Na foto um gato deitado em uma cadeira.
Ultima atualização: 30 de abril de 2021

As cadeiras estão presentes em diversos cômodos da casa. É possível encontrá-las na cozinha, na sala de jantar e até mesmo em varandas, quintais e jardins. Porém, nem sempre elas são confortáveis e para isso existe a almofada para cadeira.

A almofada para cadeira tem como função principal tornar o assento mais macio. Todavia, ela também serve como item de decoração e pode ser utilizada tanto em cadeiras de metal, quanto de madeira. Portanto, se quiser saber mais sobre esse produto, continue lendo!




Primeiro, o mais importante

  • A almofada para cadeira consegue deixar os assentos mais confortáveis e soma na decoração dos ambientes.
  • Esse produto é encontrado em opções para todos os tipos de cadeira e pode ser usado em salas de jantar, cozinhas, quintais, varandas e muitos outros espaços.
  • Existem modelos feitos com variados tecidos, cores e estampas e o ideal é escolher o que mais se adapta a decoração da sua casa.

Melhores almofadas para cadeira: as escolhas da redação

Existem muitos modelos de almofada para cadeira disponíveis para compra, mas saber quais realmente valem o investimento não é fácil. Por isso, abaixo você encontra uma seleção com as melhores opções.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a almofada para cadeira

Para conseguir aproveitar ao máximo e usar corretamente a almofada para cadeira é preciso conhecer todos os detalhes sobre esse produto. Pensando nisso, criamos esse guia de compra, e nele vamos responder as perguntas mais frequentes a respeito desse item.

Na foto um cachorro deitado em cima de um banco em uma área externa.

A almofada para cadeira está disponível em modelos de diversos tamanhos, inclusive alguns maiores para serem usados em bancos. (Fonte: Klara Kulikova/ Unsplash)

Quais são as vantagens da almofada para cadeira?

A almofada para cadeira é um produto usado há muitos anos e que oferece uma série de pontos positivos.

O primeiro e principal deles está relacionado ao conforto. Isso porque esse acessório tem como finalidade principal deixar os assentos das cadeiras mais macios e confortáveis e faz isso de maneira muito eficiente nos modelos de madeira e metal.

A almofada para cadeira confere maior conforto.

A almofada para cadeira também é capaz de somar na decoração e renovar o visual dos ambientes. Com isso, consegue dar um toque a mais de cor ou sofisticação nos mais variados espaços.

Outro ponto positivo é que esse produto pode servir como uma maneira de esconder imperfeições das cadeiras. Logo, se o assento está com marcas de uso ou desgastado ele irá camuflar esse problema e fazer com que a cadeira pareça nova.

Quais são os modelos de almofada para cadeira que existem?

A almofada para cadeira está disponível em três versões principais, que se adaptam a diferentes modelos de cadeira, são elas:

  • Almofada para cadeira tradicional: Essa opção é a mais fácil de ser encontrada para comprar. Ela pode ter formato redondo ou quadrado e é ideal para cadeiras de metal ou madeira.
  • Almofada para cadeira de balanço: Esses modelos costumam vir acompanhados de almofadas para encosto, sendo bastante completos.
  • Almofada para cadeira de rodas: Esse tipo de almofada para cadeira tem como finalidade principal deixar a cadeira de rodas mais confortável. Justamente por isso, é produzido em materiais diferenciados como espuma, gel e látex.

Como inserir a almofada para cadeira na decoração?

Conforme te explicamos mais acima, a almofada para cadeira também possui função decorativa, mas para isso é preciso escolher um modelo que combine com o ambiente onde ela será inserida.

Deste modo, deve-se começar avaliando as cores. Se o espaço é mais neutro, vale a pena apostar em uma almofada colorida ou estampada, pois ela irá se destacar.

Porém, caso já tenha muita informação na decoração do local, opte por uma almofada mais básica.

O tipo de estampa também deve ser analisado para que tudo fique combinando. Assim, para áreas externas, combinam muito as estampas com um ar de natureza, que trazem flores e folhas.

Por outro lado, em locais dentro de casa vale mais a pena investir nas estampas geográficas, que são mais sofisticadas.

 Na foto um quarto com decoração em tons de azul e mostarda

A almofada para cadeira deve ser escolhida em uma cor que combine com os tons já presentes no ambiente. (Fonte: Edelle Bruton/ Unsplash)

Qual o melhor tipo de fixação da almofada para cadeira?

A almofada para cadeira pode ser fixada no móvel a partir de duas formas: amarração ou cinta elástica. Qual delas é melhor é uma das dúvidas mais comuns a respeito desse produto.

Os modelos de amarração são os mais tradicionais e neles são encontradas fitas nas quatro extremidades, que devem ser amarradas no encosto e nas pernas da cadeira. Esses são uma boa opção graças a sua alta praticidade e facilidade de ajustar.

As almofadas com fixação por cinta elástica são mais modernas e ficam presas embaixo do assento da cadeira. Elas também são práticas, fáceis de usar e uma boa escolha para quem não gosta do visual das que são de amarrar.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao comparar os modelos de almofada para cadeira

No momento de escolher uma almofada para cadeira é comum que surjam diversas dúvidas. Com isso, para te ajudar com essa tarefa, agora vamos mostrar quais são os pontos mais importantes a serem analisados sobre esse produto.

Formato e tamanho da cadeira

O que não faltam são modelos diferentes de cadeira disponíveis. Há opções quadradas, redondas, ovais, menores, maiores e assim por diante.

Por isso, no momento de escolher uma almofada para cadeira é fundamental prestar atenção nesse detalhe.

A almofada para cadeira deve ter o mesmo tamanho e formato da cadeira em que será colocada.

Deste modo, sempre meça o comprimento e a largura ou o diâmetro da cadeira antes da compra e opte pela almofada que tenha as medidas mais próximas.

Além disso, para o resultado ficar bom, nada de colocar uma almofada redonda em uma cadeira quadrada e vice-versa.

Tecido

O tecido no qual a almofada para cadeira é produzida faz toda a diferença na durabilidade, resistência e sensação de conforto ao utilizar esse produto.

É muito comum que elas sejam feitas em algodão, corino, couro, linho, chenille e jacquard, sendo que todos esses tecidos apresentam seus pontos positivos e negativos.

O algodão é o mais simples de todos, mas possui boa aparência, é confortável e resistente. O couro e o corino também contam com alta resistência, porém muitas pessoas não gostam da sensação de sentar em uma almofada feita com eles.

Já o linho, chenille e jacquard são um pouco mais sofisticados, o que confere uma maior beleza à cadeira. Todavia, seu preço costuma ser maior.

Sobre o tecido, é preciso avaliar também em qual local a almofada para cadeira será utilizada. Se a ideia é colocá-la em uma cadeira de jardim ou em um móvel que fique em ambiente externo, é fundamental que o material da sua confecção seja resistente a chuva ou impermeabilizado.

Na foto diversas mesas de um restante em uma calçada com árvores ao fundo.

A almofada para cadeira de área externa deve ser feita em materiais mais resistentes. (Fonte: Angelo Pantazis/ Unsplash)

Estampada ou lisa

É muito que a almofada para cadeira seja produzida em versões estampadas e lisas e qual escolher depende muito do que mais combina com o seu espaço.

Se a ideia é usá-la em um ambiente mais neutro pode ser interessante investir em um modelo estampado, pois ele irá chamar atenção e dar um toque de cor na decoração.

Por outro lado, se no local já há alguma peça estampada, indica-se usar uma almofada para cadeira de tom neutro, que criará um visual mais harmonioso.

Além disso, outra dica é que todas as unidades iguais. Então, se você tem uma mesa com quatro cadeiras busque adquirir quatro almofadas para cadeira da mesma cor ou estampa.

Nível de conforto

Uma das principais funções da almofada para cadeira é dar um maior conforto para esse móvel, por isso, é fundamental que ela tenha um bom nível de maciez.

Dessa forma, saiba que existem opções que contam com mais ou menos preenchimento. Graças a isso, alguns modelos conseguem ser mais confortáveis que outros.

Portanto, vale a pena checar se o produto escolhido é condizente com o que você está buscando e irá realmente deixar a sensação de estar sentado na cadeira melhor.

Resumo

Se você estava em busca de uma almofada para cadeira veio ao lugar certo!

Nesse artigo buscamos te mostrar todos os detalhes sobre esse produto e demos as dicas mais importantes para que você consiga escolher o modelo ideal para a sua casa.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de o compartilhar com os seus amigos para que ele possa chegar a mais pessoas.

(Fonte da imagem destacada: Marcos Gabarda / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas