Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Aquecedores de água instantâneos a gás são uma forma popular de aquecer água. Seja na cozinha, no banheiro, no jardim ou no acampamento, os aquecedores de água instantâneos a gás são versáteis.

Você está inseguro sobre o que considerar ao iniciar um aquecedor de água instantâneo a gás? Ou você já tem um aquecedor de água instantâneo e quer saber o que é importante para uma operação posterior? No artigo seguinte explicamos brevemente como funciona um esquentador instantâneo a gás e respondemos as perguntas mais frequentes.




O mais importante

  • Uma distinção básica pode ser feita entre aquecedores de água instantâneos fixos e móveis a gás. Aquecedores de água instantâneos permanentemente montados são conectados a uma tubulação de gás e gás de combustão. Aquecedores de água instantâneos móveis são operados usando um cilindro de gás.
  • Os trabalhos de instalação e manutenção dos aquecedores de água instantâneos fixos devem ser realizados por uma empresa especializada. Entretanto, você pode ligar um aquecedor de água instantâneo com um cilindro de gás por conta própria.
  • Se você usar seu aquecedor de água instantâneo ao ar livre, certifique-se de protegê-lo do frio. A água congelada dentro do aparelho pode causar danos permanentes.

Usando um aquecedor instantâneo de água a gás: O que você deve saber

Água quente é uma parte indispensável do nosso dia-a-dia. No entanto, há várias maneiras de fornecer água quente. Especialmente quando usados freqüentemente, aquecedores de água instantâneos a gás são considerados mais econômicos do que os operados eletricamente. Em comparação com caldeiras a gás e caldeiras de condensação, elas também são muito mais baratas de se comprar.

Entretanto, aquecedores de água instantâneos a gás são particularmente interessantes quando não há acesso à eletricidade. Um exemplo popular disso é o chuveiro do jardim ou quando acampamos.

Como funciona um aquecedor de água instantâneo a gás?

Um aquecedor de água instantâneo é usado para aquecer água tanto dentro como fora de casa. Para fornecer água quente, um aquecedor instantâneo de água a gás passa a água através de tubos dentro do aparelho. Estes tubos são aquecidos até a temperatura pré-determinada usando um queimador a gás. Dependendo do aparelho, a chama piloto do queimador queima continuamente ou é acesa automaticamente quando necessário.

Ao contrário dos aquecedores de água instantâneos eletrônicos, tais como caldeiras de água quente ou caldeiras de sub-arrefecimento, o gás é usado para aquecer a água como descrito. Alguns dispositivos não utilizam eletricidade de forma alguma.

Como é instalado um aquecedor instantâneo de água a gás?

A instalação de um aquecedor instantâneo de água a gás varia de acordo com o aparelho. Se o aparelho for instalado permanentemente na casa, ele deve ser conectado a uma tubulação de gás e gás de combustão, exatamente como está.

Você precisa de um profissional para conectá-lo ao tubo de gás. Você mesmo pode instalar aparelhos com um cilindro.

É particularmente importante notar que tal instalação deve ser realizada por um profissional. Este é geralmente o caso quando se usa um aquecedor de água instantâneo na cozinha ou no banheiro. A razão para a instalação profissional obrigatória é o perigo de envenenamento por monóxido de carbono.

Há regras menos rígidas para aparelhos que utilizam gás engarrafado para operação. Com estes aparelhos, você também pode conectar o cilindro de gás ao aquecedor de água instantâneo. Para o procedimento exato, você deve sempre seguir as instruções no manual de operação específico do aparelho.

Como eu ligo um aquecedor de água instantâneo a gás?

A maioria dos aquecedores de água instantâneos a gás geralmente tem um interruptor elétrico para ligar e desligar o aparelho e um interruptor de ignição para acender a chama do queimador. Também pode ser que o regulador de fornecimento de gás no aparelho seja usado para ligá-lo e desligá-lo. Dependendo do modelo, você deve sempre seguir as instruções no manual do usuário.

Se o seu aparelho for um aquecedor de fluxo de gás instalado na casa, o queimador do aparelho deve se acender automaticamente quando necessário após a instalação adequada e a ligação inicial. Quando a torneira é aberta ou o chuveiro é ligado, o aquecedor de água instantâneo também começa a aquecer a água.

Se você assumir um aquecedor de água instantâneo a gás já instalado em um novo apartamento ou casa, contate uma empresa especializada ou, se disponível, seu locador em caso de dificuldades iniciais.

Como eu instalo um aquecedor de água instantâneo a gás?

Aparelhos instalados permanentemente geralmente têm uma torneira misturadora. Neste tanque, a água fria da torneira é misturada com a água que foi aquecida pelo aquecedor de água instantâneo. A proporção de mistura e, portanto, também a temperatura desejada são determinadas por você através do encaixe no ponto de tomada de água.

durchlauferhitzer-gas

A maioria dos aquecedores de água instantâneos mistura água fria e quente conforme necessário. A temperatura desejada pode, portanto, ser ajustada da forma usual na torneira. (Fonte de imagem: Steve Johnson / Pexels)

A temperatura máxima da água aquecida, por outro lado, pode ser controlada pela redução ou aumento do fornecimento de gás. Ao ajustar o fornecimento de gás, o consumo de gás associado também deve ser levado em consideração. Se uma temperatura particularmente alta da água é raramente necessária, o fornecimento de gás pode ser reduzido de acordo.

Com muitos aquecedores de água instantâneos para uso externo, a temperatura da água de saída também é freqüentemente controlada diretamente através do fornecimento de gás. Isso elimina a necessidade de misturar água quente e fria.

Posso eu mesmo reacender a chama no aquecedor de água a gás?

Como explicamos anteriormente, na maioria dos casos os aquecedores de água a gás instantâneos acendem-se automaticamente conforme necessário. Se este não for o caso, geralmente há um interruptor de ignição no aparelho que pode ser usado para acender o queimador a gás.

Com alguns aparelhos antigos, a chama piloto é acesa continuamente. Mesmo que esta chama seja acessível, ela não deve ser acesa à mão usando isqueiros ou fósforos. Se o aquecedor de água instantâneo não puder ser ligado seguindo o procedimento indicado nas instruções de operação, você deve entrar em contato com uma empresa especializada.

Quais gases eu posso usar para um aquecedor de água a gas?

Em princípio, os aquecedores de água instantâneos a gás podem usar tanto gás natural quanto gás propano. Dispositivos que funcionam com gás propano são frequentemente encontrados no setor de ar livre ou de camping. Aqui, o combustível é fornecido através de um cilindro.

Uma conexão a gás é necessária para aquecedores de água instantâneos que queimam gás natural. Estes dispositivos são normalmente instalados permanentemente dentro de casa. Também é possível mudar o tipo de gás em muitos aparelhos. Dependendo do modelo, entretanto, o fornecimento para o queimador de gás pode ter que ser alterado.

Como faço para invernar um aquecedor de água a gás?

Aquecedores de água instantâneos que são operados com cilindros de gás também são freqüentemente usados ao ar livre ou para acampar. Você tem seu aquecedor de água instantâneo instalado fora ou em uma sala não aquecida o ano inteiro? Se assim for, é importante que você invernalize o seu aparelho.

A água no aquecedor de água instantâneo pode congelar a baixas temperaturas e danificar o aparelho. Para evitar tais danos, você deve esvaziar completamente o aquecedor de água. Entretanto, é ainda melhor armazenar o aquecedor de água instantâneo em um local quente durante o inverno. Também é importante saber que os danos causados pela geada ao aquecedor de água instantâneo muitas vezes não são cobertos pela garantia.

Como faço para limpar um aquecedor de água a gás?

Com todos os aparelhos que são usados para tratamento de água, o calcário pode se acumular em áreas que entram em contato com a água. Se o calcário ou sujeira se acumulou no filtro de água ou no próprio aparelho, isto pode levar a uma redução da pressão da água. Na maioria dos casos você mesmo pode limpar o coador, mas o trabalho de limpeza do aquecedor de água instantâneo em si deve ser realizado somente por pessoal qualificado.

A manutenção deve ser realizada somente por especialistas.

Os aquecedores de água instantâneos a gás também devem ser atendidos regularmente por uma empresa especializada. Tal manutenção não apenas remove o calcário e a sujeira no aparelho, mas também repara quaisquer defeitos ou falhas. A limpeza regular também garante que a eficiência energética permaneça constante.

Se o seu aquecedor de água instantâneo é um aparelho permanentemente montado que também está conectado a um tubo de gás, tanto esta conexão como o tubo de combustão devem ser verificados. Este trabalho é realizado por uma limpeza de chaminés.

O que eu devo fazer se meu aquecedor de fluxo de gás pingar?

As conexões para o fornecimento e saída de água podem vazar sob certas circunstâncias. Se você notar pingos, verifique estes pontos no seu aquecedor de água instantâneo primeiro.

Se a água está de fato vazando das conexões de parafuso, a primeira coisa a fazer é desligar o fornecimento de água para o aquecedor de água instantâneo. Solte as conexões relevantes e seque-as cuidadosamente. Se houver uma vedação de borracha nas conexões, você pode substituí-la, se necessário.

durchlauferhitzer-gas

As conexões de parafusos com vazamento podem ser reparadas rapidamente. Em geral, no entanto, seu aquecedor de água instantâneo não deve pingar! (Fonte da imagem: Terry Vlisidis / Unsplash)

Então reconecte as conexões ao aquecedor de água instantâneo e envolva-as com fita adesiva de Teflon. É geralmente recomendado selar as conexões com fita de Teflon ou selante ao instalar o aquecedor pela primeira vez.

Se, além dessas conexões, você notar um vazamento ou gotejamento em qualquer outro ponto do seu aquecedor de água instantâneo, ligue para uma empresa especializada para retificar o problema.

Conclusão

Aquecedores de água instantâneos a gás que são operados na casa ou apartamento requerem instalação e manutenção profissional devido à conexão direta a um tubo de gás e de combustão. Como a instalação deve ser realizada por uma empresa especializada, você não deve encontrar nenhum problema particular ao usar o aquecedor de água instantâneo posteriormente. Entretanto, se ocorrer um problema, é mais seguro ter um técnico profissional para realizar a manutenção.

Se você quiser operar um aquecedor de água instantâneo com cilindro de gás ao ar livre, você também pode conectá-lo você mesmo sem problemas. Entretanto, siga sempre as instruções do manual do modelo para instalação e ajuste. Se você usar seu aquecedor de água instantâneo para o chuveiro do jardim, lembre-se de protegê-lo dos danos causados pelas geadas no inverno.

Foto da capa: 94415994/ 123rf

Resenhas