Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Quem trabalha com manutenção de instalações hidráulicas e de redes elétricas sabe que algumas ferramentas são indispensáveis. Uma delas é o alicate bomba d'água, assunto desse artigo.

O alicate bomba d'água é ajustável para poder trabalhar com diversos diâmetros, sendo usado principalmente em canos e conduções elétricas, mas também oferecendo muito na área de mecânica. Quer saber como escolher o melhor modelo? Entender tudo sobre essa ferramenta? Então fique conosco!

Primeiro, o mais importante

  • O grande torque proporcionado por sua ponta é o maior diferencial do alicate bomba d'água, uma ferramenta ótima para aperto e desaperto de canos, parafusos, boias e muito mais peças.
  • Usada principalmente em hidráulica, a ferramenta também é chamada de “alicate de encanador”. Porém, sua versatilidade faz com que também seja importante em várias outras áreas.
  • Confira se o alicate escolhido é feito em material durável e resistente e se oferece a ergonomia e a segurança necessárias para o uso no dia a dia de seu trabalho!

Os melhores alicates bomba d'água: Nossas recomendações

Escolher um alicate bomba d'água durável, fácil de usar e capaz de realizar diversos serviços pode ser complicado. Nós decidimos te ajudar e selecionamos alguns dos melhores modelos disponíveis no mercado!

O alicate bomba d'água para profissionais

Profissionais recomendam com louvor o alicate bomba d'água 1864039 da Irwin. Além de toda a qualidade da marca, ele ainda traz a excelente tecnologia Vise Grip, que torna o uso fácil e confortável. Fabricado em aço cromo vanádio, é de altíssima durabilidade e pode ser aplicado em serviços de muitas áreas.

O melhor custo-benefício

Se você está começando a trabalhar nas áreas de hidráulica e elétrica e quer um alicate bomba d'água para te ajudar nesse começo de carreira, o 8BF da Eda é uma ótima opção. Sem pesar no bolso, ele conta com canaleta profissional e excelente regulagem de abertura em uma ferramenta de 10 polegadas de comprimento.

Para quem quer uma marca de confiança

A Tramontina é uma das marcas mais respeitadas pelos brasileiros e também fabrica um excepcional modelo de alicate bomba d'água. Feito em aço especial e temperado e com pintura fosfatizada, ele tem isolamento elétrico e segue todas as normas de segurança.

Guia de compra

Por que contar com um bom alicate bomba d'água? O que ele te oferece de diferente em relação a outras ferramentas? Como saber qual modelo é realmente ideal para as suas necessidades?

Nosso guia de compra traz respostas para todas essas dúvidas! Confira as próximas linhas e se torne um especialista no assunto!

Imagem mostra um homem usando um alicate bomba d'água para reparar um encanamento.

O alicate bomba d'água é indispensável para encanadores. (Fonte: Cathy Yeulet/ 123rf.com)

O que é um alicate bomba d'água?

Existem muitos tipos de alicates disponíveis no mercado. Alguns têm funções específicas, como aqueles para cortar ou crimpar. Outros são universais e executam todo tipo de serviços, como os mais avançados modelos de prensa terminais.

Os alicates bombas d'água se destacam pela abertura que alcançam, sendo ideais para trabalhos em hidráulica, como fixação e soltura de peças e acertos em canos, e elétrica. Alguns profissionais gostam dele também para a área de mecânica.

Com o formato diferenciado de sua ponta, o alicate bomba d'água consegue agarrar superfícies com força acima da média sem correr risco de danificá-las. É isso o que faz dele tão especial para o uso em hidráulica. Profissionais experientes sabem que não podem abrir mão dessa ferramenta!

foco

Você sabia que a invenção dos alicates para hidráulica aconteceu em 1888? Foi Johan Peter Johansson, um sueco, que desenvolveu essa ferramenta única que ajuda muito o trabalho em encanamentos. Não demorou muito para que ela se popularizasse por todo o mundo!

Para quais serviços o alicate bomba d'água é recomendado?

Os alicates bomba d'água são usados principalmente em três áreas de serviço: Hidráulica, elétrica e mecânica. A primeira é a mais importante, uma vez que a ferramenta pode até ser chamada de “alicate de encanador”. Vamos conhecer mais sobre tais utilidades?

  • Hidráulica: Quem trabalha na área de hidráulica precisa muito de um alicate bomba d'água. Ele ajuda na manutenção de canos, registros, boias e, como o nome diz, bombas d'água. Com ótimo torque, dá a firmeza necessária para o encanador.
  • Elétrica: A manutenção de redes elétricas também é executada com perfeição pelo alicate bomba d'água. Por não conduzirem eletricidade, alguns modelos são perfeitos para apertar e soltar peças em circuitos. É ótimo na fixação, mas não substitui outras ferramentas, como o alicate de crimpagem.
  • Mecânica e serviços domésticos: Como o torque oferecido pelo alicate bomba d'água é excepcional, ele se torna uma ótima arma com parafusos e roscas de difícil fixação ou soltura. Você pode ajustá-lo para o tamanho ideal e em seguida usá-lo para resolver seus problemas!

Como percebemos, o alicate bomba d'água é uma ferramenta mecânica, muito usada para situações de aperto. Em qualquer área de serviço que peça por um torque especial, ele pode ser aplicado!

Quais as vantagens de um alicate bomba d'água?

O alicate bomba d'água tem a vantagem de ser excelente para sua função específica: Aperto e desaperto de peças hidráulicas. Ele é insubstituível na caixa de ferramentas de qualquer encanador.

Mas seu torque superior e sua ergonomia fazem com que ele tenha ótima versatilidade e, como já mencionamos, possa ser aplicado em outras áreas de serviço. Eletricistas, mecânicos e reparadores domésticos também podem contar com um bom alicate bomba d'água.

Muitos modelos contam com alterações em sua composição que facilitam o serviço, como isolamento elétrico e proteção para as mãos. Isso faz da ferramenta segura e ergonômica. Quando fabricada em materiais de qualidade, é muito durável.

Independente da sua área de trabalho, vale a pena contar com um alicate bomba d'água na maleta! A ferramenta pode apenas ser de valor elevado caso você faça apenas reparos ocasionais em sua própria casa.

Veja a seguir vantagens e desvantagens do alicate bomba d'água:

Vantagens
  • Indispensável para encanadores
  • Versatilidade permite uso em outras áreas de serviço
  • Excelente segurança e ergonomia
  • Ferramenta bastante durável
Desvantagens
  • Pode não valer a pena para quem faz apenas reparos em sua própria residência

O que diferencia um alicate bomba d'água de outros alicates?

A principal característica do alicate bomba d'água é a sua ponta: Ela tem um formato especial, diferente dos alicates domésticos comuns, que gera maior torque ao propiciar melhor efeito de alavanca. Além disso, a abertura é regulável, podendo alcançar diversos tamanhos.

Não é uma ferramenta tão completa quanto alguns tipos de alicates para eletricistas, que são capazes de exercer múltiplas funções. Os bomba d'água apenas são indicadas para aperto e desaperto de peças, porém, têm excepcional qualidade disso.

O único recurso especial que você pode eventualmente encontrar é a canaleta. Na verdade, ela serve apenas para ampliar a gama de tamanhos e posições que a boca pode assumir.

Os alicates bomba d'água costumam ser feitos de materiais mais resistentes que os modelos domésticos, como aço temperado. Isso os torna mais resistentes e indicados para uso profissional.

Comparamos abaixo alicates bomba d'água, domésticos e para eletricistas. Confira:

Alicate bomba d'água Alicate para eletricista Alicate doméstico
Ponta Ideal para aperto, com vários ajustes Ideal para crimpagem ou corte, Ideal para aperto, sem ajustes
Corpo Fabricado em materiais especiais, com isolamento Fabricado em materiais especiais, com isolamento Fabricado em materiais simples
Recursos extras Não costuma ter recursos extras Pode ter vários recursos extras, como desencape e prensa Não costuma ter recursos extras
Recomendação de uso Em hidráulica, mecânica e situações especiais em elétrica Em elétrica Em serviços domésticos simples

Quais os tamanhos de alicates bomba d'água?

Você encontrará informações sobre alicates bomba d'água com 10, 12 ou 14 polegadas. Mas, afinal, o que isso significa?

Quanto maior o alicate, mais ele poderá alcançar lugares difíceis.

Duas coisas: Primeiro, quanto maior o alicate, mais ele poderá alcançar lugares difíceis. A extensão permitirá que suas mãos fiquem na ponta, distante da superfície de trabalho, mas a ponta alcance o que é necessário. Portanto, se você trabalha em situações de acesso complicado, um modelo maior pode ser útil.

Além disso, o tamanho pode permitir uma maior abertura da ponta, com espaço para que ela se torne mais extensa e pegue canos ou parafusos de maior diâmetro.

Eventualmente, um alicate menor pode ter uma abertura maior, compensando a diferença de tamanho e se tornando mais útil. Por isso, você deve prestar atenção também nessa informação!

Quanto custa e onde comprar um alicate bomba d'água?

O preço dos alicates bomba d'água varia de acordo com o tamanho, o material e a marca. Encontramos alguns modelos bastante baratos, por volta e R$ 15, ideais para iniciantes, e outros que chegam a aproximadamente R$ 80. Profissionais devem investir em uma ferramenta de qualidade.

Lojas de ferramentas e de materiais para encanadores e trabalhadores da área de hidráulica são os melhores lugares para a compra de um alicate bomba d'água. Existe também a possibilidade de compra online: A Amazon brasileira oferece ótimos modelos, bem como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um alicate bomba d'água

Precisamos falar agora sobre alguns critérios técnicos que irão te ajudar a escolher o melhor modelo de alicate bomba d'água. Selecionamos quatro para discutir:

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles!

Material

Um alicate bomba d'água precisa ser muito durável e resistente. Por isso, materiais de alta qualidade devem ser usados em sua composição. Compre apenas se o modelo for feito em uma ótima variação de aço, como aço cromo vanádio e aço temperado.

Porém, aço enferruja com facilidade e estamos falando de uma ferramenta para encanadores. É preciso que também haja boas proteções contra a oxidação, especialmente pintura fosfatizada. Assim, a ferramenta poderá te acompanhar por um tempo bastante satisfatório!

Imagem mostra dois alicates bomba d'água presos a um cano.

Um bom alicate bomba d'água deve durar por muitos anos. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Abertura

Quanto maior for a abertura máxima de um alicate bomba d'água, mais útil ele será. Isso porque poderá trabalhar em canos, parafusos e porcas de diâmetros variados, podendo ser praticamente a única ferramenta do tipo na sua maleta.

Além da abertura máxima, observe as opções de regulagem do alicate.

Além da abertura máxima da ferramenta, também é importante que você observe a regulagem. Quanto mais posições e tamanhos de ajuste, mais você poderá encontrar o jeito ideal de usar seu alicate em cada uma das peças que precisar apertar em seu dia a dia.

O melhor alicate bomba d'água para trabalhar é aquele que além de ter uma excelente abertura, também oferece várias opções de regulagem!

Cabo

O cabo de um alicate bomba d'água precisa ser confortável e melhorar a experiência de manuseio da ferramenta. Para isso, é bom que ele possua um revestimento emborrachado de qualidade, que permita um maior esforço pelo usuário sem machucar a mão e ainda funcione como isolante.

A Irwin, por exemplo, tem a tecnologia Vise Grip em seus cabos, excelente para a ergonomia e o conforto do uso. Você pode também procurar por recursos similares na concorrência.

Como o uso de um alicate bomba d'água requer muita força manual, ter um cabo confortável facilita bastante o trabalho do dia a dia!

Segurança

Muitas vezes, o alicate bomba d'água será usado ou na rede elétrica, ou em superfícies com água, uma grande condutora de eletricidade. Por isso, isolamento no cabo é fundamental. A sua segurança depende do fato da ferramenta não ser condutora de forma alguma.

Além disso, existem algumas normas de segurança do INMETRO que um bom alicate bomba d'água deve seguir! Sempre leia com cuidado as especificações técnicas para saber se a ferramenta escolhida foi aprovada nos testes determinados.

(Fonte da imagem destacada: Prateek Katyal/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.