Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Muito frio, muito quente ou até mesmo umidade muito alta - a temperatura e a umidade em nossos quartos contribuem de forma essencial para o nosso bem-estar geral.

Mesmo alguns dias ao sol podem deixar sua casa desconfortavelmente quente e aumentar a umidade. Um ar condicionado pode ajudar você a regular as temperaturas em suas próprias quatro paredes e assim aumentar o seu bem-estar.

Em nosso teste de ar condicionado 2022 nós resumimos todas as informações importantes sobre o assunto. Além disso, nós incluímos muitas dicas e truques que podem ajudar você a encontrar o ar condicionado perfeito para você.

Índice




O mais importante

  • Os aparelhos de ar condicionado esfriam uma sala a uma temperatura confortável em um tempo muito curto. Ao fazer isso, eles cumprem uma variedade de funções que diferem dos ventiladores e sistemas de ventilação.
  • Existem aparelhos de ar condicionado monobloco e inversor de ar condicionado split. Ambos os tipos estão disponíveis em diferentes designs e como versões fixas ou móveis, dependendo dos requisitos.
  • Os inversores de ar condicionado split são bem adequados para operação contínua e muitas vezes também têm uma função de aquecimento. Os condicionadores de ar monobloco geralmente não são instalados permanentemente, o que os torna mais móveis.

Ar Condicionado: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar um ar condicionado

Na maioria dos casos, um ar condicionado é uma compra que estará com você por muitos anos.

Nesta seção nós lhe diremos sobre as perguntas mais importantes que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um aparelho de ar condicionado.

Como funciona o ar condicionado e quais são as suas tarefas?

Um ar condicionado é usado para aquecer, umidificar, resfriar e desumidificar, assim como para renovar e purificar o ar. Caso contrário, é apenas um sistema de ar condicionado parcial ou um sistema de ventilação.

Tarefas de um ar condicionado

A tarefa do ar condicionado de uma sala é transportar energia de um lugar para outro. Lá ele é lançado novamente.

Um ar condicionado faz isso extraindo o calor do ar ambiente, transportando-o para o exterior através de um condensador e do circuito de refrigeração, e depois liberando-o novamente.

Os condicionadores de ar são projetados para criar um clima interno ideal. Isto deve acontecer independentemente de influências externas e internas.
O ar condicionado, portanto, trata o ar. Os seguintes sistemas são usados para isso

  • Ar condicionado somente ar
  • Ar-condicionado de água e ar
  • Ar-condicionado refrigerado a ar
  • Ar-condicionado somente água

As versões com ar ou água fazem uso de sistemas de aquecimento de superfície e sistemas de resfriamento de superfície, que têm câmaras cheias de água.

Nos elementos centrais de construção destes sistemas de ar-condicionado, o ar fornecido é condicionado. Isto é feito através da têmpera, umidificação, desumidificação e filtragem.

Depois é descarregado no interior da casa. Os sistemas oferecem um alto grau de flexibilidade em relação ao ar condicionado individual das salas.

ar condicionado

O ar condicionado pode ser de grande benefício, especialmente no verão. (Fonte da foto: 123rf.com / Alexander Kharchenko)

Os controles de sistema somente de ar são adequados para salas particularmente grandes e onde sistemas de superfície com água podem interferir, tais como em teatros ou salas de conferência.O ar condicionado é fornecido inteiramente pelo ar fornecido.

Sistemas descentralizados de refrigeração de ar combinam um sistema dividido com um KSV, um sistema de canal único com fornecimento constante de ar. É composto por um evaporador interno, que extrai o calor da sala, e um condensador externo, que libera o calor novamente.

Um sistema split é adequado para resfriar e desumidificar (ou no modo de bomba de calor para aquecimento) uma sala. O ar externo é fornecido através da unidade KVS.

Unidades monobloco

Modo de resfriamento

  • Primeiro, um compressor suga o refrigerante em estado gasoso. Ele comprime o refrigerante e a temperatura aumenta imensamente como resultado.
  • O refrigerante agora está quente e alcança o condensador por meio de um compressor. É então resfriado por um ventilador através do ar externo. O refrigerante então se condensa e se torna líquido.
  • O agora líquido refrigerante é submetido a alta pressão e agora é devolvido ao evaporador interno através da válvula de expansão.
  • Um ventilador sopra o ar quente da sala. O refrigerante líquido evapora, o que requer energia. Esta energia é gerada quando o calor é extraído do ar da sala. Como resultado, ele esfria e pode ser liberado de volta para a sala.
  • Como resultado da evaporação, o refrigerante é novamente gasoso, retorna ao compressor e é comprimido novamente. Ele não pode ser perdido em todo o processo porque o circuito de resfriamento é hermeticamente selado. No entanto, o vapor de água se condensa no evaporador. Um tubo é necessário para sua remoção.

Modo de aquecimento

Se o ar condicionado for para aquecer, o processo é invertido: O calor é extraído do ar externo e liberado na sala.

Quais são as vantagens e desvantagens dos sistemas de ar condicionado em comparação com os sistemas de ventilação convencionais?

Sistemas de ventilação central processam o ar da sala de uma maneira eficiente em termos energéticos.

Eles atendem a todos os requisitos de qualidade e temperatura do ar, a umidade, o nível de ruído durante a operação e a ausência de correntes de ar. É por isso que eles têm provado o seu valor.

Vantagens
  • Operação silenciosa
  • Eficiência energética
  • Sistemas eficientes de recuperação de calor
  • Temperatura
Desvantagens
  • Germes se desenvolvem sem manutenção regular
  • Choque frio sem regulação
  • Custos altos de energia dependendo da duração do uso e do desempenho

Sistemas de ventilação central são normalmente instalados na lateral do edifício voltados para o tráfego, perto do chão e protegidos do vento e da chuva.Eles transportam ar quente do exterior para dentro do edifício no inverno e ar frio do exterior no verão.

Por causa de seu tamanho, componentes com alta eficiência podem ser usados. Sistemas potentes de recuperação de calor também aumentam a eficiência energética.

Sistemas de ar condicionado completos têm cinco funções que outros sistemas de ar condicionado não combinam

  • Aquecimento
  • Umidificação
  • Refrigeração
  • Desumidificação
  • Renovação e limpeza do ar

No entanto, as pessoas já falam freqüentemente de um ar condicionado quando ele cumpre a função de resfriamento.

Também existem aparelhos móveis de ar condicionado?

Sistemas de ar condicionado ou aparelhos de ar condicionado também podem ser móveis. Explicaremos mais tarde como esses dispositivos funcionam.

Os aparelhos de ar condicionado móveis são normalmente adequados para apartamentos e quartos individuais porque não ocupam muito espaço e não requerem uma grande instalação.

Quanta eletricidade um ar condicionado consome e quão eficiente ele é?

A classe de eficiência energética indica quão eficientemente um ar condicionado converte eletricidade em frio. Quanto menos eletricidade for necessária para atingir um certo nível de resfriamento, mais economicamente o ar condicionado funciona.

A eficiência energética é classificada de A a G, com unidades de classe A sendo particularmente eficientes em termos de energia. Os melhores condicionadores de ar a este respeito são de classe A++++. No entanto, eles são bastante caros de se comprar.

Outra indicação de eficiência é o valor COP. Os condicionadores de ar na classe de eficiência energética A têm um COP de pelo menos 3,2. Este valor indica que pelo menos 3,2 quilowatts de energia de resfriamento são gerados a partir de um quilowatt de energia elétrica.

Os aparelhos de ar condicionado são conhecidos como aparelhos de aquecimento, mas com a ajuda da classificação de eficiência, também chamada classe de eficiência energética, provedor de eletricidade e duração do uso, você pode estimar os custos relativamente bem.

Um ar condicionado móvel consome cerca de 0,24 euros por hora, um ar condicionado split cerca de 0,17 euros por hora e uma bomba de calor cerca de 0,90 euros por hora.

Posso também alugar um ar condicionado?

Sim, há vários portais online que permitem alugar aparelhos de ar condicionado. Unidades monobloco móveis sem mangueira de escape podem ser alugadas por tão pouco quanto 12 euros por semana.

Para quem são adequados os aparelhos de ar condicionado?

Os resfriadores de ar são adequados para qualquer pessoa que queira um clima interior agradável durante a estação quente e quente.

Um ar condicionado devidamente instalado e dimensionado contribui para a saúde geral.

Os condicionadores de ar usam vários filtros. Isto purifica o ar na sala ao mesmo tempo. Como eles regulam a temperatura e a umidade na sala, eles contribuem para o bem-estar geral.

A temperatura ambiente que a maioria das pessoas acha confortável é de 22 a 24 ºC, e a umidade relativa do ar é de 45 - 50 por cento.

No entanto, este valor muda dependendo do quarto, por exemplo, a temperatura ideal no quarto é mais baixa, e é por isso que muitas pessoas compram um ar condicionado para seu quarto.

Room Temperatura ambiente ideal Humidade ideal
Bedroom 17-20°C 40-60%
Living room 20-23°C 40-60%
Bathroom 20-23°C 50-70%
Kitchen 18-20°C 50-60%
Hallway 15-18°C 40-60%

O ar quente no verão contém muita umidade. O corpo humano encontra ar quente com alta umidade muito desconfortável. O ar condicionado de uma sala desumidifica o ar e o reduz a uma temperatura confortável.

Quais alternativas existem para o ar condicionado?

Existem algumas alternativas ao ar condicionado, algumas das quais também são mais baratas de se comprar e certamente uma boa maneira de refrigerar uma sala a curto prazo.

Estes incluem aparelhos móveis de ar condicionado sem mangueira, ventiladores e sistemas de ventilação central. No entanto, resta dizer que nenhum efeito comparável pode ser alcançado.

Um ar condicionado móvel sem uma mangueira de escape muitas vezes não é o mesmo que um ar condicionado móvel.

O ar condicionado esfria distribuindo o ar resfriado com a ajuda de água, almofadas de resfriamento, cubos de gelo, etc. Um ar condicionado de verdade, por outro lado, extrai o ar da sala.

Um verdadeiro ar condicionado, por outro lado, remove o calor do ar da sala por meio de um processo especial de resfriamento utilizando um líquido refrigerante.

As alternativas são resumidas mais uma vez

  • Unidades móveis de ar condicionado sem mangueira de ar de exaustão
  • Ventiladores e ventiladores de salas pequenas
  • Sistemas de ventilação central

Onde um ar condicionado é usado com mais freqüência?

Os condicionadores de ar são utilizados principalmente onde passamos a maior parte do nosso tempo: no trabalho. O ar condicionado é mais freqüentemente usado em grandes empresas.

Sistemas centrais de ar condicionado em particular, mas também sistemas de refrigeração de teto e parede, já são levados em consideração no planejamento da construção.

Especialmente no local de trabalho, é importante conseguir um clima interior agradável. Há também muitas possibilidades para uso privado.

Na maioria dos casos, o ar condicionado descentralizado é usado aqui, por exemplo, com unidades monobloco, unidades de ar condicionado de janela ou unidades monobloco sem mangueira de ar de exaustão.

Mas também há sistemas de refrigeração de teto e parede para uso privado que podem ser instalados centralmente com o planejamento de um edifício.

Especialmente em salas onde as pessoas passam muito tempo e trabalham, deve haver um clima interior agradável, que por sua vez tem um efeito positivo na saúde.

Eu preciso de um sistema de refrigeração para um prédio inteiro, para uma sala, para a caravana / caravana?

Antes de comprar, você deve definitivamente pensar em quantos quartos devem ser resfriados e, acima de tudo, por quanto tempo o ar condicionado será usado.

Ao planejar sua compra, você deve considerar se um ar condicionado permanentemente instalado, que está associado a mais custos e esforços, ou uma versão mais móvel é suficiente para suas necessidades.

Uma vez que você tenha pensado bem nestes pontos, nós recomendamos que você obtenha informações sobre este tipo de ar condicionado em lojas especializadas, varejistas e lojas online e os compare.

Decisão: Que tipos de aparelhos de ar condicionado existem e qual é o mais adequado para você?

Os condicionadores de ar diferem dependendo de como eles funcionam e onde eles são instalados.

Por exemplo, existem sistemas centralizados e descentralizados e, no que diz respeito à função de ventilação, sistemas de ar somente, ar-água, ar-refrigerante e ar-condicionado somente água.

No entanto, na prática e no uso linguístico, os sistemas individuais muitas vezes não podem ser precisamente separados uns dos outros.

Basicamente, os sistemas de ar condicionado podem ser divididos em duas grandes categorias - sistemas de ar condicionado centrais e descentralizados - e de acordo com seu projeto

  • Ar condicionado do edifício central
  • Ar condicionado descentralizado
  • Ar condicionado split
  • Ar condicionado monobloco
  • Inversor de ar condicionado
  • Ar condicionado de janela

Sistema central de ar condicionado do edifício

Em um sistema central de ar condicionado do edifício, uma única unidade combina a função de resfriamento e condicionamento do ar. Para este fim, todas as salas estão conectadas umas às outras através de dutos de ventilação. Eles são usados para troca de calor.

Alguns aparelhos de ar condicionado podem não só refrigerar, mas também aquecer. (Fonte da foto: 123rf.com / Andriy Popov)

Para que isso seja possível, os sistemas centrais de ar-condicionado geralmente já estão planejados quando são construídas novas casas que deverão ter um sistema desse tipo.

Vantagens
  • Mais eficiência energética do que unidades de ar condicionado descentralizadas
  • Regulação individual das salas
  • Menos poluição sonora do que com sistemas descentralizados devido aos componentes do sistema centralizado e amortecedores à prova de som
  • Melhor troca de ar
Desvantagens
  • Alto custo de compra para todo o edifício
  • Custos de manutenção mais altos para a operação higiênica
  • Problemas de retrofit

Ar condicionado descentralizado

Sistemas descentralizados de ar condicionado, tais como sistemas split e unidades de ventiladores tratam, transportam, filtram e temperam o ar na sala. Seu design é similar ao dos aparelhos de ar condicionado de sala, mas os dois sistemas diferem.

Vantagens
  • mais fácil de instalar posteriormente
  • mais barato de comprar que os aparelhos de ar condicionado central
  • mobilidade possível se necessário
Desvantagens
  • vários aparelhos de ar condicionado para várias salas
  • menos eficiente em termos energéticos que os aparelhos de ar condicionado central

Aparelhos de ar condicionado descentralizados também requerem vários aparelhos de ar condicionado para resfriar várias salas. Eles são adequados para uso em casas já concluídas.

Split ar condicionado

Split ar condicionado consiste de duas partes que são conectadas por tubos. O refrigerante flui através deles.

Vantagens
  • Sistema de 2 partes permite que o componente mais alto seja movido para fora, mais silencioso dentro da sala
  • Alta eficiência de resfriamento
  • Menos alergênicos
  • Boa solução para o problema de dissipação de calor
  • Mais energia
Desvantagens
  • Medidas estruturais maiores necessárias / tubulação através da parede
  • Ar condicionado direto de uma sala
  • Conspícuo na fachada externa
  • Permissão
  • Mais caro para comprar e operar

A parte alta do ar condicionado dividido está do lado de fora da casa. A partir dele, o ar quente é soprado para fora da sala. A parte mais silenciosa, por outro lado, é instalada dentro da sala, onde ela processa e resfria o ar.

Entretanto, isto só pode ser usado para refrigerar uma sala. Caso contrário, você tem que comprar um ar-condicionado multisplit, que tem várias partes internas.

Para quem é adequado um ar condicionado split?

As vantagens dos aparelhos de ar condicionado split são óbvias.

O baixo nível de ruído, a maior eficiência de refrigeração e os baixos custos de eletricidade associados fazem dos aparelhos de ar condicionado split a escolha ideal para qualquer pessoa que queira instalar um aparelho de ar condicionado em quartos individuais em sua casa.

Inversor de ar condicionado

Um inversor de ar condicionado é um melhor ar condicionado dividido. Os condicionadores de ar normais possuem apenas um termostato simples para monitorar a temperatura ambiente.

Quando a temperatura selecionada é atingida, a unidade desliga. Se for excedido, ele se liga novamente.

Vantagens
  • Capacidade de refrigeração infinitamente variável
  • Mantém uma temperatura ambiente uniforme
  • Maior eficiência energética
  • Menor nível de ruído
Desvantagens
  • Mais caro de comprar
  • As tubulações entre a parte externa e a parte interna têm que ser permanentemente colocadas através da parede da casa
  • Maior consumo de energia se a capacidade de refrigeração permanecer constante a longo prazo

Unidades com tecnologia de inversor são reguladas com mais suavidade. A capacidade de resfriamento é íngreme, ou seja, a unidade diminui lentamente e só volta a pegar gradualmente.

A temperatura ambiente pode assim ser mantida ainda mais uniforme. Além disso, as unidades com tecnologia de inversor consomem menos energia.

Entretanto, devido ao maior esforço técnico, eles são mais caros. O controle de inversor embutido regula a velocidade do compressor e o ajusta à demanda atual de energia.

Esta operação contínua melhora a eficiência, o que pode levar a uma economia de energia de até 30 a 60 por cento.

