Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

À medida que as temperaturas externas aumentam, as temperaturas internas também aumentam. Você provavelmente está familiarizado com as conseqüências: sono deficiente, capacidade reduzida de concentração, etc. A instalação de um condicionador de ar pode ajudar.

Aqui você encontrará as melhores dicas e truques para a instalação de um ar condicionado. Entre outras coisas, nós explicamos como funciona um ar condicionado, informamos sobre os diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado e informamos os custos que você terá que pagar pela compra e instalação de um ar condicionado.




O mais importante

  • Basicamente, uma distinção pode ser feita entre dois tipos diferentes de aparelhos de ar condicionado: Unidades monobloco e ar condicionado split. Enquanto o primeiro sempre refrigera apenas uma sala, o segundo também pode ser instalado em várias salas.
  • A instalação de um condicionador de ar deve ser bem planejada. Entre outras coisas, você deve saber a quantidade de refrigeração necessária e a condição geral de energia do edifício no qual o ar condicionado deve ser instalado. O ar condicionado deve combinar com o tamanho, tipo e desempenho do edifício.
  • Em qualquer caso, você deve obter ajuda de um especialista em ar condicionado para a instalação de um aparelho de ar condicionado. Especialmente a instalação de um ar condicionado dividido, que requer a quebra de uma parede, deve ser deixada a cargo de um profissional.

Informações de base: O que você deve saber sobre a ar condicionado embutido

Antes de decidir instalar um ar condicionado, você deve considerar as seguintes perguntas, que nós respondemos para você. Nós explicamos quais coisas você deve ter em mente ao instalar um condicionador de ar.

Como funciona um ar condicionado embutido?

Basicamente, todos os aparelhos de ar condicionado funcionam de acordo com o mesmo princípio: eles sugam o ar quente da sala e o esfriam com a ajuda de um refrigerante especial. O ar frio é finalmente liberado de volta para a sala.

Há principalmente quatro componentes do ar condicionado envolvidos neste processo

  • Compressor: Aqui é onde o refrigerante do ar condicionado é comprimido. Para fazer isso, o compressor aspira o refrigerante na forma de gás, aumentando enormemente a pressão.
  • Condensador: O refrigerante é pressionado pelo compressor para dentro do condensador. O refrigerante ainda quente é resfriado lá embaixo com a ajuda de ar externo. No processo, ele emite seu calor residual para o ar mais frio na vizinhança imediata e começa a condensar. O refrigerante muda sua forma de gasoso para líquido.
  • Válvula de expansão: O refrigerante líquido é alimentado através de um tubo separado através da válvula de expansão para o evaporador.
  • Evaporador: Aqui o refrigerante líquido é evaporado com a ajuda do calor ambiente ou da temperatura ambiente. Para este processo, o ar quente da sala é aspirado através de um ventilador e passado através do evaporador. Em troca, o ar resfriado é soprado para dentro da sala.

O ar resultante é liberado na sala até que a temperatura da sala tenha atingido o nível desejado. O refrigerante, que agora está novamente gasoso, flui de volta para o circuito de refrigeração sem perdas.

Quais os tipos de ar condicionado embutido que existem?

Se você quiser instalar um ar condicionado, você pode escolher entre diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado

  • Unidades monobloco
  • Ar condicionado split

A seguir, vamos apresentar a você os diferentes tipos de aparelhos de ar condicionado e listar suas vantagens e desvantagens.

Unidades Monobloco

Os aparelhos de ar condicionado Monobloco são o modelo mais simples de aparelho de ar condicionado. Eles consistem de apenas uma carcaça, na qual estão localizados o compressor e as aletas de resfriamento.

A carcaça serve como um trocador de calor que transfere o calor da sala para um refrigerante especial. O refrigerante circula em um circuito fechado. O calor é geralmente liberado para o exterior através de mangueiras que levam através de uma abertura na parede ou de uma janela ligeiramente aberta. (1)

As unidades Monobloco oferecem a você uma solução barata e fácil de instalar se você quiser ter um ar condicionado. A grande vantagem de uma unidade monobloco é que ela não requer instalação extra em casa.

