Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

85Comentários coletados

O adaptador HDMI(High Definition Multimedia Interface) é uma referência de qualidade em termos de transmissão de áudio e vídeo entre dispositivos. Este conector permite que as imagens sejam vistas em maior resolução e que o som seja percebido sem distorção. Isto é alcançado através de um sinal estabelecido de um transmissor e um receptor.

Desde o seu início em 2002, as portas adaptadoras HDMI evoluíram e o conceito de 4K e 8K nasceu. Desde então, ao invés de descartar displays antigos, estes pinos têm sido resgatados. Além disso, eles não são apenas compatíveis com TVs. Eles também trabalham com telefones celulares e consoles. Quer saber mais? Fique por aqui e leia em




O mais importante

  • Primeiro de tudo, o adaptador HDMI torna possível ligar dois ou mais dispositivos para a transferência de conteúdo multimídia. Isto melhora a qualidade e a clareza do áudio e do vídeo.
  • Você também deve ter em mente que existem diferentes tipos. Além disso, nem todo adaptador é compatível com todos os dispositivos.
  • Por esta razão, é valioso para você conhecer alguns critérios para escolher o que é melhor para você. A idéia deste guia é esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo na sua decisão de compra.

Adaptador HDMI: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre adaptadores HDMI

Não há dúvida de que HDMI significa melhor qualidade de som e vídeo. Na verdade, as empresas estão apostando que seus produtos já terão uma resolução de 4K ou 8K. No entanto, ter um adaptador HDMI vai muito mais longe. Você tem alguma dúvida? Nós preparamos esta seção para respondê-los.

compartiendo pantalla

Com o adaptador HDMI para VGA você obtém uma melhor resolução de imagem se você conectar seu laptop a um monitor. (Fonte: Jayesh Patil: L4_qB2br_20 / unplash.com)

O que é exatamente um adaptador HDMI?

A Interface Multimídia de Alta Definição(HDMI) é uma interface multimídia de alta definição. HDMI geralmente se refere a cabos. Basicamente, é uma conexão de dois dispositivos um ao outro, um que emite o sinal e outro que recebe e projeta.

Na verdade, o que faz o adaptador HDMI se destacar é a capacidade de enviar sinais de áudio e vídeo ao mesmo tempo. Ao contrário de outros adaptadores mais antigos que só enviam vídeo. É por causa deste ponto em particular que ele se tornou tão popular. Tanto que as principais marcas de TVs e consoles de videogames inteligentes já incluem a porta de conexão HDMI.

Quais são as aplicações de um adaptador HDMI?

Antes de tudo, você deve ter certeza de que o equipamento é compatível. Ou seja, verifique se ambos têm a porta de conexão HDMI de entrada e saída. Geralmente, estas portas estão localizadas na lateral ou na parte de trás da máquina. Uma vez que isto tenha sido verificado, conecte o transmissor e o receptor. Enquanto isso, aproveite.

Graças ao progresso tecnológico, agora é possível conectar vários dispositivos para a transferência de arquivos multimídia. Com o adaptador HDMI, isto não é exceção. A razão para isto é que permite a ligação de dispositivos eletrônicos uns com os outros. Em outras palavras, um laptop para uma TV, um telefone celular para um monitor, consoles para projetores e muito mais.

cable hdmi

Graças ao adaptador HDMI D-connector você pode ver suas fotos e vídeos na sua TV a partir de sua câmera. (Fonte: wirestock: 156473620/ 123rf.com)

Quais são as vantagens de um adaptador HDMI?

O adaptador HDMI provavelmente tornou mais fácil e melhor desfrutar de vídeos e jogos digitais. Na tabela a seguir, veremos uma série de vantagens de adquirir um conector HDMI.

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Permite streaming simultâneo de áudio e vídeo
  • Sem perda de resolução e qualidade de áudio
  • Acessível
  • Pequena pegada e portátil
  • Leve
  • Alguns são folheados a ouro.
Desvantagens
  • Só transmite sinal digital
  • danificado quando em contato com água

Que tipos de adaptadores HDMI existem?

Atualmente, existem três tipos de adaptadores HDMI: padrão, mini e micro. Estes conectores se conectam a equipamentos com diferentes portas de entrada e/ou saída: VGA, DVI, RCA, USB, entre outros.

Padrão ou tipo A: Mais comumente usado para dispositivos grandes. É comumente usado em televisões e consoles de videogame. Mini ou tipo C: Seu tamanho é mais compacto do que o anterior e plano. É usado em filmadoras, projetores e monitores. Micro ou tipo D: É ainda menor e pode ser confundido com microUSB. Normalmente para câmeras ou tablets. Portanto, você pode conectar vários dispositivos, dependendo do arquivo e sua compatibilidade.

Como instalar um adaptador HDMI?

Existem diferentes tipos de adaptadores HDMI. Da mesma forma, há vários procedimentos para a inserção de tais conectores em dispositivos. As mais comuns são entre um laptop e uma TV. Também um projetor e um console de jogos.

Sempre certifique-se de que estes dispositivos estejam desligados antes de inserir os pinos para transferência audiovisual.

Isto permite que a nova entrada seja reconhecida e configurada quando o dispositivo é ligado. É importante conhecer a versão correta para ambos. Caso contrário, isso afetará a qualidade do som de saída e do vídeo projetado.

HDMI com ou sem fio?

Atualmente, você pode encontrar várias opções para adaptadores HDMI. Entretanto, a compra de um com ou sem fio varia de acordo com a sua freqüência de uso. Na mesma linha, aqui estão alguns aspectos notáveis.

Wired Sem fio
Limita a distância de conexão entre os elementos. Sendo wireless, você pode estar mais distante um do outro.
Pode não haver compatibilidade entre os dispositivos. Com a opção bluetooth, a transferência áudio-visual é segura.
É econômica. Um pouco mais caro devido às exigências internas.
Não escolher a versão correta. Como é sem fio, não há problemas com as versões.

Critérios de compra

Da mesma forma, ao escolher um adaptador HDMI, é aconselhável levar em conta algumas características. É por isso que iremos detalhá-los abaixo. Nós queremos ajudá-lo a desfrutar de seus filmes ou músicas favoritas.

Conexão

Em geral, estamos sempre procurando um adaptador HDMI que seja fácil de conectar, sem ser incômodo. Portanto, nós encontramos uma variedade de projetos para atender às necessidades do usuário. Normalmente, a forma do conector em si permite que você saiba para que ele deve ser usado.

Também, peça ajuda se você não tiver certeza de qual deles escolher. Conhecer as especificações de cada equipamento ajudará você a obter o ideal. Como resultado, você terá uma excelente clareza de vídeo e excelente qualidade de som.

conexion hdmi

Você obtém essa clareza de resolução de 4K com o adaptador HDMI certo. (Fonte: allexxandar: 61525133/ 123rf.com)

Resolução

Continuando com os critérios, outro valor desejado é que o adaptador HDMI suporte resolução 4K. Isto se refere ao número de pixels em uma tela. Da mesma forma, é referido como ultra hd ou alta definição. É definitivamente uma melhoria para a resolução da imagem. Certamente, quanto mais pixels, mais nítida é a imagem.

Por exemplo, gráficos em videogames. Ou seja, eles parecem mais detalhados. Outro poderia ser filmes de ficção científica. Versão Naturalmente, a versão do adaptador HDMI deve ser levada em consideração. Na verdade, ela tem evoluído a passos largos e largos. Como resultado, mudanças notáveis surgiram. A mais recente é a versão 2.1. Vamos ver

  • HDMI 1.0: Este foi obviamente o primeiro, lançado em 2002. Ele foi criado para unir o formato DVI em um único cabo. Ele permite que o conteúdo seja transmitido em resolução Full HD a 60 Hz.
  • HDMI 1.1: Similar ao primeiro, mas a novidade foi o suporte para áudio DVD.
  • HDMI 1.2: Adiciona a capacidade de personalizar as configurações com um controle remoto. Chega em 2005.
  • HDMI 1.3: Até 2006, adiciona nova largura de banda. A qualidade da imagem aumenta para 2560 x 1440 a 60 Hz e o suporte de som pode ser reproduzido em Dolby TrueHD e DTS HD-Master Audio.
  • HDMI 1.4: Para a atualização de 2009, a resolução é apreciada em 4K até 24 Hz e suporta arquivos 3D.
  • HDMI 2.0: Em 2014, a qualidade para o conhecido HDMI UHD é alterada. Ele suporta a transmissão de conteúdo 4K a 60 Hz.
  • HDMI 2.1: É a corrente e a mais completa que existe. Foi impulsionada em 2017, facilitando 8K a 60 Hz e 4K a 120 Hz. Mesmo assim, ele tem um cabo do tipo 48G para aproveitar ao máximo esta versão.
O adaptador HDMI versão 2.1 é compatível com versões anteriores. Portanto, não se preocupe se sua TV ou console for 2.0, ele funcionará da mesma forma.

Compatibilidade

Como ele transmite um sinal digital, tal adaptador HDMI deve ser compatível tanto em velocidade GHz, resolução e versão. Caso contrário, isso afetará a suavidade do som e do vídeo. Então você não quer jogar jogos ou ouvir música em pedaços, quer? Logicamente, cada recurso é feito para um propósito específico. Em seguida, mostramos as afinidades que as versões têm com o tipo de conector HDMI dos dispositivos.

Especificações Compatível com
Versão em Blu-ray e DVD. 1.0, 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
Consumer Electronic Control (CEC). 1.0, 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
DVD Audio. 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
Super CD de áudio (DSD). 1.2, 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
Dolby TrueHD/DTS-HD Master audio. 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
Lista atualizada de comandos CEC. 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1.
3D video. 1.4, 2.0 e 2.1.
Audio Return Channel (ARC). 1.4, 2.0 e 2.1.
4 audio streams. 2.0 e 2.1.
2 video streams. Dual view. 2.0 e 2.1.

ARC ou eARC

Para esclarecimento, nós queremos dizer se ele tem um canal de retorno sonoro. Tal linha é mais freqüentemente encontrada em TVs, mas em uma única porta HDMI, permitindo a conexão a amplificadores de som externos. Por esta razão, você deve ter certeza de saber qual unidade possui esta tecnologia para selecionar a correta.

Por outro lado, a inovação deste canal está presente desde a versão 1.4. Além disso, as telas HDMI 2.1 usam o formato eARC, o sucessor do ARC. Ou seja, resulta na melhoria da faixa de frequência e velocidade dos dados sendo transferidos ao mesmo tempo.

Resumo

Ultimamente, a constante inovação da tecnologia tem feito com que o adaptador HDMI se transforme também. Como resultado, seu uso se tornou mais freqüente. Ele é usado para tempo livre e/ou reuniões de negócios. Por esta razão, há alguns que permitem conectar diferentes dispositivos a uma única tela. Felizmente, estes conectores HDMI são baratos. Eles são fáceis de usar e fáceis de configurar. Alguns são banhados a ouro para prolongar sua utilidade, prevenir erosão e aumento de temperatura. Embora eles sejam muito populares, algumas pessoas não sabem de sua existência.

Antes de escolher um, é importante considerar a resolução e o som que ele suporta. Finalmente, se você achou útil este guia de compra de adaptador HDMI, sinta-se à vontade para nos deixar seus comentários. Nós também ficaríamos muito gratos se você pudesse compartilhá-lo em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Andrei Metelev: 101747818/ 123rf.com)

Resenhas