Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

5Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

50Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, seu site de análises de produtos na internet. Se você é um dos muitos brasileiros que vive lutando contra a pressão e a temperatura da água, um aquecedor a gás Lorenzetti pode ser a salvação.

Compactos e eficientes, eles podem ser instalados tanto em casa quanto em apartamentos. E, apesar de ter um alto custo de entrada, a longo prazo ele vale a pena. Confira essas e outras informações em nosso artigo completo.

Primeiro, o mais importante

  • Se você está construindo ou reformando, é bom levar em consideração que o aquecedor a gás pode precisar de canos e pressurizadores especiais.
  • Dependendo do modelo, é possível ligar vários pontos de saída de água quente espalhados pela casa.
  • É recomendado que você realiza a manutenção do aparelho anualmente para garantir que ele esteja funcionando em toda sua capacidade.

Os melhores aquecedores a gás Lorenzetti: Nossas recomendações para poupar

A Lorenzetti é uma marca famosa por seu produtos de alta qualidade, o que podemos atestar em seus aquecedores a gás, um dos líderes de vendas no mercado. Dê uma olhadinha em alguns modelos que separamos para você.

O melhor modelo para quem quer economizar

Com um valor de entrada atrativo, esse modelo é ideal para regiões com baixa pressão de água. Pequeno e compacto, ele é ideal para uma única ducha. Ele conta com reguladores manuais de temperatura e controle da vazão do gás e sistema de segurança integrado.

Nossa recomendação para residências maiores

Se você é proprietário de uma residência um pouco maior, com dois banheiros, esse aquecedor a gás tem suporte para duas duchas. Ele oferece um display que mostra a temperatura da água e já conta com modulação automática da chama, mantendo a temperatura da água mais estável mesmo com duas saídas funcionando ao mesmo tempo.

Um modelo mais robusto

Com capacidade para duas duchas e um misturador, esse aquecedor da Lorenzetti investe na tecnologia, com display sensível ao toque para o controle de todas as suas funções. Ele conta com sistema de exaustão inteligente, tornando-o ideal para prédios mais altos, além de modulação automática da chama e controle eletrônico digital, com sensores de temperatura e fluxo da água em cada saída.

Guia de compra

Ideal para regiões que sofrem com a pressão da água, como é o caso em prédios muito altos, os aquecedores a gás são uma verdadeira necessidade, com a vatnagem de que o custo do gás no Brasil é bastante acessível quando comparado com a energia elétrica.

E para ter certeza que seu investimento vai valer a pena, é importante não apostar no escuro. A Lorenzetti está no mercado há anos e seu nome é praticamente sinônimo de qualidade. Conheça um pouco sobre seus aquecedores em nosso guia de compra.

Imagem de um técnico fazendo a instalação de um aquecedor a gás

Os aquecedores são complexos e você muito provavelmente precisará da ajuda de um profissional para realizar a instalação. (Fonte: Alexander Raths/ 123rf.com)

Como funciona um aquecedor a gás Lorenzetti?

Diferente dos chuveiros e aquecedores elétricos, aqui a temperatura é obtida queimando gás. Os modelos atuais funcionam tanto com o GLP, o gás liquefeito do petróleo e o GN, ou gás natural.

A principal diferença aqui é que o gás natural é transportado via encanamento, enquanto o GLP é o gás mais utilizado, já que pode ser armazenado em botijões. Ele, inclusive, é o mesmo gás utilizado nos botijões de cozinha.

Além do gás responsável pelo aquecimento, os aquecedores também contam com pressurizadores, para que a força da água seja sempre estável e agradável, oferecendo banhos muito mais relaxantes.

Outra vantagem é que os aquecedores a gás possuem controladores, tantos de pressão quanto de temperatura, para que você possa ter a água sempre como for mais agradável de acordo com as estações do ano.

Isso os torna ideais para duchas, chuveiros, banheiras e até mesmo para ter a água nas torneiras da cozinha ou do banheiro sempre quentinha e agradável.

Quais as vantagens e desvantagens do aquecedor Lorenzetti?

Os aquecedores a gás da Lorenzetti possuem inúmeras vantagens. Para começar, eles são práticos, não ocupam muito espaço e é fácil removê-los para realizar a manutenção.

Eles já contam com sistema de segurança integrado contra vazamentos e o acendimento é automático, tornando-o muito mais seguro. E é possível optar por modelos com várias saídas de água quente distribuídos pela casa.

No entanto, o preço de instalação pode ser uma barreira, já que costuma ser elevado. E, caso ele seja um aquecedor de passagem de água, ela pode demorar um pouco a atingir a temperatura ideal.

Vantagens
  • Ele é prático e não ocupa muito espaço
  • É fácil removê-lo para realizar manutenção
  • Eles possuem sistema de segurança integrado
  • Existem modelos com várias saídas de água quente
  • O acendimento é automático e mais seguro
Desvantagens
  • O preço de instalação é caro
  • A água pode demorar um pouco para esquentar

Como instalar o aquecedor a gás Lorenzetti?

A instalação de um aquecedor a gás não é uma tarefa simples, então é melhor deixar isso para os profissionais especializados.

No entanto, existem algumas dicas que você deve considerar no ato da instalação. Em primeiro lugar, o aquecedor deve ficar em uma área bem ventilada.

Caso ele seja instalado em uma área externa, você também precisa considerar como vai protegê-lo de adversidades do clima, como ventos muito fortes ou chuvas.

Também é crucial decidir se você vai utilizar GN ou GLP. O GN é o mais indicado é para casas ou prédios que já possuem a instalação necessária. Para uso residencial, o mais indicado é utilizar o GLP. É muito importante que o local escolhido esteja livre de materiais químicos e inflamáveis.

Por último, você vai precisar de um kit de instalação, que pode ser encontrado em lojas especializadas. A Lorezentti, assim como outras marcas, possui seus próprios kits com braçadeiras, engates e outros itens indispensáveis, tudo de acordo com cada modelo.

Imagem de controladores de temperatura e pressão de um aquecedor a gás

Mesmo com todos os manuais de instruções e ferramentas, pequenos erros durante a instalação podem custar muito caro. (Fonte: avantrend/ Pixabay.com)

Utilizar um aquecedor Lorezentti ajuda poupar energia?

Sim, mas você deve considerar que esse é um investimento a longo prazo. Embora o gás natural seja mais barato do que a eletricidade, os valores podem não diferenciar tanto quando estamos tratando do GLP.

E, como é preciso considerar os custos de compra, instalação e manutenção, pode demorar um pouco para que você sinta o impacto da economia em sua conta de eletricidade.

Além da eletricidade, os aquecedores da Lorezentti também ajudam você a poupar água, já que a pressão é sempre a ideal.

No fim das contas, vale a pena colocar todos esses fatores na ponta do lápis, principalmente se você já morar em um prédio que inclua o valor do gás na taxa de condomínio.

foco

Você sabia que a economia gerada pelos aquecedores a gás é semelhante à dos painéis solares?

Critérios de compra: O que considerar ao comprar um aquecedor a gás Lorenzetti

Ao longo de nossa análise você pôde conhecer um pouco mais sobre os aquecedores a gás Lorenzetti e como eles podem deixar seus banhos muito mais agradáveis.

Mas, já tendo feito as considerações de valores e instalação, ainda é preciso estar atento entre alguns fatores que mudam de um modelo para o outro. Então, dê uma olhada nos tópicos abaixo antes de tomar sua decisão.

Quantidade de ligações

Dependendo do modelo a quantidade de ligações para saída de água quente pode variar bastante.

Nos modelos menores e mais simples, é normal haver apenas uma saída de água quente. Ou seja, ele só funcionará em um chuveiro ou torneira, o que é muito bom para residências menores.

Mas, para casas ou negócios onde você precisa de água quente em mais pontos, é necessário investir em modelos mais robustos. Alguns oferecem de duas a três saídas para chuveiros e de quatro a cinco torneiras.

Imagem de chuveiro metálico aberto

Se você tem mais de um chuveiro em casa, vale a pena investir em um aquecedor mais potente. (Fonte: Seregas/ Pixabay.com)

Display

Um display eletrônico em seu aquecedor a gás também faz toda a diferença.

Contar com um display eletrônico em seu aquecedor a gás faz toda a diferença. Enquanto os modelos mais simples possuem botões manuais sem mostradores, os mais modernos permitem que você visualize facilmente a temperatura e pressão da água.

Nesses sistemas informatizados, o controle de temperatura é mais exato, permitindo que você o configure com mais precisão de acordo com suas necessidades.

Fonte de alimentação

Como dissemos ao longo de nosso análise, você pode optar tanto pelo gás natural quanto pelo GLP. Essa é mais uma questão de disponibilidade.

Se você mora em um prédio de apartamentos, muito provavelmente já existe gás natural encanado e a instalação será muito mais fácil.

Porém, se você mora em um bairro residencial sem acesso ao gás natural, o GLP é a opção mais viável, e você pode adquiri-lo da mesma forma que o seu gás de cozinha.

Imagem de vários botijões de gás

A grande vantagem do gás natural é que ele ainda tem um preço bastante atrativo quando comparado ao GLP. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Consumo

Por último, é preciso estar atento ao consumo de ada aquecedor. Quanto mais robusto for o seu modelo e mais saídas de água quente estiverem conectadas, maior será o consumo, tanto de GLP quando GN.

Essas são informações que você pode encontrar nas especificações do produto, então vale a pena fazer as contas e calcular bem os gastos antes de realizar a instalação, sempre considerando que esse é realmente um investimento a longo prazo.

(Fonte da imagem destacada: Maksym Yemelyanov/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?