Adega climatizada
Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

58Comentários coletados

As adegas climatizadas são produtos que cada vez mais têm se destacado no mercado pela sua capacidade de armazenar e manter a qualidade das bebidas que são consumidas em casa.

Nunca ouviu falar desse produto? Neste artigo você vai conhecer os modelos disponíveis no mercado, descobrir vantagens desse item e conhecer critérios para serem considerados ao comprar uma adega climatizada. Continue a leitura!




Primeiro, o mais importante

  • As adegas climatizadas foram criadas para que os usuários pudessem controlar a temperatura, mantendo as condições ideais para o armazenamento de cada tipo de bebida.
  • As adegas são aparelhos de alto valor aquisitivo e que exigem cuidados especiais na sua manutenção. Pense em critérios como frequência usada, consumo energético e espaço disponível antes de decidir comprar um modelo.
  • Apesar da função principal das adegas ser o armazenamento das bebidas para ficarem prontas para o consumo, elas são itens que podem deixar a decoração de qualquer ambiente mais sofisticado.

Melhores adegas climatizadas: nossas recomendações

Você é um amante de bebidas e gostaria de saber como preservá-las com qualidade em casa? Então, não deixe de conferir os principais modelos de adegas climatizadas que separamos:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre adegas climatizadas

Por ser um produto bem específico, muitas dúvidas podem surgir acerca das adegas climatizadas. Continue a leitura e conheça pontos-chaves sobre este aparelho antes de tomar uma decisão de compra.

As condições adequadas para manter um bom vinho são alcançados com a adega climatizada (Foto: serezniy/ 123rf)

O que é a adega climatizada?

As adegas climatizadas parecem uma geladeira, mas são soluções mais modernas e sofisticadas. Elas servem para armazenar bebidas, mantendo-as em uma posição ideal e organizada.

O grande diferencial desse aparelho é a possibilidade de controlar a temperatura conforme o tipo de bebida armazenada. Com elas também é possível regular a trepidação e a umidade.

Todo o processo conta com alarmes que avisam situações como o aumento da temperatura ou se a porta ficou aberta, conservando assim as bebidas da melhor forma possível.

Felipe MullerEnólogo
"As possibilidades de experimentação são infinitas e é isso que faz apaixonar. Isso é o vinho, não é uma receita"

Como funciona a adega climatizada?

Para manter a temperatura estável das bebidas armazenadas, a adega tem um sistema eletrônico de refrigeração. Isso possibilita que você controle a temperatura, deixando-a ideal para que os vinhos não percam a qualidade.

Assim, você pode saborear as bebidas em sua melhor versão e textura. No vídeo abaixo, veja dicas de como organizar as garrafas dentro da adega e outros pontos importantes sobre esse armazenamento:

Vantagens e desvantagens de ter uma adega climatizada: quais são?

A principal função de uma adega é deixar o vinho em condições ideais para o consumo. Por isso, ela é o sonho de muitos amantes de bebidas. Porém são aparelhos de alto valor aquisitivo que nem todos podem ter.

Antes de adquirir a adega climatizada, pense nos benefícios e desvantagens que este equipamento pode apresentar, ajudando assim a tomar uma decisão de compra consciente. Listamos alguns pontos na tabela a seguir:

Vantagens
  • Mantém a temperatura ideal das bebidas
  • Controla a trepidação das garrafas
  • Protege a bebida dos raios solares
  • Armazena maior quantidade de bebidas de uma vez
  • Pode ser usado na decoração
Desvantagens
  • Alto valor aquisitivo
  • Pode ficar subutilizada se você não bebe com frequência
  • Dificuldade para a manutenção do aparelho
  • Aumenta os gastos com a energia elétrica

Onde colocar a adega climatizada em casa?

A adega climatizada é um item refinado que combina com diversos ambientes da casa, compondo a decoração. Para decidir onde colocar este aparelho, verifique a quantidade de espaço disponível para ele.

Elementos como a cor e o tamanho também podem influenciar nesta decisão. Na decoração de apartamentos pequenos, uma boa opção é colocar a adega na sala, criando um cantinho de bar.

Se você tem uma cozinha maior é preferível deixar a adega lá. Modelos pequenos são ideais para instalação abaixo de bancadas, enquanto maiores podem ser combinados com itens como a geladeira ou o freezer vertical.

A adega é um bom item para deixar na cozinha de casa, compondo a decoração. (Foto: Yeulet/ 123rf)

Quais os principais problemas que a adega climatizada pode apresentar e como resolvê-los?

As adegas climatizadas são muitos sensíveis e necessitam de cuidados especiais para não prejudicar seu funcionamento. Na lista, colocamos os problemas mais comuns que ela pode apresentar:

  • Picos de energia: Caso ocorra queda na eletricidade da sua casa, não se apavore se a adega desligar, pois, mesmo assim, ela preserva a temperatura. Só não abra a porta do aparelho evitando trocas de calor com o ambiente.
  • Abertura da porta: Não deixe a porta aberta por mais tempo. Isso causa prejuízo às bebidas guardadas e traz futuros problemas ao aparelho.
  • Instalação inadequada: A adega precisa de ventilação para funcionar corretamente. Por isso, coloque o item em locais onde é possível deixar entre 6cm a 8cm de distância dos demais eletrodomésticos.

Como fazer a limpeza da adega climatizada?

A falta de conhecimento na hora da limpeza da adega pode acarretar em prejuízos no funcionamento do aparelho. Por isso, tome determinadas medidas ao realizá-las para evitar danos.

A recomendação fundamental é fazer a limpeza com a adega desligada. Para a manutenção da superfície interna, use uma solução de 250ml de água morna com duas colheres de sopa de bicabornato.

Na parte externa e prateleiras, você pode limpar com água, detergente neutro e um pano macio. Jamais use fluídos inflamáveis ou produtos químicos abrasivos para este processo.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de adega climatizada

Por mais que modelos de adega climatizadas tenham funcionamento parecido, algumas especificidades os diferenciam. Caso esteja decidido a adquirir este aparelho, leia as dicas que separamos de critérios que você deve analisar.

Tipo

Basicamente, as adegas climatizadas se dividem em duas categorias: adegas termoelétricas ou com compressor. Destacamos as principais características, benefícios e desvantagens de cada um dos modelos na sequência:

Vantagens Desvantagens Para quem é indicada
Adega Termoelétrica Não sofrem com picos de energia, trazendo economia na conta de luz. Podem não funcionar muito bem em locais com grande variação de clima. Para quem mora em lugares com temperaturas que não ultrapassam 25º C.
Adega com compressor Permite maior controle da temperatura, até mesmo de bebidas distintas. Mais barulhentes e gastam mais energia. Para quem mora em locais que o tempo muda constantemente.

Consumo Energético

O consumo de energia de uma adega é um pouco menor do que o de uma geladeira duplex, chegando a uma média de 31,20 kWh por mês.

Adegas termoelétricas fazem troca de temperatura com o ambiente, sendo mais econômicas. Já adegas com compressor gastam mais porque funcionam como uma geladeira, mantendo a temperatura constante internamente.

Para economizar na conta de luz, você pode evitar de abrir a porta do aparelho sem necessidade e colocá-la em um lugar sem tanta incidência de luz. Assim, seu funcionamento será mais eficiente.

Resfriamento

Esse é o principal ponto para levar em consideração ao comprar uma adega climatizada, já que sua função primordial é manter condições adequadas de temperatura para o armazenamento das bebidas com qualidade.

Esse controle é feito em botões automatizados nos modelos atuais. No Brasil, as pessoas preferem os sistemas de refrigeração das adegas com compressor, porque aguentam mais as variações climáticas, como acontece no país.

Cada bebida exige uma temperatura ideal. Esse valor é de 11º a 14º C para vinhos tintos jovens, de 7º a 10º C para vinhos brancos e rosé, entre 15º a 19º C para vinho tinto encorpado e de 6º a 8º C para espumantes ou champanhes.

Capacidade

Outro ponto que deve ser considerado é o número de bebidas que você pretende guardar na adega. Hoje no mercado os modelos mais comuns são capazes de armazenar entre 8, 12, 16 ou 24 garrafas.

Produtos com maior capacidade de armazenamento também demandam mais espaço para instalação. Pense bem na finalidade do aparelho e no espaço disponível para ele antes de adquirir um modelo.

A quantidade de garrafas que você pretende armazenar é importante para a escolha de uma adega climatizada. (Foto: :dotshock/123rf)

Resumo

Amantes de bebidas sonham com uma adega climatizada para o armazenamento das garrafas. Entretanto, para adquirir este produto é preciso pensar em vários aspectos já que ele tem alto valor aquisitivo.

O custo-benefício desse aparelho não compensa para quem não consome bebidas com frequência. Mas, se você é gosta de receber os amigos para compartilhar drinks, ele pode ser um bom investimento.

O principal ponto a ser observado é a capacidade de controle da temperatura do produto. Esse aspecto será fundamental para encontrar o melhor modelo de adega climatizada para ter em casa.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas