Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

Você precisa arrancar pregos velhos de um móvel? Você está montando seu jardim urbano e precisa de uma boa ferramenta para trabalhar arame? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, então alicates são o que você está procurando. Estas ferramentas vão tirar você de mais de um problema graças à sua versatilidade.

Os alicates são uma das ferramentas mais antigas que existem e também uma das mais confiáveis. Com o avanço da tecnologia, eles se tornaram mais sofisticados e modernizados. Hoje em dia, você pode encontrar modelos muito fortes e práticos a um preço muito bom. Você está procurando um bom par de alicates para sua caixa de ferramentas? Então leia nosso artigo.




O mais importante

  • Se você estiver construindo sua primeira caixa de ferramentas, nós recomendamos que você inclua um bom alicate, assim como vários tipos de alicates e, é claro, um conjunto de chaves de fenda em vários formatos e tamanhos.
  • Os alicates são indispensáveis para o trabalho com madeira e para muitos trabalhos de construção, como a cofragem. Eles também são muito populares no campo e para trabalhos envolvendo arame.
  • Os cabos e a cabeça serão dois fatores de compra muito importantes. O primeiro ajuda você a exercer pressão e o segundo oferece certas funções, como corte ou martelamento.

Alicate: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre o alicate

Você provavelmente tem aquela imagem dos filmes antigos em sua mente, onde um cowboy tem seus dentes extraídos. Bem, o que o médico está segurando em suas mãos é um par de alicates. Eles são ferramentas para aplicar pressão, apertar e cortar. Aqui está um olhar detalhado sobre eles.

Hombre con herramientas

Os alicates, como a maioria das ferramentas manuais, são muito versáteis. Eles podem ser usados para uma grande variedade de tarefas profissionais e domésticas. (Fonte: Kruk: 84471592/ 123rf.com)

Para que servem os alicates?

Os alicates, como a maioria das ferramentas manuais, são muito versáteis. Eles podem ser usados para uma grande variedade de tarefas profissionais e domésticas. Entretanto, eles são usados principalmente para apertar e cortar arame próximo à superfície.

A maioria dos alicates pode trabalhar confortavelmente com fios de até 4mm de diâmetro. Como acabamos de dizer, o grande diferencial dos alicates é que eles são muito versáteis e capazes de lidar com muitos trabalhos. Eles são mais comumente usados para

  • Joalheria e reparo: para o corte de peças salientes: Eles são usados para jóias feitas à mão, como cortar broches, remover sobras de colares, pulseiras e para pressionar e abrir os pontos de fixação dos strasses.
  • Relojoaria: Eles são usados para cortar bobinas no comprimento certo.
  • Reparo de móveis: Para cortar e remover grampos, pregos e remover material durante o trabalho de estofamento.
  • Fabricação e reparo de instrumentos musicais: Eles são ideais para cortar os trastes metálicos dos instrumentos de corda.
  • Reparo de veículos: Usado para afrouxar e remover componentes do motor, remover peças da carroceria e clipes de corte, cabos, abraçadeiras e braçadeiras de mangueira.
  • Trabalho mecânico pesado: Pode ser usado para cortar as extremidades dos parafusos. Também para trabalhar com arame, pregos e rebites de até 6 mm de diâmetro.

Que tipos de alicates existem no mercado?

Os alicates são ferramentas muito simples. Eles evoluíram ao longo do tempo graças à descoberta de novos materiais e avanços nas técnicas de fabricação. Hoje nós podemos encontrar os seguintes tipos de alicates no mercado:

Tipo de alicate Uso Characterísticas
Alicate de cofragem Formação em aço ferroso. Corta e une arame em uma operação.corte muito preciso.
Alicate de carpintaria Carpintaria. Corta arame. Remove pregos.
Alicate de azulejo Ajuste, retificação, marcação e pequenos cortes em elementos de cerâmica e grés. Mais resistente.
Alicate de aperto Encanamento Permits ajuste do diâmetro de abertura, graças ao seu sistema de abertura.
Alicate de mordaça Para segurar objetos, dobrar fios, apertar porcas. Eles podem exercer muita pressão, graças ao sistema de travamento por parafuso.

Qual é a diferença entre alicate e alicate?

É um erro comum confundir alicate e alicate, pois muitas vezes nos referimos a ambas as ferramentas com o mesmo nome. Os alicates são ferramentas mais universais do que os alicates. Quando nos referimos a alicates, incluímos ferramentas maiores, usadas por ferreiros, carpinteiros e soldadores, que podem ser expostas a altas temperaturas.

Alicates e alicates têm muito em comum, pois são usados para apertar, cortar e bisbilhotar certos itens, tais como pregos. Em resumo, a principal diferença é seu tamanho e o fato de que os alicates são ferramentas especiais para um trabalho muito mais "duro e pesado".

Tenazas

Mantenha o alicate em boas condições usando-o apenas para os arames e pregos para os quais ele é destinado. (Fonte: Bashta: 47869695/ 123rf.com)

Que tipos de alicates de pressão existem?

Como você já viu, existe um tipo especial de alicate de pressão. Estes alicates são usados para trabalhos de soldagem. Eles permitem que o operador segure as peças sem ter que usar sua mão. Existem vários tipos de pinças no mercado e elas são as seguintes:

Modelo Recursos Usos
Pinça de grampo Para manter duas peças juntas enquanto soldamos. Soldagem. Montagem. Fabricação de móveis.
Multi-purpose negócio para fixação de peças redondas, planas e quadradas. Encanadores. Soldadores. Mecânica em geral.
Pinças de pressão com mandíbulas reta Para boa acessibilidade. Automobiles. Garagens. Fábricas ou trabalhos de produção e manutenção.
Pinças depressão com mandíbulas e de última geração para fácil acesso. A vanguarda, para o corte de peças robustas de chapa. Produção de peças. Manutenção industrial. Aquecimento. Corte de solda e chumbo.

Quais são as peças de um alicate?

Os diferentes tipos de alicates diferem no fato de que algumas de suas peças são diferentes. Por esta razão, é importante que você reconheça e entenda as diferentes partes de um alicate e como elas influenciam a ferramenta em si. As partes de um alicate são as seguintes

  • Mandíbulas: As mandíbulas dos alicates são praticamente planas. Graças a este projeto, eles podem cortar o mais próximo possível da superfície. Este corte nivelado permite que a superfície seja "limpa" de pregos e arames salientes. Eles são muito afiados e devem ser unidos precisamente para não deixar nenhuma lacuna.
  • Arestas de corte: Elas têm arestas de corte muito afiadas para poder cortar o arame. As versões para serviço pesado podem até mesmo cortar pregos e parafusos. As bordas são biseladas, o que significa que elas se inclinam em direção à ponta. Isto proporciona maior força, pois as mandíbulas são mais largas do que as arestas de corte.
  • Pivot point: Também chamado de fulcrum point. Este é o ponto em torno do qual as alças e mandíbulas do alicate giram. Normalmente consiste de uma porca ou parafuso.
  • Punho: O ponto de contato da mão com a ferramenta. Atua como uma alavanca para forçar as mandíbulas dos alicates juntos. Eles variam em comprimento e geralmente são feitos de plástico ou borracha com ranhuras para melhorar a aderência.
  • Retorno por mola: Alicate de precisão (o menor) geralmente incorpora sistemas com mola, que automaticamente retornam as alças para sua posição de abertura. Isto reduz o esforço do operador e torna a tarefa mais fácil.

Como torcer o fio com um alicate

Um dos principais usos do alicate é trabalhar com fio. No trabalho de cofragem ou agrícola, estas tarefas são essenciais. A melhor coisa é que você também pode cortar o excesso de arame com o alicate. Aqui está um guia passo-a-passo sobre como trabalhar com arame

  1. O melhor arame para se trabalhar é o arame galvanizado ou zincado. Ele deve ter um diâmetro mínimo de 3 mm e nunca deve exceder 5 mm.
  2. Primeiro corte o arame no comprimento necessário. Em seguida, coloque-o em torno do espaço onde você vai trabalhar.
  3. Junte as duas pontas do fio e prenda-as com o alicate. Aplique pressão suave para manter o fio no lugar, mas tenha cuidado para não pressionar com muita força.
  4. Mantenha os cabos apertados e torça os alicates para frente e para trás para torcer as pontas juntas. Novamente, não aplique muita força ou você vai quebrar o fio.
  5. Corte as pontas em excesso. Quando você tiver fixado a peça, aperte firmemente e corte qualquer excesso de material.
  6. Dobre as pontas afiadas do fio em excesso para evitar acidentes.

Que cuidados os alicates requerem?

Os alicates são ferramentas muito simples, então você não precisa ser muito cuidadoso com eles. Se você tratá-los com cuidado, eles vão durar por muito tempo. No entanto, se você cuidar bem deles, eles podem durar uma vida inteira (ou várias)

  • Mantenha o alicate em boas condições usando-o apenas para os arames e pregos para os quais ele é destinado. Se você usá-los em objetos mais grossos ou mais duros, você pode cortar ou dobrar as extremidades.
  • Não use o alicate como um martelo a menos que eles tenham uma mandíbula plana para esta tarefa.
  • Limpe as pinças após cada uso. Use um pano ou uma escova rígida e limpe as bordas de corte com água e sabão. Uma vez limpos, seque-os.
  • Lubrifique as mandíbulas e dobradiças com uma gota de óleo leve antes de armazená-las. Isto evita a corrosão.
  • Armazene o alicate em um local adequado. Seja em uma caixa de ferramentas com compartimentos ou pendurado na parede. Assegure-se de que eles não sejam derrubados por aí.

Critérios de compra

Você já viu que o alicate é uma ferramenta muito simples, mas também muito útil e muito versátil. Na seção anterior nós respondemos as principais perguntas sobre estas ferramentas para que você possa conhecê-las bem. Agora vamos dar uma olhada nos principais critérios de compra, fatores que irão ajudá-lo a escolher o melhor alicate.

A mandíbula

é a principal característica de um alicate. Seu design determina o quão bem funciona. Como já explicamos, eles são feitos para cortar elementos nivelados. Existem dois desenhos universais de mandíbulas de pinça

  • Junta de sobreposição: Este é o tipo de junta mais comum. Neste projeto, uma alça é colocada em cima da outra, unida por um rebite. A principal desvantagem é que com o uso, o rebite se solta e as mandíbulas perdem força.
  • Junta da caixa: Neste projeto um lado desliza através de uma fenda no outro lado. É uma articulação mais forte, já que todos os quatro lados da ferramenta permanecem em contato. Este tipo de vício permite que mais força seja aplicada e oferece maior precisão, ele também é mais forte.

Tipo de alicate

Você encontrará uma grande variedade de alicates no mercado. Cada um deles oferece características únicas. Você precisa entender para que servem os diferentes tipos de alicates e como eles são antes de escolher o seu alicate.

Por exemplo, alguns alicates são usados apenas para agarrar, enquanto outros são usados para cortar. Por exemplo, o alicate de carpinteiro e o alicate de persiana, que à primeira vista têm o mesmo aspecto, são muito diferentes. Não apenas em tamanho, as pinças de carpinteiro são feitas para agarrar, enquanto que as pinças de persiana são para cortar. Alguns projetos incluem um espaço plano para usar a pinça como martelo.

Use

O uso da pinça irá influenciar a compra. Por exemplo, se você é um soldador, você pode optar por comprar uma pinça de pressão de mandíbula C. Estas ferramentas permitem que você segure peças de trabalho muito grandes para soldagem.

Eles também são muito populares para a montagem de móveis e carpintaria em geral. Para oficinas mecânicas, qualquer prensa ou alicate de corte será uma ótima escolha. Para trabalhos de carpintaria e móveis, o alicate de carpinteiro é a melhor escolha para cortar e puxar pregos. Para a construção, você deve procurar modelos robustos que possam trabalhar com arame, bem como cortar e quebrar azulejos.

Herramientas

Os alicates são ferramentas muito simples. Eles evoluíram ao longo do tempo com a descoberta de novos materiais e o avanço das técnicas de fabricação. (Fonte: Huandi: 18782680/ 123rf.com)

Punho

O conforto do punho é fundamental para obter o melhor desempenho de uma ferramenta manual. Um cabo desconfortável será desconfortável, mesmo levando a lesões na mão ou no braço. Este fator será importante se você estiver procurando uma ferramenta para usar diariamente.

Procure um alicate com cabos longos, pois eles o ajudarão a exercer mais pressão. Você também deve procurar por modelos com sistemas de retorno. Da mesma forma, procure sempre cabos revestidos com materiais plásticos ou de borracha para facilitar a aderência e melhorar a ergonomia da ferramenta.

Materiais

O material das mandíbulas dos alicates influenciará a qualidade do corte e a precisão. A unidade de dureza (dureza HR ou Rockwell) é um fator de qualidade que não pode ser negligenciado ao comprar. Quanto mais alto este valor, mais duro é o metal e, portanto, mais quebradiço e propenso à quebra. Todos os especialistas recomendam que você escolha ferramentas com ligas de alta qualidade.

Por exemplo, é recomendado que você escolha pinças de aço forjado para trabalhos de construção. Para usos mais leves, tais como carpintaria ou bricolagem, cromo, vanádio e molibdênio são melhores.

Tenazas

Os diferentes tipos de alicates diferem no fato de algumas de suas peças serem diferentes.
(Fonte: Poploy: 84319269/ 123rf.com)

Tamanho

O tamanho da ferramenta dependerá do torque ou do esforço de corte necessário em um determinado momento. Você também deve levar em conta sua força física. Você está acostumado a trabalhar com ferramentas manuais? Se você não é e não tem muita força em suas mãos, é melhor escolher uma ferramenta com um cabo longo.

Em termos de mandíbulas, as mandíbulas pequenas são normalmente mais eficazes. Os fabricantes muitas vezes oferecem diferentes opções de força e potência. Essas opções normalmente variam de 18 kg a 52 kg e são mais que suficientes para cortar cabos de aço de até 3 mm de diâmetro. Sempre escolha de acordo com suas necessidades e força física.

Resumo

O alicate é uma das ferramentas mais úteis, versáteis e acessíveis do mercado. Se você está pensando em construir sua própria caixa de ferramentas e não quer complicar sua vida, o alicate é uma de suas melhores opções. E se você é um entusiasta do bricolage ou do trabalho com madeira, você vai achá-los indispensáveis.

Neste artigo nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre essas ferramentas. Nós mostramos passo a passo como usá-los para trabalhar com arame e apontamos os principais fatores de compra. Siga nossas instruções e você não vai deixar de comprar o melhor alicate. Agora é sua vez de escolher, qual é o melhor alicate para você? Se você gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam encontrar o melhor alicate do mercado.

(Fonte da imagem em destaque: Huandi: 18782703/ 123rf.com)

Resenhas