Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem vindo ao Sweetest Home! O assunto de hoje é a abraçadeira para cortina, artigo eficiente e charmoso, idealizado para prestar apoio à cortina quando ela estiver aberta, e de quebra ainda decorar o ambiente.

Apesar de não ser indispensável na decoração, a abraçadeira tem muito a agregar funcionalmente, e no guia abaixo iremos apontar todas as suas características e vantagens.

Primeiro, o mais importante

  • A abraçadeira serve para envolver a cortina lateralmente, mantendo-a aberta e bem posicionada.
  • Apesar de não ser um item indispensável na utilização da sua cortina, ela agrega beleza, bom gosto e é bastante útil no dia a dia.
  • A sua abraçadeira para cortina deve combinar não só com a cortina mas também com o ambiente e móveis como um todo.

Melhores abraçadeiras para cortina: As mais indicadas para cada situação

A sua abraçadeira deve combinar não só com a cortina, mas com o ambiente e móveis como um todo, e para te ajudar na escolha, selecionamos algumas lindas opções e as listamos no seguinte ranking:

A melhor abraçadeira para cortina em tom claro

Se a sua cortina for clara, opte por acessórios que sigam o mesmo tom, para não haver grandes contrastes. Esta abraçadeira para cortina é cinza com fundo bege, possui nó frontal e pingente de franjas. É sofisticada e moderna, porém discreta. Perfeita para quarto, sala ou até mesmo escritório.

A melhor abraçadeira para cortina em tom escuro

Esta abraçadeira para cortina preta é o equilíbrio perfeito entre o marcante e o delicado. Ela possui pingente de franjas com aplicação de maxi pérolas e strass, tudo na mesma cor. Seu design é moderno e democrático, podendo ser usada em diferentes tipos de ambientens.

A melhor abraçadeira para cortina pelo menor preço

Se você não pensa em investir muito dinheiro na abraçadeira, mas também não abre mão de uma peça elegante, esta opção foi feita para você. Com excelente preço e design super moderno, trata-se de uma fivela em formato de losango, que se prende como uma presilha para segurar a cortina. Ela possui coloração prateada, e é fabricada em plástico cromado.

Guia de compra

É nos detalhes que se transforma um ambiente, e a abraçadeira é um desses itens que faz toda a diferença na decoração. No guia a seguir iremos apresentar todas as informações referentes a ela, como vantagens, quando usar e preços.

Foto de uma mulher de cabelo escuro, de frente para uma janela e de costas para a câmera, abrindo as cortinas.

A abraçadeira para cortina não é um item essencial em um ambiente, mas é de muito bom gosto e bastante útil. (Fonte: Dolgachov/ 123RF.com)

Para que serve a abraçadeira para cortina?

A abraçadeira para cortina nada mais é do que um pequeno acessório utilizado para prender cada lado de uma cortina de tecido. Sua função é manter a cortina o mais imóvel possível quando aberta, evitando que se mova com a ação do vento.

Quais as vantagens e desvantagens da abraçadeira para cortina?

Como dissemos anteriormente, a abraçadeira pode ser considerada por alguns um item dispensável ou não essencial, no entanto, ela agrega não só beleza, mas também funcionalidade.

Idealizada para prender as cortinas na laterais, se mantendo aberta e imóvel, ela é charmosa, elegante e prática, uma vez que evita que o vento movimente demais o tecido.

Se você se preocupa com o design, fique tranquilo, hoje em dia existe uma enorme variedade de modelos, cores e estilos de abraçadeiras, das opções mais rústicas e artesanais até as mais modernas e exclusivas.

Apesar de alguns modelos serem considerados um pouco caros, trata-se de um item durável, prático e que não ocupa nenhum espaço. Além de dar um charme extra ao seu ambiente, irá evitar que o vento na cortina seja um problema em dias de janela aberta.

Vantagens
  • Mantém a cortina aberta e presa nas laterais
  • Evita que o efeito do vento mova demais a cortina
  • É prática e não ocupa espaço
  • Agrega beleza e bom gosto
  • Há variedade de estilos
Desvantagens
  • Pode ser considerada dispensável
  • Alguns modelos são caros

Em quais tipos de cortinas posso usar uma abraçadeira?

A abraçadeira para cortina é, definitivamente, um acessório interessante e eficiente, no entanto, não pode ser usada em qualquer cortina.

Ela foi planejada exclusivamente para cortinas de tecido, seja ela leve, pesada ou até mesmo cortina blackout. Isso acontece porque essas são as únicas que se movimentam horizontalmente no varão através das argolas, podendo ser facilmente agrupadas nas laterais.

Persianas, cortinas rolô, cortinas romana ou tipo painel não são opções, uma vez que não possuem estrutura maleável como o tecido e podem estragar com facilidade quando presas por uma abraçadeira.

