.

A escolha é bem pessoal. Mas, de todo modo, recomendamos que você leve em conta a potência, nível de ruído, eficiência energética, autonomia da bateria, do tipo de filtro, de bocais, o tamanho e o peso.

(Fonte da imagem destacada: Maksim Kostenko/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas