Ultima atualização: 9 de fevereiro de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

57Comentários coletados

Chega o verão e, com ele, o calorão de sempre. E é então que você se lembra que precisa de um ar condicionado, certo? Mas como está cada vez mais difícil escolher o modelo ideal, em meio a tanta variedade, hoje vamos nos concentrar em um dos mais populares do momento: O ar condicionado inverter 12000.

O ar condicionado inverter 12000 é um dos mais eficientes do mercado, mas não é indicado para qualquer ambiente. Por isso, nesse artigo nós vamos explicar quais são as vantagens desse tipo de ar condicionado e como escolher o melhor modelo em meio a tantas marcas.




Primeiro, o mais importante

  • O ar condicionado inverter 12000 é um dos mais potentes e econômicos, mas é recomendado especificamente para cômodos como salas e quartos que não passem de 20m².
  • Existem muitas diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 BTUs e o modelo mais comum disponível no mercado.
  • Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de ar condicionado inverter 12000 e é preciso avaliar alguns fatores para garantir a compra do modelo ideal para você.

Melhores aparelhos de ar condicionado inverter 12000: Nossas recomendações

O processo de escolher um ar condicionado vai muito além de considerar apenas o preço e o design. E o mesmo vale para o ar condicionado com tecnologia inverter e de 12000 BTUs. isso porque os fabricantes oferecem um modelo ideal para cada situação e necessidade. Por isso, nós listamos a seguir os melhores aparelhos de ar condicionado 12000 disponíveis no momento. Confira:

Para controlar seu ar condicionado de qualquer lugar

O ar condicionado inverter 12000 da Midea alia conforto térmico e economia. O sistema Inverter reduz o uso de energia em até 60% no modo normal e em até 74% na função Eco Noite. Tem Selo Procel A de Energia e conta ainda com Kit WiFi Midea, que permite que você controle o ar condicionado de qualquer lugar.

Ar condicionado para economizar energia

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Esse modelo de ar-condicionado inverter 12.000 BTUs da Agratto mantém a temperatura constante e evita picos de energia, por conta de seu circuito inteligente, o que pode economizar até 60% de energia. Com classificação Procel A, esse modelo é sustentável, com design clean e controle com display digital.

Ar condicionado para eliminar vírus e bactérias

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Esse modelo de ar inverter 12.000 BTUs da Samsung conta com um inversor de 8 polos para manter a temperatura desejada sem desligar e ligar com frequência. O ar se mantém limpo com o 3 Care Filter e, além de coletar o pó, o sistema elimina até 99% de certos vírus, bactérias e alérgenos. Outro fator positivo é a tecnologia Triple Protector Plus, que mantém a temperatura desejada mesmo nos ambientes mais difíceis.

Guia de Compra

Como você pode perceber com a variedade de tamanhos e funcionalidades, nunca é simples escolher e comprar um ar condicionado. Ainda mais quando você está à procura de um modelo específico como é o caso do ar condicionado inverter 12000.

Por isso, nesse Guia de Compra, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as características, modelos e o funcionamento do ar condicionado inverter 12000.

Mulher sentada no sofá debaixo do ar condicionado.

O ar condicionado inverter 12000 é um aparelho econômico, durável, potente e silencioso. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Quais são as características de um ar condicionado inverter 12000?

Para que você possa entender o que é, como funciona e quais são as características de um ar condicionado inverter 12000, é preciso explicar sua denominação por partes.

Primeiramente, é preciso que você compreenda o que significa o termo "inverter" e, depois, o que representa a numeração "12000".

Inverter é uma tecnologia que torna o aparelho de ar condicionado mais econômico quando tratamos de consumo de energia. O sistema de um ar condicionado inverter permite que o aparelho refrigere o ambiente de forma constante, controlando a velocidade do compressor.

Dessa forma, o ar condicionado inverter não liga e desliga, como ocorre com os modelos comuns. Com isso, acaba desgastando menos o motor, reduzindo a emissão de ruídos e evitando os picos de voltagem.

Mulher deitada no sofá, usando notebook, com o ar condicionado ligado acima dela.

O ar condicionado inverter 12000 é ideal para refrigerar locais de tamanho médio. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Além disso, como o compressor do ar condicionado inverter está sempre em funcionamento, não ocorrem oscilações na temperatura.

Com isso, esse tipo de ar condicionado consome cerca de 60% menos energia em comparação a um modelo que não tem a tecnologia inverter.

A numeração em BTU determina a potência de refrigeração do ar condicionado inverter.

Já o numero 12000 representa a BTU, uma sigla em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. Na prática, a numeração em BTUs determina a potência de refrigeração do ar condicionado.

Ou seja, quanto maior for o número de BTUs, mais potente será o ar condicionado. Mas isso não quer dizer que você pode escolher o ar condicionado com o maior BTU à revelia.

Isso porque, na prática, a quantidade de BTUs de um ar condicionado é calculada levando-se em consideração alguns fatores como, por exemplo, o tamanho do cômodo, a quantidade de incidência solar e de pessoas que passarão pelo local.

Dessa forma, de modo geral, o ar condicionado inverter 12000 é recomendado para cômodos de até 20 metros quadrados.

Mas, para que você entenda como isso funciona essa analogia entre o BTU do ar condicionado, o tamanho do local onde ele será instalado e a provável quantidade de sol que irá incidir sobre ele, confira a tabela que criamos a seguir:

Metragem do ambiente Pega sol da manhã Pega sol da tarde ou o dia todo
Até 10 m² Até 7.500 BTUS/h Até 7.500 BTUS/h
15 m² 10.000 BTUS/h 10.000 BTUS/h
20 m² 12.000 BTUS/h 12.000 BTUS/h
25 m² 12.000 BTUS/h 15.000 BTUS/h
30 m² 15.000 BTUS/h 18.000 BTUS/h
40 m² 18.000 BTUS/h 21.000 BTUS/h
50 m² 21.000 BTUS/h 30.000 BTUS/h

Qual a diferença entre o ar condicionado inverter 12000 e o tradicional?

Há várias diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o modelo convencional. Como vimos, o ar condicionado inverter é mais econômico do que o modelo que não possui essa tecnologia.

Além disso, por conta de seu sistema de funcionamento, o ar condicionado inverter 12000 cria uma climatização que acontece aos poucos e, por isso, a temperatura é mais constante do que no modelo tradicional.

Já o ar condicionado convencional possui um compressor que funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado. Isso acaba causando uma grande variação de temperatura e, consequentemente, gera picos de energia. O resultado é que o consumo de energia do ar condicionado comum é muito maior.

Mas as diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o convencional não param por aí. O inverter também oferece maior controle, já que também atinge a temperatura escolhida mais rapidamente do que o tradicional.

Casal sentado no sofá ligando o ar condicionado.

O ar condicionado inverter 12000 é mais eficiente do que o comum. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Como nos aparelhos tradicionais a oscilação de temperatura é maior, o ar condicionado também leva mais tempo para alcançar a temperatura desejada.

Além disso, enquanto no ar condicionado tradicional o jato de ar é intenso, podendo incomodar quem fica mais próximo dele, o ar condicionado inverter 12000 possui um jato suave e contínuo.

O gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto.

Vale ressaltar ainda que o gás utilizado pelo sistema inverter (R-410) é ecologicamente correto. Além disso, o aparelho utiliza filtros de íon negativos, que retiram do ar sujeiras e odores desagradáveis.

Outra diferença entre o ar-condicionado inverter 12000 e o convencional é o preço. O inverter é um pouco mais caro, por conta de sua tecnologia. Mas se considerarmos a economia na conta de luz ele ainda ganha no quesito custo-benefício.

Dessa forma, para você entender melhor quais são as diferenças entre o ar condicionado inverter 12000 e o aparelho comum, confira a seguir a tabela que preparamos para você:

Ar condicionado Inverter 12000 Ar condicionado comum 12000
Consumo energético Economiza até 60% de energia Compressor liga e desliga constantemente, gerando picos de energia
Controle de temperatura Atinge a temperatura desejada rapidamente e a mantém estável, sem oscilação entre calor e frio Tem maior variação de temperatura
Tipo de gás Usa gás ecológico Usa o gás comum (R-22)
Emissão de ruído Mais silencioso Compressor costuma fazer mais barulho ao ligar e desligar
Durabilidade Maior durabilidade, pois o desgaste do compressor é menor Menor, já que o compressor trabalha mais

Qual o local ideal para instalar o ar condicionado inverter 12000?

Como vimos, em geral, o ar condicionado inverter 12000 é indicado para ambientes de até 20 metros quadrados.

Mas, de acordo com especialistas, podem ocorrer variações dependendo do período do dia, da quantidade de incidência de calor e também do número de pessoas que transitarem pelo espaço.

Por isso, de maneira geral, os especialistas afirmam que o ar condicionado inverter 12000 é indicado para uma cômodos de 20m² em casas e apartamentos.

Já em um ambiente comercial, no qual o trânsito de pessoas é maior e mais constante, esse tipo de ar condicionado com 12000 BTUs é recomendado para áreas de no máximo 15m².

Homem sentando em mesa de trabalho com ar condicionado na parede.

O ar condicionado inverter 12000 é ideal para cômodos de até 20 metros quadrados. (Fonte: Helena Lopes/ Pexels.com)

Além disso, o ar condicionado inverter 12000 pode ser especialmente indicado em locais onde a variação climática é maior. Um bom exemplo seriam regiões do país como o Sudeste, onde ocorrem grandes variações de temperatura em um mesmo dia.

Em regiões como essa, o sistema inverter ajuda a manter a temperatura do ambiente mais constante. Além disso, o mais recomendado é que o ar condicionado inverter 12000 fique em uma área sombreada e bem arejada.

Isso porque, se alguma fonte de calor incidir sobre o aparelho de ar condicionado, ele poderá esquentar e, com isso, consumir ainda mais energia para funcionar de forma apropriada.

E é, claro, não se esqueça de checar as regras da fachada do seu imóvel antes de instalar o ar condicionado. Prédios, em geral, possuem regras que limitam as mudanças que podem ser feitas nas fachadas.

Quais são as vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter 12000?

Como vimos até aqui, existem inúmeras vantagens quando tratamos do ar condicionado inverter 12000. A primeira é, certamente, a maior economia na conta de luz possibilitada pela tecnologia inverter.

Além disso, por conter 12000 BTUs, esse tipo de ar condicionado é potente para refrigerar espaços de até 20 metros quadrados, sejam eles salas, quartos, escritórios e até quitinetes. Outra vantagem é o baixo nível de ruído do ar condicionado inverter 12000.

Sem contar que esse aparelho também garante uma maioria estabilidade na temperatura e na utilização do gás ecológico R-410A que, além de não ser tóxico nem inflamável, causa menos
agressão à natureza, já que não afeta a camada de ozônio por não conter cloro.

Mão usando controle remoto para ligar o ar condicionado.

A grande vantagem do ar condicionado inverter 12000 é que ele é econômico, potente e ecológico. (Fonte: Sasin Tipchai/ 123rf.com)

Por outro lado, é importante que as desvantagens desse tipo de aparelho também sejam mencionadas. O fato é que a instalação do ar condicionado inverter 12000 do tipo split, o modelo mais comum, pode demandar uma reforma.

Isso porque esse tipo de ar condicionado inverter 12000 é composto por duas unidades, uma interna e outra externa. Ainda assim, essa não é a única opção de modelo quando tratamos do ar condicionado inverter 12000. Falaremos em detalhes sobre esse tópico em Critérios de Compra.

Mas, além disso, o preço do ar condicionado inverter 12000 também acaba sendo um ponto negativo, já que em geral, é maior se comparado ao aparelho comum.

Para resumir, criamos a tabela abaixo com as principais vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter 12000. Veja:

Vantagens
  • Mais econômico
  • Silencioso
  • Eficiente para ambientes de 20m²
  • Utiliza gás ecológico
Desvantagens
  • Preço alto
  • Dependendo do modelo pode requerer reforma em casa

Quanto custa e onde comprar o ar condicionado inverter 12000?

O preço do ar condicionado inverter 12000 pode variar bastante dependendo da marca, do modelo e das funcionalidades que acompanham o aparelho. Por isso, de modo geral, você vai encontrar esse aparelho custando entre R$1,6 mil e R$4 mil.

Se o preço pode ser um problema, encontrar o ar condicionado inverter 12000 não será difícil. Você pode comprar esse aparelho em lojas especializadas, de departamento e até em hipermercados como Lojas Americanas, Novos Mundo e Extra.

No entanto, hoje em dia, a forma mais prática e rápida é adquirir o seu ar condicionado inverter 12000 pela internet, em lojas como a Amazon Brasil, por exemplo. Além do conforto, você ainda encontra modelos exclusivos, com preços promocionais.

Você sabia que o ar-condicionado deve ser instalado no alto do cômodo?

A razão é simples: As moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras e, com isso, concentram seu peso em um determinado local.

Dessa forma, o ar nesse local fica mais pesado e, portanto, mais propício para descer.

Critérios de compra: O que diferencia um ar condicionado inverter 12000 de outro

Se você chegou até aqui é porque o ar condicionado inverter 12000 é a opção certa para você. Mas agora é chegada a hora de escolher o modelo ideal em meio a tantos disponíveis no mercado atualmente.

Para tanto, recomendamos que você leve em consideração alguns critérios antes de efetuar a sua compra. São eles:

Abaixo vamos explicar detalhadamente cada um desses tópicos para você.

Tipos

Na hora de escolher um ar condicionado inverter 12000 você terá alguns modelos disponíveis. Os mais comuns são: Janela e Split. O de janela é raríssimo de ser encontrado com a tecnologia inverter.

Por isso, o mais comum será encontrar o aparelho do tipo split. O split, como vimos, é formado por duas unidades, a condensadora e a evaporadora. Mas existem alguns tipos de ar condicionado inverter 12000 do tipo split. Confira:

  • Split tradicional: Para quem tem espaço como um quintal ou uma varanda para instalar a unidade condensadora, que fica do lado de fora da casa.
  • Split Window: Esse tipo de ar condicionado conta com uma unidade condensadora que fica encaixada na janela.
  • Split Hi-Wall: O ar condicionado split HW é o mais popular, já que é indicado para quem não pode quebrar a parede.

Quente e frio

Outro fator que você deve analisar antes de comprar o ar condicionado inverter 12000 é o cilo de temperatura do ar. A maioria conta apenas com o ciclo de ar frio, para resfriar o ambiente. Mas os modelos mais modernos contam também com o ciclo de ar quente.

E essa função pode ser bastante útil especialmente se você mora em um local onde o clima muda muito durante o ano. Ou seja, o ar condicionado inverter 12000 com ciclo frio e quente, além de refrigerar durante o verão, pode aquecer o ambiente no inverno.

Voltagem

Em seguida, recomendamos que você analise a voltagem do ar condicionado inverter 12000, que deve ser compatível com a voltagem da região onde você vai instalar o aparelho.

Além disso, é preciso que você saiba que o gasto de energia com os modelos de ar condicionado 127V é maior e, para instalar esse aparelho, você vai precisar utilizar fios mais resistentes e grossos.

Já o aparelho de 220V, pode ser instalado com fios mais finos já que esse tipo de ar condicionado não puxa tanta força da fiação.

Sala com ar condicionado.

É preciso atenção com a voltagem do ar condicionado inverter 12000. (Fonte: Jodie Johnson/ 123rf.com)

Gasto de energia

Por fim, é importante que você também considere o gasto que você terá com o consumo de energia elétrica. Como vimos, o ar condicionado inverter 12000 pode gerar uma economia de mais de 60%, mas o fato é que isso varia de modelo para modelo.

Portanto, é importante que você verifique o Selo Procel de Economia de Energia que vem na embalagem. A classificação A é a mais econômica.

(Fonte da imagem destacada: SORAPONG CHAIPANYA/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas