Ultima atualização: 20 de julho de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

32Horas investidas

8Estudos avaliados

77Comentários coletados

De acordo com Wiston Churchill, "Nós moldamos nossos prédios, então eles nos moldam". O material é muitas vezes significativo na forma como organizamos e planejamos nossas vidas diárias. Tudo não precisa ser perfeito, mas precisa ser ótimo para o seu funcionamento. O alicate universal é um dos mecanismos para assegurar que nossa vida diária continue a funcionar corretamente no mundo material.

Porque uma pequena quebra ou uma pequena quebra pode nos fazer parar e reorganizar todos os nossos planos. Com um alicate universal em mãos, pode ser apenas mais uma anedota. Neste artigo nós explicamos sua importância, seu uso e manutenção para que você possa ser um faz-tudo e pontual em seus planos.




Primeiro, o mais importante

  • O alicate universal é essencial em qualquer caixa de ferramentas. É prático, simples e conveniente de usar. Com ele, pode-se prender, dobrar ou cortar. Naturalmente, o alicate universal tem um limite de resistência e, portanto, nunca pode ser excedido.
  • Um dos elementos de compra mais importantes é o tipo de alicate universal que estamos procurando. Isto depende do tipo de aço que estamos procurando, porque dependendo do aço, assim será o seu desempenho. O material de alinhamento ou método de forjamento afetará sua força, resistência e fixação.
  • A lubrificação ocasional é recomendada para melhorar o uso do alicate universal. Em qualquer caso, no final do artigo você encontrará uma série de critérios de compra para ajudá-lo a fazer a melhor compra.

O melhor alicate universal do mercado: nossas recomendações

Guia de compras: O que você deve saber sobre o alicate universal

O alicate universal é um item popularmente conhecido, mas perguntas sobre seu uso ainda podem surgir. É importante esclarecer estas questões antes de comprar, pois nossa decisão final dependerá disso.

Aqui, você encontrará as respostas a estas perguntas para que você possa encontrar o alicate universal certo para você.

Alicates pelando cables de cobre

O alicate universal pode ser usado para cortar, dobrar ou apertar itens que não excedam os limites de força especificados pelo fabricante. (Fonte: Rupert Kittinger-Sereinig: 28014882/123rf,com)

Qual é a diferença entre o alicate universal e quais são as suas vantagens?

O alicate universal é o mais funcional de todos. É aquela que pode ser adaptada às situações do dia-a-dia sem a necessidade de experiência ou profissionalismo. É simples, confortável e fácil de usar. Ele é usado principalmente para tarefas de bricolagem ou pequenos reparos.

As vantagens do alicate universal são as seguintes:

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Não requer treinamento
  • Indispensável para pequenos reparos
  • Não requer muita manutenção
Desvantagens
  • Não pode cortar material excessivamente duro
  • Devido à pressão, pode deixar uma marca no reparo

Como usar um alicate universal?

O uso de um alicate universal é baseado na força. É importante exercer força proporcional sobre o cabo, pois este é o elemento que distribui a força para o alicate. A maioria dos alicates universais são usados para agarrar, dobrar ou cortar.

Para melhorar o seu uso, é aconselhável engraxar o pino da articulação. Sob nenhuma circunstância o alicate universal deve ser usado para golpear, pois esta não é a sua função e é perigosa. É melhor usar um martelo para martelar.

Também não deve ser usado para apertar, pois isso pode causar deslizamento e levar à erosão da peça. Para prensar, é melhor usar uma chave inglesa.

Óleos convencionais são usados para lubrificar e um cotonete é usado para limpar o pino da articulação

Que tipos de alicates universais existem?

O tipo de alicate universal depende do aço de que eles são feitos. Isto porque, dependendo do aço, teremos um alicate universal com propriedades diferentes. Assim, beneficiará mais tarde ou não o nosso uso. Os tipos de alicate universal são os seguintes:

  • Aço temperado a óleo: Forjado através de um processo térmico com óleo para sua fabricação.
  • Aço Vanadium: Com liga vanadium (adicionada) para sua fabricação.
  • Aço carbono: Com liga de carbono para sua fabricação.

Para listar suas características, nós elaboramos a seguinte tabela para comparar num relance quais são suas diferenças e como cada uma delas pode melhorar nosso uso.

Aço temperado Aço Vanadium Aço carbono
Aumento da dureza Maior tenacidade Maior resistência
Resiste à pressão Resiste ao calor Melhora o corte
Mais barato Mais caro Preço médio
Comum Mais difícil de encontrar Comum

Como engraxar um alicate universal?

Como explicado acima, é aconselhável verificar periodicamente o alicate universal para melhorar seu desempenho. Quando o alicate se sentir rígido e difícil de apertar, é hora de lubrificá-lo.

Quais são as alternativas para um alicate universal?

O alicate universal é uma parte indispensável da caixa de ferramentas. No entanto, é verdade que eles podem ser substituídos por alicates menores. Em particular, estamos falando de alicate de bolso ou alicate multifuncional.

Estes são alicates que são armazenados junto com outros itens como uma pequena faca, chave de fenda ou abridor de garrafas. Eles são fáceis de transportar e são especialmente úteis em situações de emergência.

Ou seja, quando precisamos de um pequeno par de alicates e não temos nossa caixa de ferramentas à mão. Por esta razão, eles não são para uso regular, mas para uso ocasional.

Vista de cerca de alicate

O alicate universal é uma ferramenta que requer pouca manutenção, mas se for produzido, ele melhora muito o seu uso. (Fonte: Mirelly Lacerda Pinheiro: 709986/ PixaBay)

Critérios de compra

Não é apenas a força do alicate universal que influenciará seu desempenho. Ao comprar, certas características ajudarão na forma como funciona e na forma como o usamos. Na seção seguinte você encontrará o que eles são e como eles o ajudarão. Eles são os seguintes:

Manusear o material

A força exercida sobre o cabo aumenta a força sobre a pinça. O material do qual é feito ajuda a canalizar e otimizar essa força. Na tabela abaixo, você pode ver o que são os materiais e para que eles são usados.

Borracha Plástico
Não escorrega Escorregadio
Material macio Material duro
Vida curta (probabilidade de desgaste) Vida longa

Dimensões

Se é maior ou menor afeta sua utilidade. As diferenças são baseadas no propósito para o qual você deseja. Então, para ajudá-lo, nós resumimos suas características na tabela a seguir:

Alicate universal grande Alicate universal pequeno
Para reparar itens grandes Para ajustar itens pequenos e/ou acessar áreas de difícil acesso
Menos força necessária Mais força necessária
Difícil de transportar Mais fácil de transportar

Peso

O peso de um alicate universal é fundamental em seu efeito de moldagem. Em outras palavras, o peso ajuda ou dificulta o exercício que você faz com eles. Nos pontos seguintes, nós o ajudaremos a entender como ajustar o peso às suas necessidades.

  • Peso médio: entre 200 e 300 gramas
  • Quanto mais pesado for, mais difícil é articular e menos transportável.
  • Quanto mais baixo o peso: mais fácil de trabalhar e transportar

Valor pelo dinheiro

A relação preço-desempenho para o alicate universal é fácil de medir. Um alicate universal deve ser adaptado à funcionalidade que nós lhe damos e, portanto, aí reside a qualidade. É essencial ajustar nosso objetivo a fim de saber o que podemos encontrar.

O preço de um alicate universal pode variar de 8 a 20 euros, dependendo do tamanho, do aço ou mesmo se eles vierem em uma embalagem.

A maioria deles é de boa qualidade, pois são funcionais para a maioria dos usos que precisamos.

Em alguns casos o cabo pode incorporar uma mola para ajudar com a pressão exercida sobre o cabo. Além disso, evita o puxão que pode ocorrer ao soltar o alicate universal

Resumo

Há sempre algo para consertar ao redor da casa. Viver ou trabalhar em uma sala significa que algo pode ser danificado ou quebrar. Uma caixa de ferramentas é o melhor aliado para uma solução rápida e conveniente.

O alicate universal é o rei da caixa, uma ferramenta que praticamente ajuda em qualquer situação. Apertar uma porca solta ou retirar um arame pode ajudar em uma pitada. Não há necessidade de ir à academia todos os dias para ganhar uma força gigantesca.

O alicate dispersa e amplifica a força. Sem pesos ou clubes. Em resumo, simplicidade vai com tudo e para (quase) tudo.

(Fonte da imagem em destaque: КиÑиР"Ð" Ð'оР"баÑ'у: 93163645/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas