Ultima atualização: 20 de julho de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Pode não acontecer todos os dias, mas acredite em mim, quando os circuitos elétricos com os quais você está trabalhando apresentarem falhas ou vazamentos, você vai querer ter um desses por perto. Ao longo deste artigo, vou tentar mostrar como esta ferramenta é essencial não só para os eletricistas, mas também para qualquer um que precise realizar verificações diárias em seus equipamentos.

Como em quase todos os casos, existem muitos desses instrumentos. E cada caso apresenta opções muito interessantes para diferentes tipos de orçamentos, usuários e empregos.




Primeiro, o mais importante

  • Os amperímetros são ferramentas que permitem saber o valor numérico da corrente elétrica circulante dentro de um sistema ou equipamento elétrico.
  • Os amperímetros permitem que você detecte perdas ou falhas no sistema elétrico medindo uma amperagem que indicará um diferencial. Através da medição específica de diferentes partes do circuito, este diferencial nos permitirá estabelecer um ponto de partida, para detectar a localização precisa da perda ou falha.
  • Ao fazer uma compra, é necessário levar em conta certos critérios. Estes incluem segurança, precisão, a capacidade de medir tanto a tensão quanto a corrente e, obviamente, a relação preço-qualidade.

Os melhores amperímetros do mercado: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre amperímetros

Se você está procurando ficar de olho nos sistemas elétricos com os quais você está trabalhando, é essencial que você conheça algumas das características dos amperímetros. Desta forma, você será capaz de fazer uma compra que atenda às suas necessidades.

Abaixo, nós lhe mostraremos um conjunto de perguntas comuns entre os usuários, nelas você poderá encontrar dados que serão muito relevantes para você ao fazer uma compra ou usar seu produto.

electricistas trabajando en instalación

Para conectar um amperímetro nós teremos que conectá-lo em série com a fonte de alimentação e o receptor atual. (Fonte: auremar: 13782943 / 123rf.com)

O que é um amperímetro?

Um amperímetro é um instrumento para a detecção de pequenas quantidades de corrente. Um amperímetro DC é composto pelo galvanômetro de bobina móvel e um arranjo resistivo paralelo (shunt) para compor cada uma das balanças do amperímetro (3).

Isto porque esta ferramenta tem uma resistência interna muito pequena, de modo que não diminui a corrente medida quando conectada a um circuito. Hoje em dia, os amperímetros usam frequentemente um conversor digital que é lido por um microprocessador embutido.

Embora o resultado seja o mesmo, ele permitirá que você saiba o valor numérico da corrente elétrica que circula dentro de um sistema ou equipamento elétrico.

Para que serve um amperímetro?

Em geral, os amperímetros são usados principalmente por eletricistas. Embora seja uma das ferramentas mais procuradas no mercado, isto se deve à crescente presença de sistemas elétricos em diferentes áreas.

Este instrumento permitirá detectar perdas ou falhas no sistema elétrico através da medição de uma amperagem que indicará um diferencial.

Através da medição específica de diferentes partes do circuito, este diferencial nos permitirá estabelecer um ponto de partida para detectar a localização precisa da perda ou falha. Uma vez que isso tenha sido feito, a única coisa a fazer é repará-lo.

electricista trabajando en cableado

Os amperímetros permitem que você realize trabalhos elétricos com mais segurança. (Fonte: Антон Дмитриев: y4aUBTWgzgQ/ Unsplash.com)

Que tipos de amperímetros existem?

Existem cinco classes de amperímetros, esta classificação é baseada nos sistemas de medição e, portanto, a utilidade que cada uma tem. Poderíamos falar longamente sobre cada um deles, mas tentaremos resumi-los de uma forma clara e concisa. Abaixo, nós os apresentamos para você:

  • Amperímetros magnéticos: Usado para medir a corrente que flui em um circuito, o amperímetro deve ser conectado em série com a fonte de alimentação e o receptor de corrente. O valor limite do que pode ser medido sem medo de introduzir erros é de cerca de 100 miliamperes.
  • Amperímetros eletromagnéticos: Estes são os mais comumente usados. Eles são baseados na medição das interações entre os campos magnéticos e as correntes. A faixa de valores coberta por este tipo de amperímetro vai de 0,5 A a 300 A.
  • Amperímetros eletrodinâmicos: Eles consistem de duas bobinas, uma fixa e outra em movimento, que produzem campos magnéticos, a reação entre eles fornecendo o torque necessário para medir a corrente circulante. Novamente, a faixa de valores que podem ser medidos com este tipo de amperímetro vai de 0,5 A a 300 A.
  • Amperímetros digitais: Estes instrumentos usam uma resistência de derivação e um conversor analógico-digital. A faixa atual que eles podem medir é indeterminável.
  • Amperímetros retificadores: São usados para medir a corrente alternada que é conectada a uma corrente secundária de um transformador de corrente. Ele é conectado com uma ponte retificadora a um amperímetro de bobina móvel. Eles têm um limite de medição de cerca de 500 miliamperes.
Como mede a corrente Limite de medição sem erros
Amperímetros magnéticos Você tem que conectar o amperímetro em série com a fonte de alimentação e o receptor de corrente Cerca de 100 miliamperes
Amperímetros eletromagnéticos Eles são baseados na medição das interações entre campos magnéticos e correntes De 0,5 A a 300 A
Amperímetros eletrodinâmicos Eles consistem de duas bobinas, uma fixa e outra móvel, que produzem campos magnéticos, a reação entre eles fornece o torque necessário para medir a corrente circulante De 0,5 A a 300 A
Amperímetros digitais Eles usam uma resistência de derivação e um conversor analógico-digital É indeterminável
Amperímetros retificadores Eles medem a corrente alternada que é conectada a uma corrente secundária de um transformador de corrente. É conectado com uma ponte retificadora a um amperímetro de bobina móvel limite de medição em torno de 500 miliamperes.

Como o amperímetro é conectado?

Esta é uma das perguntas mais freqüentes e talvez uma das mais importantes. Se conectarmos nosso amperímetro da maneira errada, ele pode não funcionar. Pior ainda, pode até dar dados errados.

Para conectar um amperímetro, nós temos que conectá-lo em série com a fonte de alimentação e o receptor de corrente.

Desta forma, a corrente que flui entre os dois pontos passará através do amperímetro permitindo que a corrente que flui através de um circuito seja medida.

testeando el voltaje de una bateria

Os amperímetros estão disponíveis em lojas de ferragens e eletrodomésticos. (Fonte: Norasit Kaewsai: 70202695/ 123rf.com)

O que é melhor, um voltímetro ou um amperímetro?

Em princípio, esta pergunta é um tanto enganosa, pois isso dependerá da tarefa que você está procurando realizar. Ambos os instrumentos são usados para diferentes tarefas. Por esta razão, as diferenças entre os dois serão explicadas da forma mais completa possível.

  1. O amperímetro é um dispositivo usado para medir fluxos de corrente em um circuito. O voltímetro mede a diferença de potência entre dois pontos em um circuito
  2. Um amperímetro é conectado em série no que diz respeito ao circuito a ser medido. O voltímetro é conectado em paralelo em relação ao circuito.
  3. Um amperímetro é normalmente mais preciso do que um voltímetro.
  4. A faixa de medição de um amperímetro não é variável, enquanto que a faixa de medição de um voltímetro pode aumentar ou diminuir conforme o valor da resistência muda.

Tipo de uso Tipo de conexão Precisão Faixa de medição
Amperímetro Mede o fluxo de corrente de um circuito Conecta em série Mais preciso Não variável
Voltímetro Mede a diferença de potência entre dois pontos em um circuito Conecta em paralelo Menos preciso Variável

O que acontece se eu conectar o amperímetro em paralelo?

Como explicado acima, os amperímetros são instrumentos que são conectados em série em relação ao circuito que está sendo medido. Isto porque a resistência interna de um amperímetro é muito baixa.

Isto causaria um curto-circuito e, portanto, o amperímetro estará em risco de se tornar inutilizável.

Embora a maioria desses instrumentos tenha um fusível, se a corrente de curto-circuito for muito alta, o amperímetro pode acabar quebrado.

Em conclusão, se um amperímetro for conectado em paralelo, a corrente que flui através do amperímetro será muito alta em relação à sua resistência interna

Onde eu posso comprar um amperímetro?

Como um item incomum, muitas pessoas estão perdendo quando se trata de comprar um amperímetro. Isto pode resultar em uma má compra, já que muitas vezes eles desconhecem a variabilidade de tipos e preços deste produto.

Um dos lugares mais populares (neste caso virtual) são geralmente sites de comércio eletrônico, como a Amazon, onde você pode encontrar uma grande variedade de preços e produtos.

Entretanto, você ainda pode achar que você está relutante em comprar online e que você está mais interessado em ver o item e manter contato com ele. Se assim for, os amperímetros podem ser encontrados em lojas de ferragens, bem como em lojas elétricas.

Critérios de compra

Se você está pensando em comprar um amperímetro, será de vital importância seguir certos critérios de compra. Abaixo, você encontrará um pouco do que consideramos ser o mais importante ao analisar os itens que você vai encontrar no mercado.