Os aparelhos de ar condicionado Inverter split são, portanto, particularmente econômicos e recomendados para aplicações multi-split. O nível de ruído também é mais baixo.

Os condicionadores de ar centrais são muito eficazes. No entanto, eles são muito difíceis de serem adaptados. Os aparelhos de ar condicionado com inversor split e monobloco são, portanto, mais recomendáveis.

Para quem são adequados os aparelhos de ar condicionado do inversor?

Os inversores de ar condicionado são a melhor escolha para qualquer pessoa que queira equipar quartos individuais na casa com ar condicionado e economizar em custos operacionais a longo prazo.

Há muitos tipos diferentes de aparelhos de ar condicionado, todos com diferentes vantagens e desvantagens. (Fonte de imagem: 123rf.com / SORAPONG CHAIPANYA)

O cenário ideal de aplicação para inversores de ar condicionado split são salas que não precisam ser resfriadas excessivamente durante um longo período de tempo. Nesta situação, as vantagens das unidades vêm por conta própria.

Ar condicionado monobloco com mangueira de ar de exaustão

As unidades monobloco são os condicionadores de ar móveis clássicos encontrados com freqüência em lojas de bricolagem.

O termo ar condicionado monobloco vem do fato de que todos os componentes do ar condicionado são combinados aqui em uma única unidade - tipicamente em forma de bloco.

Com este tipo de ar condicionado, o calor absorvido do ar ambiente é transportado para o exterior através de uma mangueira de escape. Esta mangueira de escape deve ser encaminhada para o exterior através de uma abertura de janela.

Vantagens
  • Compacto / pouco espaço necessário
  • Mobilidade
  • Baixos custos de aquisição
  • Adaptação a salas a serem resfriadas
Desvantagens
  • Nível de ruído
  • Menor eficiência energética devido à mangueira de escape roteada pela janela - o calor pode penetrar na sala
  • Alto consumo de energia / não é adequado para uso contínuo

Para quem é adequado um ar condicionado monobloco?

Os condicionadores de ar móveis na forma de unidades monobloco tendem a não ser adequados para operação contínua durante um longo período de tempo devido à sua baixa eficiência de resfriamento, aos custos de eletricidade bastante altos resultantes e ao nível de ruído, que não deve ser subestimado.

Devido ao seu preço de compra comparativamente baixo e alta mobilidade, nós recomendamos aparelhos de ar condicionado monobloco principalmente para quem sofre de calor e quer apenas resfriar vários quartos temporariamente com uma unidade móvel.

Unidades de ar condicionado para janelas

Por outro lado, há também unidades compactas de ar condicionado para salas que contêm todos os componentes em uma caixa e são instaladas diretamente em uma parede ou janela ou montadas como uma unidade móvel na sala.

Os aparelhos de ar condicionado para janelas são freqüentemente usados em apartamentos, motéis e pequenos apartamentos. Eles são simplesmente integrados em uma parede ou janela e estão, portanto, diretamente conectados com o mundo exterior.

Vantagens
  • Problema de dissipação de calor resolvido ao montar diretamente na parede e/ou janela
  • Menos consumo de energia do que unidades monobloco portáteis
  • Menos poluição sonora do que o ar condicionado com mangueira de exaustão
Desvantagens
  • Inadequado para resfriamento de várias salas ao mesmo tempo
  • Luminosidade
  • Penetração na parede (com ar condicionado de janela)

Devido à montagem na parede, o problema da dissipação de calor sem uma mangueira de escape é resolvido e, assim, uma das principais desvantagens dos aparelhos móveis de ar condicionado é eliminada.

A eficiência de resfriamento é assim significativamente maior e os aparelhos de ar condicionado instalados na parede subsequentemente requerem menos eletricidade.

A maior vantagem dos aparelhos de ar condicionado sem uma mangueira de ar de exaustão / ar condicionado de janela é ao mesmo tempo a maior desvantagem, pois uma abertura na parede é necessária para a instalação.

Dependendo das condições individuais no site, no entanto, pode ser que nenhuma penetração na parede seja permitida (palavra-chave "proprietário") ou possível. Nesses casos, é claro, os dispositivos correspondentes não podem ser instalados.

Não deixe de pedir permissão ao seu locador antes da instalação.

Outra grande desvantagem da montagem na parede é o fato de os componentes mais altos do ar condicionado estarem localizados na sala a ser resfriada. Como resultado, o nível de ruído também é correspondentemente alto com estas unidades.

Os aparelhos de ar condicionado monobloco sem mangueira de ar de exaustão, ou seja, aparelhos de ar condicionado de janela, são uma forma bastante ineficaz e, acima de tudo, ultrapassada de resfriar uma sala.

Para quem é adequado um aparelho de ar condicionado sem mangueira de ar de exaustão?

Os aparelhos de ar condicionado sem mangueira de escape combinam muitas das desvantagens dos aparelhos de ar condicionado split com as dos aparelhos de ar condicionado móveis. Por esta razão, tal unidade dificilmente vale a pena hoje em dia.

Ao invés disso, é melhor optar diretamente por um ar condicionado split ou um ar condicionado móvel.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar aparelhos de ar condicionado

A seguir, nós lhe damos uma visão dos critérios de compra listados abaixo para ajudá-lo a avaliar e comparar aparelhos de ar condicionado

  • Tamanho e peso
  • Capacidade de resfriamento / BTU
  • Resfriamento para tamanho de quarto até
  • Ar condicionado monobloco vs. inversor split
  • Timer / Controle remoto / Mangueira de ar de exaustão
  • Consumo de energia / Circulação do ar
  • Classe de eficiência energética
  • Resfriamento, aquecimento, umidificação, ventilação e desumidificação
  • Volume
  • Tipo de resfriamento

Tamanho e peso

Um critério de compra pode ser o tamanho e o peso. Especialmente se você estiver considerando um ar condicionado móvel, menos peso e um tamanho mais compacto pode ser uma vantagem.

Os tamanhos variam de uma média de 90 x 50 x 30 cm. O peso das unidades de resfriamento monobloco varia de 11 a 30 kg ou 27 a 50 kg para unidades com inversor dividido.

Estes fatores também são importantes para os aparelhos de ar condicionado de janela, pois eles têm que ser instalados diretamente na janela ou na parede.

Capacidade de resfriamento / BTU

Um critério essencial ao comprar um ar condicionado é a capacidade que ele atinge.
A capacidade de refrigeração indica quanta energia térmica é dissipada por unidade de tempo.

Influencia tanto os custos operacionais quanto se a capacidade de resfriamento do ar condicionado é apropriada para o tamanho da sala a ser resfriada.

Você mesmo pode calcular a capacidade de resfriamento com uma fórmula simples

  • Para cada metro cúbico de volume da sala, uma capacidade de resfriamento de aproximadamente 40 watts deve ser assumida.
  • Por pessoa, uma capacidade de resfriamento adicional de aproximadamente 100 watts é necessária.

A BTU lhe informa a capacidade máxima de refrigeração. Quando você fala de BTU, você está falando de energia térmica. BTU, chamada de Unidade Térmica Britânica, indica a capacidade de resfriamento de um ar condicionado em uma hora.

Quanto maior a sala que você quiser esfriar, maior deve ser este valor. 1.000 BTU/h correspondem a cerca de 293 watts, 5.000 BTU/h correspondem a cerca de 1465 watts.

Refrigeração para tamanhos de quarto até

Este critério é importante para a compra, pois você deve prestar atenção à refrigeração ideal do quarto. Nem uma capacidade de refrigeração subdimensionada nem uma capacidade de refrigeração superdimensionada fazem sentido para a sala ser resfriada.

Muito pouca energia pode resultar em maior consumo de energia e a sala ainda não será confortavelmente resfriada.

A maioria dos aparelhos de ar condicionado monobloco resfriam melhor uma sala até 65 m3.
Os inversores de ar condicionado split conseguem resfriar salas de até 120 m3 de tamanho.

Monobloco vs. inversor de ar condicionado split

Na seção Decisão, nós entramos nas diferenças entre estes dois tipos de aparelhos de ar condicionado.

Dependendo se você preferir uma unidade compacta, que geralmente é mais fácil de instalar, ou um sistema de refrigeração em duas partes, onde um compressor tem que ser montado na parede externa e é conectado ao módulo de ar condicionado interno por um tubo de cobre ou mangueira, você precisa considerar estes dois tipos.

O ar condicionado real ocorre na unidade interna do inversor de ar condicionado split, ou seja, filtragem, controle de temperatura e regulação da umidade do ar.

A vantagem é que os componentes barulhentos da unidade de resfriamento com inversor dividido são montados na parte externa e, portanto, trabalham de forma subjetivamente mais silenciosa em comparação com as unidades de monoar condicionado.

Entretanto, uma maior capacidade de resfriamento também pode significar que as unidades de divisão do inversor produzem um nível de ruído mais alto. No entanto, resta dizer que eles são mais adequados para uso contínuo do que um ar condicionado monobloco.

As unidades de inversor dividido também têm outra vantagem significativa: elas são mais eficientes em termos energéticos.

Timer / Controle remoto / Mangueira de ar de exaustão

Um timer é uma característica padrão de quase todos os aparelhos de ar condicionado e ajuda a cronometrar o tempo de resfriamento. Por exemplo, o resfriamento pode ser desligado ou funcionar em um nível mais baixo enquanto você dorme.

Com a ajuda de um aplicativo instalado em um dispositivo móvel, você pode frequentemente regular o resfriamento de outro lugar ou sala. Ao comprar um ar condicionado monobloco, você também deve certificar-se de que a mangueira de ar de exaustão esteja incluída na entrega.

Consumo de energia / circulação de ar

O consumo de energia é calculado em quilowatts por hora. Novamente, nós recomendamos um inversor de ar condicionado porque a rotação do compressor se ajusta à temperatura ambiente.

Ao contrário dos sistemas on-off split, o número de rotações do compressor é reduzido assim que a temperatura desejada é atingida.

O consumo deve estar entre 140 e 346 kWh por ano.

A circulação de ar indica quantos metros cúbicos de ar circulam em uma hora. Também é chamado de volume de energia. Os valores aqui estão entre 330 e 650 m3/h.

Classe de eficiência energética

Desde janeiro de 2013, a nova diretiva da UE sobre o projeto ecológico de produtos relacionados à energia está em vigor, o que distingue o cálculo e, portanto, a designação dos índices de eficiência energética SEER - valores para operação de resfriamento e SCOP - valores para operação de aquecimento.

Estes são números de eficiência sazonal que refletem a eficiência do ar condicionado ou bomba de calor durante o ano inteiro, dependendo do respectivo clima.

SEER significa Seasonal Energy Efficiency Ratio (Razão de Eficiência Energética Sazonal). Este valor indica o coeficiente de desempenho do ar condicionado em modo de resfriamento durante todo o período de resfriamento.

SCOP é a abreviação de Seasonal Coefficient of Performance para o desempenho da unidade em modo de aquecimento durante todo o período de aquecimento.

Em geral, você deve se certificar de que seu ar condicionado tenha pelo menos eficiência energética classe A, a fim de usar um ar condicionado com economia de energia e consumir menos eletricidade, mantendo um bom desempenho.

Refrigeração, aquecimento, umidificação, ventilação, desumidificação

Estas quatro funções são realizadas por um ar condicionado. Teoricamente, todo ar condicionado pode aquecer, mas na prática isso muitas vezes não é o caso. Além disso, é questionável se o desempenho do aquecimento é melhor do que o de outros sistemas de aquecimento.

Estes quatro fatores contribuem para um clima interior agradável, aumentam a qualidade do ar, reduzem germes e pragas e podem ter um efeito positivo sobre os que sofrem de alergia. Quanto mais funções o ar condicionado tiver, mais possibilidades há de criar a atmosfera ideal do quarto.

Volume

O volume é um importante critério de compra, porque o ar condicionado está sempre no quarto onde trabalhamos, dormimos e vivemos.

65 decibéis são padrão, mas em operação contínua eles são subjetivamente percebidos como barulhentos. A este volume, nós recomendamos um inversor de ar condicionado split para operação contínua.

Tipo de resfriamento

O tipo de resfriamento lhe diz qual tecnologia o ar condicionado utiliza. A tecnologia mais utilizada é a do ar frio, às vezes a do ar-ar. Em princípio, o uso de refrigerantes deve ser visto criticamente, uma vez que eles não são muito sustentáveis.

Além das emissões indiretas de CO2, os aparelhos de ar condicionado que trabalham de acordo com o princípio da compressão poluem o clima com suas emissões de refrigerante com efeito estufa.

Os refrigerantes consistem de hidrocarbonetos parcialmente fluorados (HFC), que são utilizados como substâncias puras ou como misturas de substâncias.

Os refrigerantes R407C e R410A são freqüentemente utilizados. Em sistemas centralizados, o resfriamento pode ser realizado utilizando água gelada com uma gama de refrigerantes naturais R290 ou R717 (amônia).

Fonte da imagem: pixabay.com / matuska

Resenhas