Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar de um eletroportátil necessário para aliviar os dias de calor: o ar condicionado de janela.

Um dos aparelhos mais tradicionais da categoria, o ar de condicionado de janela é uma das opções para quem quer fugir do calor dentro de casa, de forma simples e sem gastar muito.

Em meio a tantos modelos diferentes, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar o ar condicionado de janela que irá atender às suas expectativas e necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • O ar condicionado de janela é mais barato que os outros tipos e é ideal para resfriar espaços menores.
  • Hoje em dia existem modelos tradicionais e modernos, para todas os bolsos e objetivos.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o ar condicionado de janela ideal.

Os melhores modelos de ar condicionado de janela: Nossas sugestões

Quem procura por um ar condicionado de janela, quer opções modernas e inovadoras por um preço em conta. Sabendo disso, os fabricantes têm investido em tecnologias e design diferenciados.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de ar condicionado de janela disponíveis hoje em dia no mercado.

Opção com sistema extra de renovação de ar

O ar condicionado de janela Springer da Midea é um aparelho com 10.000 BTU/h. Com sistema extra de renovação de ar, esse modelo possui baixo nível de ruído e nível B de eficiência energética.

Além disso, esse ar condicionado conta com duas velocidades, além do modo ventilação. O fluxo de ar pode ser direcionado para quatro direções e o aparelho mede 42 cm de altura, 55,6 cm de largura e 55,8 cm de profundidade.

Um modelo muito fácil de limpar

Esse ar condicionado de janela da Consul tem 7500 BTUs, tem design moderno e funciona na função frio. Fácil de limpar, com painel frontal removível, esse ar condicionado está disponível tanto em 110V quanto em 220V.

Ótimo modelo silencioso

O ar condicionado de janela Springer da Media tem 27.000 BTU/h e sistema que permite a troca do ar, dissipando fumaças e odores do ambiente. Silencioso, esse modelo tem duas velocidades e quatro fluxos de ar.

Além disso, esse ar condicionado de janela possui nível A de eficiência energética e tem as seguintes medidas: 43 cm de altura, 66 cm de largura e 76 cm de profundidade.

Guia de Compra

Por contar com uma instalação diferenciada, não é tão simples assim comprar o ar condicionado de janela ideal. É preciso que você analise aspectos como: objetivo, local e custos.

Para ajudar você, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para tomar a melhor decisão e adquirir o ar condicionado de janela mais adequado.

Mulher se abanando com leque, segurando garrafa de água.

O ar condicionado de janela é eficiente e prático para refrescar quartos e salas. (Fonte: Antonio Guillem / 123rf)

O que é um ar condicionado de janela?

O ar condicionado de janela é um dos modelos mais tradicionais desse tipo de aparelho. Esse foi o primeiro modelo de ar condicionado que foi comercializado para atender espaços menores como, por exemplo, residências e escritórios.

Composto de uma peça apenas, o ar condicionado de janela é instalado em um vão, na parede de um cômodo. Por isso, esse aparelho é também conhecido como ar condicionado de parede.

O fato é que um dos seus diferenciais é que, com a instalação, uma parte do aparelho fica para dentro do ambiente e a outra para fora.

Ar condicionado de janela na fachada de uma casa.

O ar condicionado de janela é instalado em um buraco feito na parede. (Fonte: marioschmidtphoto / Pixabay)

Com relação ao seu funcionamento, o ar condicionado de janela possui o mesmo tipo de sistema dos demais aparelhos: ele retira o calor de dentro do cômodo e o joga para o lado de fora da residência.

Ainda que existam algumas exigências para a instalação desse tipo de ar condicionado como, por exemplo, o buraco na parede que modifica a fachada do prédio ou casa, esse é um dos aparelhos mais econômicos da categoria.

Além disso, com o tempo, o ar condicionado de janela acompanhou as novas tecnologias. Prova disso, são os modelos que hoje em dia oferecem facilidades como controle remoto e filtros que eliminam, inclusive, poeira e bactérias.

Quando o ar-condicionado de janela é indicado?

É um fato que o ar condicionado de janela ajuda a combater de maneira eficaz a proliferação de fungos e alérgenos, já que o aparelho mantém o ar do ambiente limpo.

Mas o ar condicionado de janela tem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração e, por isso, não é qualquer pessoa que pode ter um.

Isso porque, para que você tenha um ar condicionado de janela é preciso que haja um buraco na parede da fachada da sua residência. Se o vão já existe, ótimo. Senão, é preciso uma autorização para que a fachada seja alterada, especialmente se você mora em prédio.

Além disso, é importante que você saiba que o ar condicionado de janela é indicado para espaços menores por conta da potência que consegue alcançar.

Quais as diferenças entre o ar condicionado de janela e os outros aparelhos?

Além do ar condicionado de janela, existem ainda modelos portáteis e o conhecido como split. Todos são indicados para residências, mas existem diferenças entre eles.

O ar condicionado de janela é geralmente mais barato.

O ar condicionado de janela é geralmente mais barato e tem instalação simples, especialmente se o vão na parede já existe.

No entanto, esse aparelho tem menor capacidade de refrigeração e pode ser barulhento. Medida em BTU/h, a potência desse tipo de ar condicionado chega somente a 30.000 BTUs.

Por conta disso, esse tipo de aparelho é ideal para ambientes menores e nos quais seja permitida realizar mudanças na fachada.

Já o ar-condicionado portátil é aquele no qual a mangueira que sai do aparelho é colocada na janela. Esse tipo pode ser transportado facilmente de um ambiente para outro.

Fachada de prédio com ar condicionado de janela.

O ar condicionado de janela, além de ficar exposto na fachada, tem potência recomendada para cômodos pequenos.
(Fonte: terimakasih0 / Pixabay)

Por isso, o ar condicionado portátil é indicado para quem não pode alterar a fachada do imóvel ou quer ter um pouco mais de mobilidade, podendo levar o aparelho para outros cômodos.

Porém, o ar condicionado portátil conta com uma potência ainda menor, de 14.000 BTU/h.

Já o ar condicionado do tipo Split seria uma versão mais moderna do ar condicionado de janela. Esse é um modelo composto por dois módulos que diminui bastante o ruído.

foco

Você sabia que o Split também possui uma potência maior, chegando a 80.000 BUT/h, sendo indicado inclusive para ambientes maiores.

Mas, ainda que o buraco para sua instalação seja bem menor do que o necessário para o ar condicionado de janela, é preciso que um técnico faça o trabalho que é mais complexo.

Confira a seguir, as principais diferenças entre os tipos mais comuns de ar condicionado:

Ar condicionado de janela Portátil Split
Recomendado para Ambientes menores Ambientes menores Qualquer ambiente
Ruído Sim Sim Menor
Instalação Simples Não precisa Complexa
Custo Menor Menor Maior

Como instalar o ar condicionado de janela?

Como vimos, é preciso um buraco na fachada do imóvel para que seja possível a instalação do ar condicionado de janela. Em seguida, é preciso seguir algumas recomendações para que o aparelho fique no local mais adequado para que ocorra o seu pleno funcionamento.

De acordo com especialistas, o aparelho deve ser instalado a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m em relação ao chão.

foco

Você sabia que é recomendado que o ar condicionado seja instalado com uma pequena inclinação de 1 centímetro na base. Isso irá colaborar com o escoamento da água.

Além disso, recomendamos que você instale o ar condicionado de janela o mais centralizado possível na parede.

Observe também que, se você decidir por colocar mais de um aparelho em uma mesma parede, é preciso que mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles.

Além disso, o buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho que irá fixar o aparelho. A espessura dessa estrutura deve ser de, no mínimo, 2,5 cm.

Já as aberturas laterais e superior do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e devem estar desobstruídas para que a movimentação do ar no ar condicionado se processe de forma correta.

Qual a temperatura ideal para o ar condicionado de janela?

Você é daqueles que gosta de um ambiente gelado? Pois é importante que você saiba que utilizar uma temperatura extremamente fria no ar condicionado não apenas pode fazer mais para a sua saúde como para o seu bolso.

O fato é que as temperaturas extremas como, muito frio ou muito quente, nunca são realmente saudáveis.

Você deve observar a temperatura ideal tanto para preservar a sua saúde quanto para não aumentar a conta de energia no final do mês.

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados deve ser em torno de 23°C a 26°C no período do inverno.

Já durante o verão o ar condicionado de janela deve ter a temperatura ajustada entre 20ºC e 23ºC.

Como preservar o ar condicionado de janela?

Segundo os técnicos, para prolongar a vida útil dos equipamentos de ar-condicionado, além de manter o funcionamento adequado, é necessário limpar os filtros e fazer revisões periódicas.

O ideal é que você sempre siga as orientações que vêm no manual do produto. Além disso, também é importante ligar o aparelho com frequência e não apenas nos dias de muito calor.

Com essa estratégia você consegue manter o ar condicionado de janela em um bom estado por mais tempo.

Fachada de prédio com ar condicionado de janela.

Para o pleno funcionamento do ar condicionado de janela é preciso manutenção, limpeza e alguns cuidados. (Fonte: serezniy / 123rf)

No entanto, se você deixar o ar condicionado de janela por muito tempo sem funcionar, o recomendado é que você desligue o disjuntor.

É preciso que você limpe o filtro regularmente.

Também é preciso que você limpe o filtro regularmente. Para isso, basta retirar o filtro e lavar em água corrente.

Em meses de pouca utilização do ar condicionado de janela, você deve limpar o filtro a cada dois meses. Já em épocas de muito uso do aparelho, você pode realizar a limpeza uma vez por mês.

Quais as vantagens do ar condicionado de janela?

Como vimos, são muitas as vantagens do ar condicionado de janela. Além de ser mais barato, esse aparelho também conta com uma instalação simples, já que possui apenas um módulo.

Além disso, o tamanho compacto do ar condicionado de janela também facilita na hora da instalação.

Um pequeno espaço próximo à janela é ideal para acomodar o ar condicionado.

Mulher sentada na calçada, em frente à casa com ar condicionado de janela.

O ar condicionado de janela, apesar de modificar a fachada, é eficiente e compacto.
(Fonte: Wesley Tingey / Unsplash)

Outra vantagem do ar condicionado de janela é que ele é o aparelho ideal para climatizar pequenos ambientes.

Além disso, hoje em dia, existem modelos diversos, tanto dos mais tradicionais quanto os mais tecnológicos.

Por outro lado, esse aparelho também possui algumas desvantagens. Esse não é o tipo de ar condicionado esteticamente mais bonito.

Outra desvantagem é que esse aparelho costuma produzir muito ruído e não é capaz de resfriar um local muito grande.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do ar condicionado de janela:

Vantagens
  • Ótimo custo-benefício
  • Simples instalação
  • Eficiente para ambientes menores
  • Variedade de modelos
Desvantagens
  • Fica exposto na fachada do imóvel
  • Produz ruídos
  • Não resfria locais grandes

Quanto custa o ar condicionado de janela?

O preço do ar condicionado de janela varia bastante em função da marca, do tamanho e das tecnologias e funções.

Em geral, você vai encontrar o ar condicionado de janela custando entre R$ 800 a R$ 3,6 mil.

É claro que você não precisa comprar o mais caro. Sua escolha vai depender, entre outros fatores, da tecnologia do aparelho e do tamanho do cômodo que você precisa resfriar.

Onde comprar o ar condicionado de janela?

Você vai encontrar o ar condicionado de janela à venda em lojas de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

Ainda assim, nossa recomendação é que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você terá mais opções de modelos para escolher além de adquirir o ar condicionado de janela do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: O que observar ao escolher o ar condicionado de janela

Como vimos, antes de comprar um ar condicionado de janela você precisa ter um buraco na fachada do imóvel ou se certificar de que está autorizado para fazer esse vão.

Feito isso, chega a hora de você escolher o melhor modelo de ar condicionado de janela, entre os vários que estão disponíveis, hoje em dia, no mercado.

Para tanto, é fundamental que você conheça as diferenças técnicas entre os aparelhos. Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o melhor ar condicionado de janela:

  • Potência
  • Dimensão
  • Velocidade
  • Fluxo de ar
  • Eficiência energética

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e adquirir o ar condicionado de janela ideal.

Potência

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de investir no ar condicionado de janela é a potência do aparelho.

A potência do ar condicionado vai determinar a capacidade de refrigeração. E, como vimos, essa potência é medida em BTU (British Thermal Unit ou, em livre tradução, Unidade Termal Britânica).

Como vimos, em comparação a outros tipos de ar condicionado, o de janela conta com um limite de até 30.000 BTU. Mas você também poderá encontrar aparelhos que tenham baixa potência, de 7.000 BTU, por exemplo.

A potência do ar condicionado depende de vários fatores como área do cômodo, quantidade de janelas que permitem a incidência solar e o número de pessoas que frequentam o espaço.

Para você ter uma ideia, os especialistas apontam que em residências é indicada a utilização de ar condicionado de janela com potência que varia de 9.000 a 18.000 BTU.

Os de menor potência são mais recomendamos para quartos e salas que não sejam muito grandes e não tenham muito incidência de calor ou de sol.

Uma boa média, no entanto, é considerar entre 600 e 800 BTU por metro quadrado. Dessa forma, em um cômodo de 15m², por exemplo, deve ser instalado um aparelho de, pelo menos, 9.000 BTU.

Já os modelos de ar condicionado de janela com 21.000 BTU são ideais para áreas de até 35 m².

Dimensão

Em seguida, recomendamos que você leve em conta a dimensão do aparelho. Essa informação é importante tanto por conta das medidas do buraco na parede quanto por uma questão de estética.

Em geral, a altura do aparelho vai variar entre 30 e 47 cm. A largura, por outro lado, pode variar entre 30 e 66 cm dependendo do modelo.

Fachada de p´redio com ar condicionado de janela.

O tamanho do ar condicionado de janela deve estar de acordo com o vão de fixação e o tamanho do cômodo.
(Fonte: peter peng / Unsplash)

Já com relação à profundidade, você poderá encontrar aparelhos que tenham entre 40 e 80 cm.

Lembrando que a medida do vão onde o ar condicionado de janela será instalado, terá que ter alguns centímetros a mais para que sejam acomodadas as grades de suporte.

Velocidade

Outro fator que você deve verificar antes de adquirir o seu ar condicionado de janela é a quantidade de velocidade disponíveis.

A velocidade do ar condicionado irá determinar a força com que o ar resfriado sairá do aparelho.

Em geral, você poderá optar por modelos que oferecem de duas a mais opções de velocidades. As mais comuns são as velocidades altas e baixas.

Mas aqui também você poderá optar por modelos que contam ainda com o modo de ventilação, que possui uma velocidade diferenciada.

Fluxo de ar

O fluxo de ar é outro fator que recomendamos que você leve em conta quando estiver escolhendo o melhor ar condicionado de janela.

foco

Você sabia que dependendo do modelo que você escolher, será possível encontrar aqueles em que o ar pode ser direcionado para até seis direções diferentes.

Alguns modelos contam ainda com um sistema de renovação de ar, permitindo a troca do ar dissipando fumaças e odores do ambiente.

Eficiência energética

Por fim, não se esqueça de observar o nível de eficiência energética do aparelho.

Isso porque a economia de energia não é definida pelo tipo do ar condicionado, mas sim pela indicação que o Inmetro faz no produto.

Dessa forma, você deve conferir o consumo do ar condicionado de janela checando o selo Procel que vem afixado no produto.

Essa classificação é feita por meio de letras que vai de A a D, sendo a letra A o indicativo de que o produto é mais econômico.

(Fonte da imagem destacada: Bastian Kienitz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?