Preciso

Hoje em dia, os amperímetros têm um display digital, o que melhorou muito a precisão desses instrumentos. Embora o amperímetro seja um instrumento de precisão, é também um instrumento que indica a direção da corrente (1).

É importante levar em conta a indicação da direção na qual a corrente está fluindo, pois apenas saber a quantidade de corrente pode ser insuficiente. Felizmente, os amperímetros de projetos recentes têm esses dois dados, além de várias funções e características.

Portanto, ao fazer uma compra, é sempre aconselhável optar por designs modernos com displays LED e funções multifuncionais.

Álvar DazaUniversidad Rey Juan Carlos
"O amperímetro deve ter o mínimo de resistência possível para tentar minimizar seu efeito no circuito"

Claro

Talvez o elemento mais importante a ter em mente quando se trabalha com corrente elétrica seja a segurança. Especialmente porque os amperímetros podem ser usados tanto para tarefas de corrente contínua quanto de corrente alternada.

É por isso que recomendamos que você compre amperímetros com função NCV, o que lhe permite evitar o contato com cabos e linhas de energia para uma medição mais segura.

Também é importante destacar os produtos que vêm na forma de uma braçadeira, pois eles fornecem uma certa distância entre o usuário e a corrente.

Atual

As medições de nível de corrente são geralmente feitas indiretamente para baixa potência. Enquanto todos os amperímetros terão a capacidade de medir o fluxo de corrente, nem todos terão precisão do tipo "A".

Você precisará assegurar que as faixas de corrente AC e manter um grau de precisão "A" para que elas estejam próximas aos seguintes valores: 6A / 60A / 600A ±(2,5% + 10).

Voltagem

A tecnologia Ammeter avançou a tal ponto que agora eles não podem apenas medir os fluxos de corrente em um circuito. Eles também vêm com a função de detectar os valores de tensão de um circuito.

No entanto, nem todos os amperímetros têm a capacidade de medir tanto a tensão DC quanto a tensão AC, portanto esta será outra questão a ser considerada ao fazer uma compra. Se você está pensando em comprar um amperímetro para sua mecânica automotiva ou está procurando instalar/controlar um circuito fotovoltaico.

Nós recomendamos que você compre um amperímetro que cumpra ambas as funções, pois elas serão úteis a curto ou longo prazo.

probando amperímetro en auto

Os amperímetros são ferramentas que permitirão que você saiba o valor numérico da corrente elétrica. (Fonte: Philippe Renaud: 93952907 / 123rf.com)

Custo Benefício

Finalmente, nossos critérios incluem a relação custo-benefício. Como descrito acima, há uma grande variedade de funções que um amperímetro pode ter. São estas funções que geralmente determinam o preço destes produtos.

Portanto, é importante ter em mente as tarefas que você está procurando realizar com o amperímetro. Se você quiser realizar tarefas simples, pode não ser necessário gastar muito dinheiro em um produto que nunca será terminado por causa de suas muitas características.

Resumo

Em termos gerais, os amperímetros são instrumentos para detecção de pequenas quantidades de corrente. Entretanto, a necessidade de ferramentas cada vez mais completas levou à incorporação de várias funções, tais como a possibilidade de medir diferentes tipos de tensão.

É sempre necessário levar em conta o grau de precisão dessas ferramentas. Além disso, talvez o aspecto mais importante a ser levado em conta seja a segurança que ela proporciona, já que nunca se deve esquecer que estamos falando de trabalhar com energia elétrica com tudo o que isso implica. Finalmente, se você acha que este guia tem sido útil.

Por favor, deixe um comentário e compartilhe-o com seus contatos. Você não só está nos ajudando, mas você também pode estar melhorando a experiência de compra de outra pessoa.

(Fonte da imagem em destaque: akz: 93485124/ 123rf.com)

Referências (1)

1. Forrero Laguna JA, Chaves Osorio JA, Castro Hernández OE. AMPERÍMETRO DIGITAL DE BAJA POTENCIA IMPLEMENTADO CON MICROCONTROLADOR PIC16F877A [Internet]. https://www.redalyc.org/pdf/849/84916714037.pdf. Scientia Et Technica; 2009 [cited 2020].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Forrero Laguna JA, Chaves Osorio JA, Castro Hernández OE. AMPERÍMETRO DIGITAL DE BAJA POTENCIA IMPLEMENTADO CON MICROCONTROLADOR PIC16F877A [Internet]. https://www.redalyc.org/pdf/849/84916714037.pdf. Scientia Et Technica; 2009 [cited 2020].
Ir para a fonte
Resenhas