Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

76Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Se você já trabalha na área de elétrica, se está estudando para adentrá-la ou se pretende realizar alguns serviços domésticos simples, sabe que algumas ferramentas são completamente indispensáveis. Uma delas é o alicate prensa terminal, assunto desse artigo.

Um alicate prensa terminal de qualidade pode te ajudar com um imenso número de serviços. Mas, para isso, ele precisa ter as funções necessárias, ser resistente e fácil de usar. Quer descobrir como comprar a melhor ferramenta possível? Então fique conosco e tenha todas as suas dúvidas resolvidas!

Primeiro, o mais importante

  • O alicate prensa terminal é uma das ferramentas mais importantes para eletricistas. Não há como exercer a profissão sem ter um modelo de qualidade!
  • Os alicates prensa para prensa de terminais podem ser simples, como apenas uma função, ou bastante complexos, realizando quase tudo que é necessário para um eletricista, como corte de fios, desencape, compressão e muito mais.
  • Uma vez que você domina o manuseio de um alicate prensa terminais, ele se torna bastante fácil. O mais importante é saber o serviço que cada uma de suas partes é capaz de executar!

Os melhores alicates prensa terminal: Nossas recomendações

Algumas das gigantes do mundo das ferramentas fabricam bons alicates prensa terminal, e não apenas elas. Com tantas opções no mercado, a aquisição pode ficar complicada! Para te ajudar, selecionamos modelos de acordo com nossa avaliação, são fantásticos!

O alicate prensa terminal infalível

A Vonder oferece um alicate capaz de realizar com perfeição a sua função primordial: Prensar terminais. Ele executa o serviço em bitolas que têm entre 0,25 mm e 6 mm de diâmetro e tem um regulador de pressão que faz com que sempre atinja o ponto necessário. É feito em aço carbono e mede 17,7 cm.

O modelo mais versátil

Se o que você prefere é um alicate muito versátil, que faça várias outras funções além de prensar terminais, a Vonder também tem a solução: O AP 055, que prensa bitolas de 0,5 mm a 5 mm de diâmetro, corta fios, cabos e parafuso, faz desencapamento e lida bem com pinos. Tudo isso em uma ótima ferramenta de aço carbono!

O melhor custo-benefício em alicate prensa terminal

Outra marca que tem se destacado no mercado de ferramentas para elétrica é a Carbografite. Esse é um modelo também bastante versátil e capaz de realizar um grande número de funções como prensar, desencapar e cortar, mas além disso oferece um imbatível custo-benefício. Ótima opção para iniciantes!

Guia de compra

Você sabe quais as diferenças entre modelos de alicates prensa terminais? E conhece tudo o que essas ferramentas podem te oferecer?

Leia atentamente nosso guia de compra para saber não só como fazer a melhor aquisição, como também tudo sobre o alicate prensa terminal!

Imagem mostra um homem fazendo reparos na rede elétrica.

Eletricistas são os principais usuários de alicates prensa terminal. (Fonte: KML/ Pexels.com)

O que é um alicate prensa terminal?

Em elétrica e eletrônica, terminal é o nome dado às peças físicas que ajudam na transferência de energia. Podem ser arames ou fios que saem de dispositivos, bem como pedaços de circuitos ou outras partes que eventualmente sirvam como conectores.

Esses terminais precisam ser juntados uns aos outros. É aí que entra o alicate prensa terminais: Ele é uma ferramenta feita para juntar diferentes componentes e torná-los apenas um. Possui grande eficiência nessa tarefa e a realiza com facilidade.

Muitos alicates prensa terminais contam ainda com partes capazes de realizar outras tarefas comuns de elétrica e eletrônica, como corte e desencape de fios. Assim, tornam-se ferramentas ainda mais versáteis e úteis para os profissionais da área.

foco

Você sabia que crimpagem é uma das atividades mais comuns em elétrica? Ela consiste no ato de juntar dois pedaços de metal e torná-los um só. Para isso, o método mais comum é a deformação de um ou dos dois lados.

Apesar de existirem alicates específicos apenas para crimpagem, os prensa terminais também são extremamente usados para essa tarefa.

O que diferencia alicates prensa terminais de outros alicates?

Existem muitos alicates diferentes disponíveis no mercado: Comum, de corte, de bico, hidráulico, decapador, de pressão, de crimpagem e muito mais. O prensa terminais é apenas mais um deles.

A principal função dessa ferramenta é, obviamente, prensar terminais. Por isso, a sua cabeça é diferenciada com uma matriz fixa de compressão. É possível ajustar a força aplicada e ter perfeita firmeza no momento de juntar duas partes opostas.

Com um alicate comum, você não consegue nem o mesmo ajuste de pressão, nem a mesma precisão de aperto que com um específico para prensar terminais.

E por ser uma ferramenta tão importante, o alicate para prensar terminais muitas vezes engloba outros tipos. É comum encontrar modelos que primordialmente se destacam pelo controle de pressão e pela matriz fixa, mas que também ofereçam partes para corte e desencape.

Veja na tabela a seguir as comparações dos alicates prensa terminais com os comuns:

Alicate prensa terminais Alicate comum
Cabeça Com matriz de compressão e regulagem de força Pontas simples para compressão
Corpo Muitas vezes conta com funcionalidades para demais tarefas Simples, com suporte para as mãos e nada mais
Uso Profissional para eletricistas Doméstico

Quais as vantagens de um alicate prensa terminais?

Um bom alicate para prensar terminais não é uma ferramenta indispensável para eletricistas apenas por sua capacidade de unir pedaços de metais. Ele se destaca muito também pela enorme versatilidade que possui.

Sem custar muito caro, ele oferece o benefício de poder fazer o serviço de três ou até quatro ferramentas diferentes. Com isso, torna-se um dos melhores amigos de profissionais de elétrica e eletrônica por uma larga margem.

Seu manuseio não é dos mais difíceis, e após um pouco de prática torna-se bastante tranquilo. Atividades como crimpagem e junção de terminais são bastante tranquilas com uma ferramenta como essa de qualidade.

Caso você não trabalhe nas áreas de elétrica e eletrônica, não existem muitos motivos para contar com um alicate prensa terminal. O quanto a ferramenta é específica é uma de suas grandes desvantagens, uma vez que não tem maiores serventias para reparos domésticos.

Abaixo, criamos uma tabela para te apresentar vantagens e desvantagens dessa ferramenta:

Vantagens
  • Ferramenta indispensável para eletricistas
  • Melhores modelos fazem o papel de três ou quatro ferramentas
  • Preço bastante amigável
  • Manuseio não é complicado
Desvantagens
  • Útil apenas para os profissionais da área, não tendo apelo para reparos domésticos

Para quais serviços o alicate prensa terminal é indicado?

Como o nome diz, a prensa de terminais é o principal serviço executado por um alicate desse tipo. De acordo com a norma NBR 5410, em cabos com mais de 0,5 milímetro de diâmetro, é obrigatória a presença de um terminal na ponta.

O uso do alicate prensa terminais é muito frequente para eletricistas.

Assim, é muito frequente para eletricistas a prensa de terminais. Mas não só isso: Muitos outros serviços dessa área pedem o uso do alicate.

Você raramente irá usar um alicate prensa terminais se não trabalha com elétrica ou eletrônica, mas se essa é sua profissão, ele pode te ajudar com corte de fios, desencape, apertos de pontas, compressão e muito mais.

Portanto, trata-se de uma ferramenta absolutamente indispensável e insubstutuível para profissionais de elétrica!

Para que serve cada parte do alicate prensa terminal?

Ao observar um alicate para prensar terminais pela primeira vez, você irá notar que ele tem diversos detalhes, cada um parecendo indicado para uma função diferente. Sem saber para que cada parte é indicada, uma confusão inicial pode surgir.

Para fazer um bom trabalho como eletricista, você precisa entender exatamente qual é o funcionamento de cada parte do alicate. Mas isso é bastante simples, com muitas vezes orientações escritas na própria ferramenta.

Selecionamos um ótimo vídeo do canal Engehall Elétrica que explica perfeitamente cada função do alicate prensa terminais. Confira e aprenda como usar perfeitamente o seu!

Quanto custa e onde comprar um alicate prensa terminal?

A quantidade de funções, a marca e a qualidade dos materiais são os principais fatores que influenciam no preço de um alicate prensa terminais. A variação é muito grande: Encontramos modelos desde R$ 20 até R$ 400, com os primeiros já sendo bastante úteis para algumas situações.

Lojas de ferramentas, materiais de casa e construção e artigos gerais para elétrica e eletrônica são os principais locais para a compra de um alicate prensa terminais. Você pode também fazer a compra pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira. Não deixe de observar Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um alicate prensa terminal

Quais são os critérios técnicos mais importantes para a escolha de um alicate de prensar terminais? É sobre isso que falaremos agora! Selecionamos quatro quesitos para discutir:

A seguir, entramos em mais detalhes sobre cada um deles!

Tamanho dos terminais

Há vários tamanhos de cabos que precisam ser instalados e, consequentemente, os diâmetros dos terminais também variam. É preciso que o alicate seja capaz de se adaptar a todos eles e de funcionar independente da peça a ser prensada ser maior ou menor.

Por isso, você precisa observar quais são os tamanhos mínimos e máximos que podem ser prensados pelo alicate. Quanto maior for a variação, maior a utilidade da ferramenta e menor a possibilidade de você se deparar com um serviço que ela não pode realizar!

Imagem mostra um painel com muitas ferramentas, entre elas diversos alicates.

Um bom alicate prensa terminal pode fazer a função de muitas outras ferramentas. (Fonte: Peggy_Marco/ Pixabay.com)

Quantidade de funções

Já mencionamos que é possível encontrar uma enorme variedade na quantidade de funções que um alicate prensa terminais pode realizar. E, consequentemente, quanto mais o modelo escolhido tiver a te oferecer, melhor será.

O ideal é ter um alicate capaz de executar várias funções úteis para eletricistas.

A função básica dessas ferramentas é a prensa de terminais, mas há muitas outras que também são muito úteis para o trabalho de um eletricista. Já te mostramos um vídeo ensinando a usar cada uma delas. Portanto, o ideal é que você escolha um alicate que te ajude em vários momentos da vida profissional.

Afinal, é muito melhor ter apenas uma ferramenta capaz de realizar várias funções do que precisar de uma para cortar fios, outra para desencapar, e assim por diante. Até mesmo seu bolso agradece!

Material

É sempre importante que as ferramentas sejam feitas com materiais de qualidade. Assim, evita-se que elas durem pouco e que uma nova compra precise ser feita rapidamente. Você sempre quer que cada exemplar adquirido dure por muitos anos!

Com alicates prensa terminais, não é diferente. E o mais importante é escolher um que seja feito com um ótimo material, durável e resistente, capaz de resistir tanto ao uso, como às ações da natureza e do tempo.

Para os alicates prensa terminais, o ideal é buscar por materiais metálicos de qualidade como aço carbono e aço temperado. A pintura eletrostática ajuda a resistir à ferrugem, grande inimiga das ferramentas!

Regulagem de pressão

Cada terminal a ser prensado requer uma pressão diferente. O melhor resultado é alcançado quando o operador já é experiente o bastante e conhece as peças e os cabos usados e quando a ferramenta permite que o trabalho seja feito da forma ideal.

Por isso, os melhores alicates prensa terminais contam com reguladores de pressão. Com eles, é possível pré-determinar o quanto será aplicado no momento da crimpagem, fazendo com que após um simples manuseio da ferramenta já se tenha o resultado desejado obtido.

Sempre escolha alicates com múltiplas opções de regulagem de pressão. Eles tornarão seu trabalho bem mais fácil!

(Fonte da imagem destacada: Vladimir Zhupanenko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.