Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de ar condicionado split 2022. Aqui nós apresentamos todos os aparelhos de ar condicionado divididos que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor ar condicionado split para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar um ar condicionado split.

Índice




O mais importante

  • Um ar condicionado dividido resfria uma sala à temperatura desejada em um curto espaço de tempo. O clima da sala é tornado tão agradável e saudável quanto possível por outras funções.
  • Os condicionadores de ar divididos estão disponíveis como unidades de montagem permanente ou soluções móveis. Uma distinção pode ser feita entre aparelhos de ar condicionado on/off e split invertido. Os sistemas invertidos em particular são muito eficientes em termos energéticos.
  • A alta capacidade de refrigeração das unidades e o baixo consumo de energia oferecem uma solução integrada - que é ao mesmo tempo eficiente e econômica.

Ar Condicionado Split: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer antes de comprar um ar condicionado split

Para que você precisa de um ar condicionado split?

Um ar condicionado split torna possível criar uma atmosfera ideal e saudável em todas as salas. O sistema integrado funciona independentemente de influências externas.

Os condicionadores de ar divididos criam o clima interior ideal em cada estação, contribuem para a saúde e satisfazem as necessidades humanas. (Fonte da imagem: pixabay.com / ElasticComputeFarm)

Um condicionador de ar dividido internaliza diferentes funções:

  • regular a temperatura do ar
  • ajustar a umidade
  • mudar a velocidade do ar
  • filtrar e trocar o ar

Cada sala contendo uma unidade interna embutida pode ser climatizada individualmente. Atividades diferentes têm requisitos diferentes para uma alta performance.

Um quarto deve idealmente ter uma temperatura ambiente de 17 a 20 C°, um estudo tem requisitos diferentes com 20 a 22 C°.

Como é instalado um ar condicionado split?

O ar condicionado split pode ser instalado por uma empresa especializada ou por você mesmo. Primeiro de tudo, deve-se dizer que a instalação envolve muito esforço, tecnologia e know-how.

Portanto, nós aconselhamos aos hobbistas inexperientes que não instalem o sistema eles mesmos.

O sistema consiste de duas partes, a unidade interna e a unidade externa. Você começa montando a unidade interna na parede na sala desejada. A conexão entre as duas unidades é feita através da perfuração de um furo.

A unidade externa é montada na fachada ou em um local adequado no chão. O tubo de refrigeração, a mangueira de condensação e a conexão elétrica das duas unidades são colocados através da abertura da parede.

As linhas e mangueiras são conectadas à unidade interna e externa, e a unidade externa também recebe uma fonte de alimentação adicional. A montagem é concluída aqui.

A conexão da linha de refrigeração deve ser realizada por um técnico de refrigeração certificado e não deve ser feita por você mesmo em nenhuma circunstância!

Antes de colocar a unidade em operação, a linha é tratada com uma bomba de vácuo para remover umidade e ar do circuito. As válvulas podem ser abertas e o sistema pode ser testado.

Existem aparelhos móveis de ar condicionado split?

Sim, existem aparelhos móveis de ar condicionado split. Em princípio, estas unidades funcionam da mesma maneira. A unidade externa é colocada fora da sala desejada e conectada à unidade interna com uma mangueira, através de um furo ou janela.

O ar condicionado móvel split pode, portanto, ser montado e desmontado com relativa facilidade e pode, portanto, ser usado de forma flexível.

Por exemplo, em uma caravana ou caravana. Entretanto, a flexibilidade e o conforto têm um impacto negativo no desempenho em comparação com os sistemas permanentemente instalados.

O que há de especial em um ar condicionado split?

A divisão eficiente da tecnologia em uma unidade interna e uma unidade externa resulta em muitas vantagens para o usuário.

Um ar condicionado dividido funciona muito eficientemente em comparação com outras unidades - o resultado é um baixo consumo de energia e uma alta capacidade de refrigeração.

A alta tecnologia embutida na unidade externa evita que você perceba ruídos perturbadores na sala climatizada. (Fonte de imagem: pixabay.com / terimakasih0)

Os aparelhos de ar condicionado Split são ideais para todas as salas devido ao seu design. A unidade externa mais ruidosa não afeta em nada o bem-estar na sala.

Quais alternativas existem para dividir os aparelhos de ar condicionado?

Uma capacidade de resfriamento comparável só pode ser alcançada com unidades monobloco.

Estes aparelhos de ar condicionado funcionam com o mesmo princípio, mas não estão divididos em duas unidades, mas estão localizados em um cassete na sala a ser resfriada. Isso cria um nível de ruído desagradável!

Type Descrição
Ar condicionado de coluna móvel Uma pequena coluna que é colocada na sala desejada e bombeia o calor com uma mangueira de escape.
Ar condicionado monobloco Disponível com ou sem uma mangueira de escape. A unidade é montada na sala e pode atingir valores semelhantes aos de um ar condicionado dividido se instalado correctamente.
Sistema de ventilação/ventilação Pôr o ciclo do ar a funcionar, dando uma sensação de arrefecimento. A temperatura ambiente não é reduzida.
Desumidificador Regula a humidade para um clima confortável da sala, mas não ar condicionado da sala.

Outras alternativas não têm o efeito que um ar condicionado dividido consegue - ventiladores que põem o ciclo do ar em movimento não refrigeram uma sala.

Ar condicionado móvel sem mangueira de escape resfria o ar quente da sala - um ar condicionado dividido extrai o calor do ar e tem muito mais poder de resfriamento.

Como funciona um ar condicionado split?

A funcionalidade é um ciclo físico e se baseia no fato de que o ar quente sempre flui para o ar frio. O ciclo é realizado até que a temperatura ambiente desejada seja atingida.

  • O ar na sala é aspirado pela unidade interna.
  • O refrigerante no evaporador se torna gasoso devido ao calor.
  • O compressor eleva ainda mais a temperatura e o refrigerante gasoso é transferido para a unidade externa.
  • O refrigerante gasoso é liberado no ar ambiente e se liquefaz novamente.
  • Uma válvula reduz a pressão do líquido.
  • O ar é então alimentado para o interior.

Ao aquecer, o ciclo também é realizado, mas ao contrário: o calor é extraído do ar externo e conduzido para dentro da sala.

O circuito de fluxo gera um fluxo de ar, e o ar também é desumidificado durante o processo de resfriamento, contribuindo assim para uma sensação geral de bem-estar.

Qual ar condicionado split eu preciso?

O desempenho do seu ar condicionado split depende de vários fatores ambientais

  • Área do quarto
  • Altura do quarto
  • fontes geradoras de calor
    • Pessoas
    • aparelhos elétricos
    • Radiação solar

Como primeira regra geral para o cálculo dos watts necessários: metros cúbicos da sala x 40 watts. As fontes geradoras de calor devem agora ser adicionadas a isto - adicionar 100 watts por pessoa ao cálculo - para aparelhos elétricos você pode tomar um valor fixo de 500 watts.

Decisão: Que tipos de ar condicionado split existem e qual é o mais adequado para você?

Os aparelhos de ar condicionado divididos dificilmente diferem um do outro tecnicamente. A instalação, por outro lado, faz uma grande diferença, dependendo do planejamento e do momento da compra. Os sistemas individuais podem ser tecnicamente divididos em:

  • ar condicionado split invertido
  • Ar condicionado on/off split

A instalação de aparelhos de ar condicionado split difere e pode ser dividida em

  • ar condicionado split central
  • ar condicionado dividido descentralizado
  • ar condicionado split móvel

O que distingue os aparelhos de ar condicionado com ar dividido invertido e quais são as vantagens e desvantagens?

A tecnologia invertida é um tipo especial de ar condicionado inteligente para salas.
Tal dispositivo não é permanentemente utilizado, mas atinge a temperatura ambiente desejada com menos porcentagem e também mantém esta temperatura.

Vantagens
  • Menos consumo de energia
  • Temperaturas consistentes
  • Menos ruído
  • Menos desgaste
Desvantagens
  • Altos custos de compra
  • Custos de manutenção a longo prazo
  • Instalação complexa

A tecnologia invertida funciona com menos utilização em um clima ambiente contínuo. Os níveis de desgaste e ruído são entre 30-70% mais baixos do que com as unidades on/off.

As unidades de alta tecnologia têm altos custos iniciais e requerem manutenção regular para uma longa vida útil. Como em todos os aparelhos de ar condicionado split, a instalação é muito complexa.

O que distingue os aparelhos de ar condicionado On/Off split e quais são as vantagens e desvantagens?

O sistema On/Off liga com a ajuda de sensores assim que a sala excede a temperatura desejada. Quando a temperatura previamente ajustada é atingida, a unidade desliga novamente.

Vantagens
  • Não funcionar permanentemente
  • Volume somente quando a unidade estiver em operação
  • Excelentes resultados de resfriamento
Desvantagens
  • Diferença de temperatura maior
  • Utilização sempre a 100%
  • Não é possível ajuste de energia
  • Instalação complicada

O ar condicionado com split On/Off não funcionando permanentemente atinge excelentes resultados quando instalado corretamente.

Comparadas às unidades invertidas, as diferenças de temperatura são maiores - as unidades invertidas mantêm uma certa temperatura permanentemente, as unidades On/Off sempre se ligam em caso de flutuações.

A utilização permanente a 100% resulta em alto desgaste e não funciona de forma tão eficiente em termos energéticos quanto a tecnologia de inversores.

O que distingue os aparelhos de ar condicionado split central e quais são as vantagens e desvantagens?

Os aparelhos de ar condicionado central split são adequados para ar condicionado de edifícios inteiros. Com a ajuda de eixos e dutos de ar, um clima interno ideal pode ser alcançado sem unidades internas adicionais visíveis.

Vantagens
  • Unidades internas não são visíveis
  • Eficiência energética
  • Quase nenhum ruído
  • Solução holística de construção
Desvantagens
  • Instalação posterior requer muito esforço
  • Alto esforço de manutenção
  • Alto custo de compra

Com um ar condicionado split central, as unidades internas são instaladas diretamente no teto e, portanto, não são visíveis. O ciclo do ar e a temperatura são regulados com dutos de ar.

Uma unidade central é geralmente levada em conta quando se planeja um edifício, já que o retrofit envolve um grande esforço e altos custos.

Quais são as características dos aparelhos de ar condicionado descentralizados e quais são as vantagens e desvantagens?

Os aparelhos de ar condicionado descentralizados podem ser instalados em prédios. A instalação é menos complicada do que com aparelhos centrais de ar condicionado.

Para que haja ar condicionado em várias salas, também deve haver várias unidades internas - isto é chamado de sistemas de ar condicionado multi-divididos.

Vantagens
  • Retrofitting possível
  • Mais barato do que uma solução central
  • As salas específicas podem ser climatizadas
  • A instalação pode ser feita em grande parte você mesmo
Desvantagens
  • Várias unidades internas são necessárias para várias salas
  • Não tão eficientes quanto um sistema central
  • Unidades internas são montadas visivelmente

Quais são as características distintivas dos aparelhos móveis de ar condicionado split e quais são as vantagens e desvantagens?

Os aparelhos móveis de ar condicionado split não requerem aberturas e podem ser usados em diferentes salas, caravanas ou campistas com pouco esforço.

Vantagens
  • Uso móvel
  • fácil/ sem instalação
  • não são necessários avanços permanentes
Desvantagens
  • Não tão eficiente
  • o ciclo do ar piorou passivamente por janelas abertas
  • alto preço de compra

As unidades descentralizadas muitas vezes não são mais caras para comprar do que os aparelhos móveis de ar condicionado split, mas a solução móvel economiza nos custos de instalação.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar os aparelhos de ar condicionado split

No capítulo seguinte mostraremos quais aspectos e dados-chave você pode usar para decidir entre os muitos aparelhos de ar condicionado split possíveis.

Critérios consideráveis e comparáveis para aparelhos de ar condicionado split são:

  • Capacidade de resfriamento BTU
  • Classe de eficiência energética
  • Nível de Ruído
  • Tamanho máximo do quarto
  • Consumo de energia
  • Funcionalidades

Nos parágrafos seguintes, explicaremos a relevância dos pontos individuais.

Capacidade de resfriamento BTU

Um dos critérios mais importantes é a capacidade de resfriamento. A capacidade de resfriamento indica a quantidade de resfriamento possível por hora.
A capacidade de resfriamento

também se reflete no consumo de energia e no tamanho máximo do espaço para o ar condicionado split.

A unidade na qual a capacidade de refrigeração é medida é chamada de "British Thermal Unit" e indica a capacidade máxima do ar condicionado por hora.

Aula de eficiência energética

Ninguém quer ter um guzzler de energia em uma unidade que funcione várias horas por dia. A classe de eficiência energética indica, num relance, quanto um ar condicionado dividido consome.

O sistema padronizado da UE é dividido em diferentes classes - o melhor A++ para o pior D. Para ilustrar: um aparelho de classe A+ é 20% mais eficiente em termos energéticos do que um aparelho de nível A, e um aparelho A++ é até 40% mais eficiente em termos energéticos.

Nível de ruído

Um ar-condicionado split alto pode levar a sala à temperatura desejada, mas não criará uma atmosfera agradável.

O decibel é a medida da sonoridade. Até 50 dB o ruído é agradável para o ouvido humano, acima de 100 dB fala-se de ruído doloroso.

Os condicionadores de ar divididos estão entre 25dB e 50dB para a unidade interna, dependendo da carga. A unidade ao ar livre geralmente está acima de 50dB.

Tamanho máximo do quarto

O tamanho máximo do quarto que pode ser climatizado com um ar condicionado split depende da potência. Se o ar condicionado tiver mais watts ou BTU, você pode ter mais volume de ar condicionado.

Exemplo: Uma sala com 35 metros quadrados e uma altura de teto de 2,4 metros deve ser climatizada. Calcule os 35 metros quadrados x 60 watts - ou seja, 2100 watts.

Adicione a isso o número de pessoas na sala x 100 watts - quatro pessoas estão na sala em média, então 400 watts. Isso é um total de 2500 watts.

Finalmente, adicione cerca de 500 watts ao total para outras influências de calor. Para nosso exemplo, nós precisamos de um ar condicionado split de 3000 watts.

Consumo de energia

O consumo de energia é calculado em kWh, ou seja, quilowatts por hora. Em contraste com dispositivos comparáveis, os aparelhos de ar condicionado com ar dividido invertido são muito econômicos.

Em média, tal unidade deve consumir de 150 a 400kWh por ano, dependendo, é claro, do uso e da unidade.

Funcionalidades

Um ar condicionado split faz muito mais do que apenas regular temperaturas. Desumidificar e ventilar contribui tanto para um clima interior agradável quanto a temperatura real.

Certifique-se de que o seu ar condicionado split tenha exatamente estas funções. Você também pode estar interessado em outras funções, como a integração do sistema em seu sistema Smarthome ou Wifi.

Fonte da imagem: flickr.com / CB Sales International

Resenhas