Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

47Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Se você chegou até aqui, é porque o ato de serrar objetos ou materiais tem uma certa relevância em sua vida ou profissão. Falaremos a seguir sobre uma das ferramentas mais importantes para essa atividade: O arco de serra.

Dentre as ferramentas manuais que exercem a função de serrar, o arco de serra é uma das principais. Mas para quais situações ele é mais recomendado? Em que materiais deve ser aplicado? Por que ainda usá-lo em um mundo que oferece tantas soluções elétricas para a atividade? Vamos debater tudo isso nas próximas linhas desse artigo!

Primeiro, o mais importante

  • O arco de serra, assim como o serrote, é uma ferramenta manual de serração. Ele é indicado para variados materiais e se destaca pelo acabamento e facilidade de manuseio.
  • Para serrar materiais diferentes com um arco de serra é preciso ter as lâminas corretas. O ideal é já no momento da compra escolher um modelo que acompanhe um número satisfatório desses acessórios.
  • Mais barato que serras elétricas e mais eficiente e capaz de prover melhor acabamento que o serrote, o arco de serra ainda é uma excelente ferramenta mesmo em tempos tão tecnológicos.

Os melhores modelos de arco de serra: Nossas escolhas

O arco de serra é uma ferramenta muito antiga e que continua valorizada nos dias de hoje. Você consegue encontrar muitos modelos de qualidade à venda! Por isso, selecionamos alguns que podem ser excelentes para as suas necessidades!

O arco de serra mais completo

O Eda 9JI é tudo o que você pode pedir de um arco de serra: Tem 30 cm de comprimento, permite três ângulos de trabalho (0º, 45º e 90º) e acompanha quatro lâminas, sendo duas para madeira e duas para metal. O cabo é emborrachado, facilitando o manuseio. É uma ferramenta indispensável para os profissionais!

O melhor custo-benefício

Se você quer economizar, mas ainda ter um arco de serra de qualidade, esse modelo da Starrett pode ser perfeito. Ele tem um cabo confortável, feito em Zamac, e garante durabilidade e resistência. Com 30 cm de comprimento, vem com uma lâmina bi-metal de excelente patamar, capaz de serrar com até 30% mais velocidade que a concorrência.

O melhor para trabalhos pesados

A qualidade da Bosch quando falamos em ferramentas é indiscutível, e isso se aplica ao arco de serra Heavy Duty. Seu nome já demonstra a que ele vem: Com cabo reforçado, ele é feito para trabalhos pesados e que exigem maior resistência. Possui ainda regulador de tensão e um compartimento para armazenar lâminas adicionais.

Guia de compra

Nós sabemos que são muitas as dúvidas que podem surgir no momento da escolha da melhor ferramenta para serração. Selecionamos algumas das mais frequentes quando o assunto é arco de serra e as respondemos a seguir.

Fique atento no nosso guia de compra para tornar-se um especialista em arco de serra!

Imagem mostra um homem usando um arco de serra em um cano.

O arco de serra ajuda na serração de vários materiais. (Fonte: Filipe de Rodrigues/ Unsplash.com)

O que é um arco de serra e para que ele serve?

O arco de serra é, ao lado do serrote, a mais tradicional ferramenta manual para serração. Ela consiste em um cabo, que facilita seu manuseio, uma estrutura arqueada e um espaço para a entrada de lâmina na parte inferior.

Um grande diferencial do arco de serra é que a lâmina pode ser trocada a qualquer momento, o que faz da ferramenta bastante versátil.

Se o serrote é indicado para madeira e produz um corte mais grosseiro, o arco de serra tem não apenas a versatilidade como diferencial, mas também o melhor acabamento e a possibilidade de trabalho em ângulos variados.

Quando o desejo é realizar um trabalho com uma serra que dê ótimo acabamento ao material, permita angulações mais minuciosas e garanta velocidade e eficiência, o arco de serra é o ideal!

foco

Você sabia que há ferramentas para serrar datadas de mais de 3000 AC? Os primeiros materiais usados com essa função foram sílex, obsidiana, conchas marítimas e até mesmo dentes de tubarão.