Entretanto, o ruído da unidade pode ser uma desvantagem. Além disso, muito ar externo entra quando as mangueiras de exaustão estão em janelas abertas, o que aumenta a carga de resfriamento, aumentando assim os custos de operação.

Split air conditioners

Os chamados split air conditioners são recomendados para uso a longo prazo de um condicionador de ar. Eles funcionam exatamente como unidades monobloco, mas consistem de duas caixas separadas: uma unidade externa com um compressor e uma unidade interna que resfria o ar da sala.

Esta variante elimina as mangueiras irritantes nas janelas. As duas unidades podem ser conectadas através de linhas que passam por dois orifícios finos na parede externa. (2)

Se você decidir instalar um ar condicionado split, você se beneficiará de um sistema silencioso e eficiente. Como as unidades divididas têm acesso a ar frio externo, elas alcançam maior eficiência e podem ser mais eficientes em termos energéticos do que as unidades monobloco.

Outra vantagem é que várias unidades internas podem ser conectadas a uma unidade externa. Isto lhe dá a opção de resfriar vários quartos no verão com apenas uma unidade.

Além disso, os sistemas split podem funcionar como bombas de calor no inverno, de modo que você pode até mesmo aquecer as respectivas salas com a tecnologia.

Quem pode instalar um ar condicionado?

Mesmo que os fabricantes anunciem que você deve ser capaz de instalar o ar condicionado sem ajuda externa, nós recomendamos que você vá a um especialista em ar condicionado. Especialmente a instalação de um ar condicionado dividido, que requer a quebra de uma parede, deve ser deixada a cargo de um profissional.

Um especialista em ar condicionado economiza seus problemas porque ele garante que os componentes do sistema de ar condicionado sejam ajustados de forma ideal um ao outro. Este deve ser sempre o caso porque, por exemplo, se os tubos são muito longos, o refrigerante não pode circular corretamente.

Qual é a capacidade de refrigeração de um ar condicionado embutido?

A capacidade de refrigeração de um ar condicionado depende de vários fatores e depende acima de tudo das condições locais.

Klimaanlage einbauen-1

Os dias quentes de verão deixam muitas pessoas jogando e virando sem dormir à noite. Neste caso, pode valer a pena considerar a instalação de um ar condicionado.
(Fonte de imagem: Oleg Ivanov / unsplash)

Por exemplo, a capacidade de refrigeração deve ser correspondentemente alta se houver muitas janelas, paredes externas e/ou aparelhos elétricos na sala com ar condicionado.

Um profissional pode ajudá-lo a dimensionar seu ar condicionado adequadamente calculando a carga de resfriamento.

Isto envolve somar todos os ganhos de calor que o ar condicionado precisa compensar para levar o seu espaço ou salas à temperatura desejada.

Para uma estimativa fácil, muitos fabricantes também fornecem o volume da sala que pode ser resfriado com o ar condicionado correspondente.

O que você deve considerar ao instalar um condicionador de ar?

Nossa dica para você é planejar a instalação de um ar condicionado com bastante antecedência. Isto significa lidar com questões como a quantidade de resfriamento necessário com antecedência.

Você deve pensar se apenas uma sala, salas individuais em particular ou todas as salas devem ser resfriadas.

O sistema de ar condicionado deve combinar com o tamanho, tipo e desempenho do edifício.

Você também deve saber o estado geral da energia do edifício no qual o ar condicionado será instalado e incluir isso em seus cálculos. É melhor buscar conselhos detalhados de um especialista apropriado.

Finalmente, vale a pena verificar novamente se você já esgotou todas as outras medidas para evitar o calor em seu espaço de vida. Se este for o caso, pode ser uma boa idéia instalar um ar condicionado.

Instalar um ar condicionado: As 3 melhores dicas para instalar um ar condicionado

Se você decidir instalar um ar condicionado, gostaríamos de compartilhar com você as três melhores dicas a seguir para ajudá-lo a instalar seu ar condicionado.

Consulte um especialista em ar condicionado ao ar condicionado embutido

Nós recomendamos que você sempre consulte um especialista em ar condicionado ao instalar seu ar condicionado. Especialmente se você optar por um ar condicionado dividido que requer a quebra da parede, você deve deixar a instalação do sistema para um profissional.

Klimaanlage einbauen-2

A instalação de um sistema de ar condicionado deve ser deixada a um profissional, pois em muitos casos é necessário romper a parede externa para a colocação dos tubos de refrigeração.
(Fonte da imagem: Kira Porotikova / unsplash)

Se você não quer deixar todo o trabalho para um profissional, você já pode instalar com segurança a unidade interna do ar condicionado em seu espaço para ser resfriado. Você também pode instalar a unidade externa na frente da casa (por exemplo, no chão ou em suportes na parede externa).

Uma vez que estes componentes tenham sido instalados, é a vez do especialista. Ele se certificará de que as linhas de refrigeração para o ar condicionado sejam colocadas corretamente. Para este propósito, as linhas são encaminhadas da unidade interna através da parede externa para a unidade externa.

O especialista em ar condicionado tem melhores ferramentas e mais experiência na instalação de sistemas de ar condicionado. Com sua ajuda, você pode evitar os erros de principiante e economizar tempo.

Para ligar o ar condicionado, as unidades internas e externas devem estar conectadas à rede elétrica. Aqui, também, você deve ter o trabalho feito por um profissional.

Esteja ciente de todas as vantagens e desvantagens da ar condicionado embutido

Naturalmente, um ar condicionado oferece uma série de vantagens, em primeiro lugar, temperaturas agradáveis no espaço de moradia, mesmo em dias quentes de verão. Graças à tecnologia inovadora, seu espaço de vida ficará a uma temperatura confortável, não importa quão quente esteja lá fora.

Uma agradável temperatura interna, por sua vez, traz outras vantagens, como a melhoria do sono e da qualidade de vida. Mesmo em dias quentes, você pode se concentrar melhor graças ao efeito de resfriamento do ar condicionado.

Entretanto, a instalação de um ar condicionado também pode ter desvantagens que você deve se informar com antecedência. Estes incluem, por exemplo, os custos de compra e instalação de um ar condicionado. Você também deve estar ciente dos custos adicionais de eletricidade.

Se a tecnologia for configurada incorretamente, podem ocorrer correntes de ar, que reduzem o conforto de vida. Além disso, as unidades monobloco em particular podem ser ruidosas, e é por isso que você nem sempre pode simplesmente instalá-las onde você quer.

Abaixo listamos as possíveis vantagens e desvantagens de um ar condicionado incorporado.(3)

Verifique com seu locador antes de instalar um ar condicionado

Se você quiser instalar um ar condicionado split em um apartamento alugado, como inquilino você deve pedir permissão ao locador. Você só pode instalar o ar condicionado com a permissão do locador, e nós recomendamos que você obtenha esta permissão por escrito.

Você precisa da permissão do locador para instalar um ar condicionado.

Mas nós também recomendamos que você obtenha a permissão de seu locador antes de instalar uma unidade monobloco, para que você não tenha problemas depois.

Por exemplo, a mangueira de escape do ar condicionado monobloco pode ser um incômodo visual para algumas pessoas.

Além disso, os vizinhos podem ser perturbados pelo ruído da unidade e/ou pelo calor gerado se o ar condicionado for colocado na varanda ou similar. Portanto, verifique com seu locador antes de instalar um ar condicionado e poupe-se de problemas desnecessários.

Conclusão

Pode-se dizer que há muito a considerar ao planejar a instalação de um ar condicionado em seu espaço de moradia. Dos diferentes tipos de condicionadores de ar e suas respectivas vantagens e desvantagens para os diferentes fatores de custo.

O fato é que um ar condicionado integrado mantém seu interior agradavelmente fresco mesmo em dias quentes de verão e assim melhora a qualidade do sono e da vida muitas vezes. Se você está preparado para pagar os altos custos de compra/instalação de um ar condicionado, você pode se beneficiar destas vantagens e dizer adeus às noites de verão sem dormir.

Fonte da imagem: maru123rf/ 123rf.com

Resenhas