Antes de escolher sua abraçadeira, é importante também que você entenda que ela deve combinar com o ambiente e com o tecido da cortina, para que a decoração fique toda em harmonia, valorizando cada detalhe.

Foto de um dos lados de uma cortina de tecido branca, presa lateralmente por uma abraçadeira também de tecido.

A abraçadeira para cortina deve ser usada somente em cortinas de tecido. (Fonte: siraphol/ 123RF.com)

Posso fabricar minha abraçadeira para cortina artesanalmente?

Por ser um artigo simples, muita gente se questiona sobre a possibilidade de fabricação da abraçadeira em casa, de forma artesanal, e a boa notícia é que é possível sim.

Caso queira economizar ou simplesmente goste de fazer trabalhos manuais, saiba que você pode fazer sua abraçadeira usando tecidos, fibras sintéticas e até aplicações.

Para isso, no entanto, é necessário que você tenha em mãos a medida do diâmetro da sua cortina quando agrupada, para garantir que o acessório não fique justo ou largo demais.

Apesar da possibilidade da fabricação artesanal, sempre recomendamos que você ao menos considere já comprar a abraçadeira pronta, isso porque elas costumam ser super bem estruturadas e trabalhadas, além de possuírem design especial.

Martha MedeirosEscritora brasileira

“Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz”.

Quanto custa e onde comprar?

O preço da abraçadeira para cortina é bastante variável, podendo custar de R$20 à R$100 ou mais. A variação acontece de acordo com o tipo de material utilizado na fabricação do produto.

Quanto ao local de compra, se preferir lojas físicas, você poderá ir até lojas que vendam produtos para casa e decoração, como a Camicado, a Etna e a Tok&Stok.

No entanto, em plataformas online como Amazon, Mercado Livre e Submarino oferecem mais conforto e que você ainda poderá encontrar maior diversidade de marcas e modelos do produto.

Foto de uma varanda com deck que dá pro mar. Na parte interna, uma sala com porta de vidro e cortina bege, combinando com a decoração do ambiente.

A abraçadeira de cortina pode ser feita de tecido, plástico, acrílico, madeira, fibra sintética e tantos outros materiais. (Fonte: Leonardo Rossatti/ Pexels.com)

Critérios de compra: como comparar os modelos de abraçadeira para cortina

Agora que você já conhece um pouquinho melhor a famosa abraçadeira para cortina, vamos te dar dicas sobre o que observar na hora da sua compra. Confira:

A seguir, iremos explicar melhor cada um deles em mais detalhes, para que não te reste dúvidas.

Material da abraçadeira

Escolha uma opção durável, que combine com a sua cortina.

A sua abraçadeira pode ser fabricada em grande variedade de materiais, desde os mais maleáveis, como tecido e fibra sintética, aos mais firmes, como inox, madeira e acrílico.

Alguns são mais nobres e resistentes, como é o caso da madeira e do inox, no entanto, também tendem a ser os mais caros. Escolha uma opção durável, que combine com a sua cortina, sempre priorizando a boa qualidade.

Cor

A cor da sua abraçadeira deve estar alinhada com a sua cortina, caso contrário, os tons ficarão muito discrepantes e o aspecto deixará de ser elegante.

Portanto, a regra é simples: se sua cortina é clara, o abraçadeira também deve ser, e o mesmo serve para cortinas escuras.

Vale lembrar, também, que o conjunto total deve estar em sintonia com o ambiente como um todo, seja ele uma sala, um quarto ou um escritório.

Foto de uma cortina semi aberta, com janela fechada e um pequeno vaso de planta na beirada na janela.

É importante que a abraçadeira esteja em sintonia com a cortina e ambiente de maneira geral. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Encaixe

Algumas abraçadeiras são de encaixe, normalmente as mais firmes e que não se prendem por amarração.

Nesse caso, é importante que o encaixe seja suficiente para caber toda a estrutura da cortina, e que, principalmente, seja firme e bem preso. Observe o acabamento e a estrutura antes da compra, ok?

Pingente

Algumas abraçadeiras possuem pingente, podendo este tem franja, miçangas, pérolas e outros detalhes bastante ricos.

Se esta for sua escolha, tenha certeza que o pingente está bem preso e não corre risco de arrebentar. Se sua casa possuir crianças, prefira outro tipo de abraçadeira, pois este é um prato cheio para suas mãozinhas.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carla Balta Jornalista
Jornalista, Carla escreve sobre produtos cujas características lhe interessam muito. Os artigos para casa e cozinha são seus favoritos. Ama pesquisar a fundo as novidades no mercado e tem a chance de compartilhá-las com mais pessoas interessadas nesse universo aqui no Sweetest Home.