É possível encontrar relatos de serras de cobre desde o Egito antigo, e algumas dessas ferramentas estão expostas em museus pelo mundo. É até comum encontrar ilustrações de pessoas serrando objetos em algumas importantes tumbas egípcias!

Quais as vantagens de um arco de serra?

As principais vantagens do arco de serra são claras: Versatilidade, podendo ser aplicada em vários materiais com apenas uma troca de lâmina, e qualidade de acabamento no trabalho.

Mas ainda precisamos mencionar que ela permite que ângulos diferentes sejam atingidos na serração, o que pode ser interessante ou para trabalhos artesanais, ou para alcançar lugares complicados.

Tudo isso por um preço muito mais acessível que ferramentas elétricas como serra sabre ou serra tico-tico.

É claro que ela jamais terá a mesma velocidade de uma serra elétrica, então, não é recomendada para trabalhos em larga escala. Mas quando falamos em reparos domésticos ou produções mais lentas, é uma ótima opção.

O grande problema do arco de serra é que, devido ao seu tamanho e formato, ela não consegue fazer cortes profundos. Nunca deve ser escolhida, portanto, para peças de grande espessura.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens do arco de serra:

Vantagens
  • Ferramenta versátil e capaz de serrar vários materiais
  • Permite bom acabamento aos objetos serrados
  • A velocidade de serração é satisfatória
  • Preço muito mais barato que os de serras elétricas
Desvantagens
  • Não é recomendada para produção em larga escala
  • Não consegue ter grande profundidade no corte
  • Exige força nos braços para a execução do trabalho

Quais os tipos de arco de serra?

Existem três tipos básicos de arco de serra que podem ser encontrados no mercado:

  • Arco de serra fixo: É o mais tradicional, com tamanho padronizado em 30 centímetros (12 polegadas). O espaço para a lâmina não é ajustável. Permite maior firmeza na execução dos trabalhos.
  • Mini arco de serra: Versão em tamanho reduzido da ferramenta, é indicado para uso em lugares nos quais um modelo de 30 centímetros teria dificuldades na execução do trabalho e para cortes em peças de pequeno porte.
  • Arco de serra regulável: Um pouco mais caro, tem a sua estrutura superior regulável, suportando lâminas de vários tamanhos. Não oferece a mesma firmeza na execução.

Montamos uma tabela comparando os três tipos:

Arco de serra fixo Mini arco de serra Arco de serra regulável
Tamanho 30 cm De 20 a 25 cm Regulável entre 20 e 30 cm
Vantagens Dá maior firmeza ao trabalho Consegue alcançar lugares que o arco de serra fixo não entra Faz o papel tanto do arco de serra fixo como do mini arco de serra
Indicado para Trabalhos de serração em lugares com espaço Trabalhos de serração em lugares apertados ou em materiais menores Pessoas que precisam serrar tanto em lugares com espaço como sem, mas querem ter apenas uma ferramenta

O arco de serra é ideal para serrar em quais situações?

Sabemos que atualmente a quantidade de ferramentas indicadas para serrar é enorme. O serrote e o arco de serra são as principais opções manuais, enquanto há ótimas possibilidades como serra sabre, serra circular e serra tico-tico dentre as elétricas.

O arco de serra pode ser usado em madeira, metal, concreto e até cerâmica.

O arco de serra é indicado para peças de porte médio, sem grande espessura, em trabalhos que precisam de ótimo acabamento. O material não importa muito: Madeira, metal, concreto e até cerâmica podem ser serrados com ele.

Se você precisa serrar peças repetidamente e em larga escala, prefira uma ferramenta elétrica. Se faz trabalhos manuais em peças mais densas ou maiores de madeira, o serrote é mais indicado.

Caso você trabalhe com marcenaria, carpintaria, reparos domésticos ou artesanato, é indispensável ter um arco de serra! Você com certeza encontrará situações para usá-lo!

Qual a maneira correta de usar um arco de serra?

O manuseio de um arco de serra não é muito complicado. Basta deixar o material a ser serrado fixo, de maneira que não se mova durante o trabalho, segurar a ferramenta pelo cabo e executar a serração.

É importante usar a lâmina correta para o material a ser serrado e aproveitar toda a sua extensão para executar o trabalho com velocidade e eficiência.

Selecionamos um vídeo do canal Marcenaria Madeira na Mão que demonstra o uso correto da ferramenta:

Quanto custa e onde comprar um arco de serra?

Os modelos mais simples de arco de serra custam por volta de R$ 20. Eles já são capazes de realizar o trabalho com bastante eficiência. Caso você queira uma ferramenta regulável ou mais resistente, capaz de cortar materiais mais densos, pode desembolsar até R$ 100.

Lojas de materiais de construção, ferramentas ou artigos para a casa devem ter boas opções de arco de serra. A compra pela internet também é recomendada: Visite a Amazon brasileira, repleta de ótimos modelos. Não deixe de conferir ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: No que prestar atenção ao escolher uma arco de serra

Agora que já tiramos as principais dúvidas sobre o arco de serra, é hora de facilitar ainda mais a sua compra. Selecionamos alguns critérios técnicos importantes para discutir:

Abaixo, falaremos com mais detalhes sobre cada um deles!

Tamanho

O arco de serra fixo tem um tamanho padronizado em 30 centímetros (12 polegadas). Ele executa bem a maior parte das funções necessárias, mas pode não conseguir entrar em alguns lugares ou não dar o acabamento ideal para peças delicadas demais. Nesse caso, o ideal é optar por um mini arco de serra.

É normal precisar comprar lâminas para o seu arco de serra, seja porque as que estão em uso já sofreram um grande desgaste, seja para usar em algum material específico. Quando isso acontecer, não se esqueça de verificar se existe compatibilidade entre ferramenta e acessório!

Imagem mostra um arco de serra junto a outras ferramentas sobre uma mesa.

O arco de serra é uma importante ferramenta para uso doméstico. (Fonte: www_darkworkx_de/ Pixabay.com)

Ergonomia

O arco de serra é uma ferramenta manual, ou seja, precisa ser usada com a força dos braços e das mãos. Às vezes, será preciso fazer repetidos movimentos para alcançar o resultado ideal, o que pode resultar em dores e cansaço.

Para evitar que essas dores e esse cansaço predominem, é uma ótima ideia escolher um arco de serra ergonômico.

É importante que o cabo do arco de serra tenha bons revestimentos.

É importante que o cabo tenha bons revestimentos, de preferência em borracha ou materiais específicos que ajudem a diminuir o impacto para as mãos, e que a ferramenta permita um considerável ajuste de ângulos, impedindo que você fique em posições desconfortáveis durante o ato de serrar.

Resistência

Apesar de barato em relação a outras ferramentas, o arco de serra ainda requer um pequeno investimento. Por isso, você não quer que ele quebre rapidamente, o que resultaria em um prejuízo indesejado.

Preste atenção se o modelo escolhido é resistente o bastante e se é indicado para trabalhos mais pesados. Usar uma ferramenta simples, feita apenas de plástico, para serrar peças complicadas pode resultar em uma rápida inutilização da mesma.

Lâminas

Uma das vantagens do arco de serra é a sua versatilidade: Ele é capaz de serrar diversos materiais. Porém, precisa das lâminas corretas para isso.

Um bom modelo de arco de serra já deve contar com pelo menos quatro lâminas, sendo duas para madeira e duas para metal. Caso em algum momento surja a necessidade de serrar outros materiais, a aquisição provavelmente precisará ser feita em separado.

Se você estiver em dúvida entre dois modelos parecidos de arco de serra, a quantidade de lâminas que os acompanham pode ser o critério decisivo!

(Fonte da imagem destacada: Thijs van der Weide/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.